5.º Congresso Nacional do Partido Comunista da China

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
5º Congresso Nacional do Partido Comunista da China
s: 中国共产党第五次全国代表大会

t: 中國共產黨第五次全國代表大會

5.º Congresso Nacional do Partido Comunista da China
Bandeira do Partido Comunista da China de 1921 a 1996
Cidade(s) Taiwan Wuhan, República da China
Data 27 de abril a 9 de maio de 1927
Participantes 82 delegados representando 57.967 membros do partido
Cronologia
4º Congresso Nacional do Partido Comunista da China
6º Congresso Nacional do Partido Comunista da China

O Quinto Congresso Nacional do Partido Comunista da China foi realizado entre 27 de abril e 9 de maio de 1927, em Wuhan, China. A República da China era o governo oficial da China naquela década, e os comunistas eram amplamente discriminados e perseguidos. O congresso foi realizado em um momento crítico da revolução chinesa, logo após o Generalíssimo Chiang Kai-shek comandar os eventos do Massacre de Xangai, onde o Kuomintang realizou um expurgo em grande escala dos oficiais comunistas que estavam integrados ao partido. Algumas fontes afirmam que mais de mil comunistas foram presos, cerca de 300 executados e mais 5 mil desaparecidos; outros calculam de 5 a 10 mil mortos.[1] O episódio marcou a ruptura entre o Partido Nacionalista e o Partido Comunista, dando início à Guerra Civil Chinesa.[2]

Museu do 5º Congresso Nacional do Partido Comunista da China
Museu do 5º Congresso Nacional do Partido Comunista da China

Discussão[editar | editar código-fonte]

O congresso aprovou a resolução sobre a revolução chinesa apresentada na Sétima Reunião Plenária Ampliada do Comitê Executivo da Internacional Comunista. De acordo com o espírito dessa resolução, o congresso passou a criticar Chen Duxiu pelos erros e desvios considerados "direitistas" demonstrados em sua negligência na luta com a burguesia pela liderança da revolução.

O congresso também estabeleceu quais seriam as principais tarefas para o desenvolvimento da revolução agrária e o estabelecimento do poder democrático rural revolucionário, mas não conseguiu apresentar programas específicos para atender à demanda camponesa pela terra.

Eleitos[editar | editar código-fonte]

O congresso elegeu 29 membros para o Comitê Central e mais 10 membros suplentes. O Comitê Central elegeu Chen Duxiu, Zhang Guotao, Li Weihan, Cai Hesen, Li Lisan, Qu Qiubai e Tan Pingshan para formar o Politburo, com Chen Duxiu eleito para Secretário-Geral.

Referências

  1. Ryan, Tom,. China rising : the revolutionary experience 2nd edition ed. Collingwood, Vic: [s.n.] ISBN 9781875585083. OCLC 948499204 
  2. «The 5th National Congress - People's Daily Online». english.cpc.people.com.cn. Consultado em 25 de junho de 2019 

Notas[editar | editar código-fonte]