Rali da Noruega

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Prova de 2007

Rali da Noruega é uma das etapas do Campeonato Mundial de Rali (WRC).

O Rali da Noruega teve a sua estreia na temporada de 2007. Anteriormente era só no Rali da Suécia em que se competia na neve. Conduzir na neve e gelo requere a pilotos e máquinas certos ajustes e precauções a tomar, sendo os pneus um ponto-chave.

O rali tem como quartel-general a cidade de Kongsvinger, mas o centro do evento é em Hamar, onde existem melhores acomodações e serviços de apoio.

Candidatura[editar | editar código-fonte]

A prova enquanto candidata, teve a sua estreia em fevereiro de 2006 com grande sucesso. Com partida e final e ter lugar em Hamar, enquanto as etapas foram disputadas em Lillehammer, Sjusjøen, Kongsvinger e Elverum.

A prova foi ganha por Henning Solberg. Durante a primeira etapa Daniel Carlsson estava atrás de Henning, mas saiu de estrada na especial 12 e teve de abandonar o rali. Os jovens talentos Mads Østberg e Anders Grøndal ficaram em segundo e terceiro lugar respectivamente no pódio.

A prova candidata teve uma nota dada pela FIA de "B", que supera muitos ralis do WRC.

Ano de estreia[editar | editar código-fonte]

A FIA decidiu em julho de 2006 num encontro em Paris, que o Rali da Noruega seria integrado no calendário WRC. Primeiro por uma temporada, mas com a possibilidade de ser prolongado por mais três anos.

O primeiro rali WRC da Noruega, realizou-se em fevereiro de 2007. Foi ganho por Mikko Hirvonen, à frente de Marcus Grönholm, Henning Solberg e Petter Solberg.

Vencedores[editar | editar código-fonte]

Ano Piloto
Co-piloto
Carro
2006 Noruega Henning Solberg
Noruega Cato Menkerud
França Peugeot 307 WRC
2007 Finlândia Mikko Hirvonen
Finlândia Jarmo Lehtinen
Reino Unido Ford Focus RS WRC 06
2008 Não Realizado
2009 França Sébastien Loeb
Mónaco Daniel Elena
França Citroën C4 WRC

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre automobilismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.