Regra do golo fora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Regra do gol fora de casa)

A regra do golo fora[1] (português europeu) ou regra do gol fora (português brasileiro), também conhecida como golo qualificado (português europeu) ou gol qualificado (português brasileiro), é um método de desempate usado em torneios de futebol que adotam fases eliminatórias em dois jogos, sendo um mando de campo de cada time. Nele, se o resultado agregado (soma dos placares dos dois jogos) der empate, vence o confronto o time que tiver marcado mais gols no campo do adversário, ou seja, como visitante.

Tendo sido utilizada em importantes competições, como Copa Libertadores da América, Copa Sul-Americana e Eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA, vem caindo em desuso.

Para a temporada de 2021—2022, a UEFA aboliu esta regra na Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência Europa. Com isto, o agregado de resultados que ao fim dos 180 minutos (mais acréscimos) está empatado em saldo, é então decidido na prorrogação ou, se necessário, por pênaltis.[1]

Variações[editar | editar código-fonte]

Nas Eliminatórias da Copa, o gol fora de casa é válido como desempate ao final do tempo regulamentar da segunda partida. Se houver igualdade neste critério, há prorrogação. Isto dá vantagem ao time que joga como visitante a segunda partida, pois este pode ter 30 minutos a mais para marcar um gol fora de casa que o oponente.

Na Copa da Liga Inglesa, entretanto, outro método é aplicado. O simples empate em saldo força a prorrogação no segundo jogo, só valendo como desempate o gol fora de casa ao final desta.

Já nas competições da América do Sul, em geral, não há prorrogação. O gol fora de casa já é válido ao final do tempo normal do segundo jogo, e persistindo o empate a decisão é nos pênaltis.

Havia, ainda, uma exceção à regra do gol fora de casa na Copa do Brasil. Caso ambos os times disputando o mata-mata sejam da mesma cidade, como aconteceu com Flamengo e Vasco em 2006, e Atlético e Cruzeiro em 2014, a regra perde a validade caso os dois clubes joguem as duas partidas no mesmo estádio, o qual será considerado neutro. Desde a edição de 2018 não é mais aplicada a regra do gol fora de casa nesta competição.

Regra no tempo normal Tempo extra Regra no tempo extra Competições
Sim Sim Sim Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA
Sim Sim Não Liga dos Campeões da CONCACAF
Liga dos Campeões da AFC e Copa da AFC
Não Não N/A Copa Libertadores e Copa Sul-Americana (exceto na final)
Liga dos Campeões da CAF e play-offs da Copa das Confederações da CAF
Não Sim Não Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência Europa[1]
Semi-finais da Copa da Liga Inglesa e dos play-offs da English Football League
Copa do Brasil e play-offs da MLS Cup

Críticas[editar | editar código-fonte]

A regra do gol fora de casa recebe críticas principalmente por dois fatores. O primeiro é em relação ao fato de que os times mandantes jogam mais defensivos do que o costume, para não levar gol do adversário.

Por isso, insinuam que a regra favoreça os times que jogam fora de casa na segunda partida, por conta da possibilidade de tempo extra. Para Joseph Blatter, a regra do gol marcado fora deveria valer somente até o termino do tempo regulamentar:[2]

"Na verdade ela favorece a equipe que joga fora no jogo de volta. Com o placar empatado, o time tem 30 minutos a mais que seu oponente para fazer o gol fora. Além disso, na primeira partida não há possibilidade de tempo extra. É hora de repensar esse sistema. O futebol progrediu desde os anos 60 e a regra do gol fora de casa pode não ser questionada. Mas esta regra faz algum sentido?"[2]
Blatter em outubro de 2014

Afirmam que a decisão por pênaltis é mais justa, pois nela um dos times marca mais que o adversário, mesmo que sendo de pênalti e não valendo para o resultado oficial do jogo — ou seja, um jogo terminado empatado, mas decidido nos pênaltis, oficialmente e para fins estatísticos, continua sendo um empate.

Referências

  1. a b c «UEFA Champions League 2021/22: saiba tudo». UEFA. 2 de agosto de 2021. Consultado em 7 de setembro de 2021 
  2. a b esporte.uol.com.br/ Regra do gol fora de casa ficou ultrapassada, diz Blatter