Rafael Frühbeck de Burgos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rafael Frühbeck de Burgos
Nome nativo Rafael Frühbeck Frühbeck
Nascimento 15 de setembro de 1933
Burgos
Morte 11 de junho de 2014 (80 anos)
Pamplona
Cidadania Espanha
Ocupação maestro, compositor
Causa da morte cancro

Rafael Frühbeck de Burgos (Burgos, 15 de setembro de 1933 - Pamplona, 11 de junho de 2014) foi um compositor, maestro e diretor de orquestra espanhol. Os seus pais eram da Alemanha. Desde 2006 até à sua morte, foi maestro titular da Orquestra Filarmónica de Dresden, Alemanha, e da RAI National Symphony Orchestra de Turin, Itália.

Frühbeck nasceu em Burgos, Espanha e estudou violino, piano e composição nos conservatórios de Bilbao e de Madrid. Formou-se cum laude na Musikhochschule de Munique, na condução ganhou o Prémio Richard Strauss.

Frühbeck atuou como diretor musical da Rundfunk-Sinfonieorchester Berlin de Berlim, da Ópera Alemã de Berlim, maestro principal da Orquestra Sinfónica de Bilbao da Sinfónica de Viena e como maestro convidado principal de numerosas orquestras na Europa, nos Estados Unidos e Japão. Fez a sua estreia nos Estados Unidos com a Orquestra de Filadélfia.

De 1980 a 1983 foi maestro titular da Orquestra Sinfónica Yomiuri Nippon de Tóquio, da qual tornou-se maestro honorário até sua morte.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]