Politburo do Partido Comunista da China

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
National Emblem of the People's Republic of China.svg
Parte da série sobre
Política da China
Portal da China

O Politburo Central do Partido Comunista da China ou Birô Político do Comitê Central do PCC (chinês tradicional: 中國共產黨中央政治局, chinês simplificado: 中国共产党中央政治局, pinyin: Zhōngguó Gòngchǎndǎng Zhōngyāng Zhèngzhìjú), até 1927 denominado Birô Central (中央局), é um grupo de 25 pessoas que supervisionam o Partido Comunista da China. Ao contrário de Politburos (birôs políticos) de outros partidos comunistas, o poder dentro do Politburo é centralizado no Comitê Permanente do Politburo. O Politburo é nominalmente designado pelo Comitê Central, mas a prática desde os anos 1980 tem sido de que o Politburo se auto-perpetue. O Politburo é é um órgão de decisão intermediário entre o Comitê Permanente, com sete integrantes, e o Comitê Central do Partido, com 376.[1]

O poder do Politburo reside em grande parte no fato de que seus membros geralmente detêm simultaneamente cargos dentro da estrutura estatal da República Popular da China e pelo controle de nomeações que é detido pelo Politburo e pelo Secretariado. Além disso, alguns membros do Politburo detêm impostantes posições regionais. A forma de funcionamento interno do Politburo não é clara, mas estima-se que o Politburo completo reúne uma vez por mês e o Comitê Permanente reúne-se semanalmente. Essa frequência de reuniões seria muito menor do que havia sido no primeiro Politburo soviético. A agenda das reuniões parece ser controlada pelo Secretário-Geral. E as decisões são tomadas por consenso em vez de por maioria de votos.[2]

O Politburo foi eclipsado pelo Secretariado do Comitê Central do Partido Comunista da China no início de 1980 no mandato de Hu Yaobang,[3] mas re-emergiu como força dominante após o expurgo de Hu em 1987.

Referências

  1. «Partido Comunista chinês renova 60% de seu Politburo e inclui duas mulheres». Revista Época. 15 de novembro de 2012. Consultado em 1 de fevereiro de 2013. 
  2. Miller, H. «Hu Jintao and the Party Politburo» (PDF). China Leadership Monitor. Hoover Institution. p. 5. Consultado em 15 de outubro de 2011. 
  3. Li, Cheng et al. (2008). China's Changing Political Landscape, Washington: Brookings Institution Press. ISBN 978-0-8157-5209-7.