Reino do Haiti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)



Royaume d'Haïti
Reino do Haiti

Reino

Flag of Haiti (1806-1811).svg
1811 – 1820 Flag of Haiti (Faustin's Empire).png
Flag Brasão
Bandeira Brasão
Continente América Central
Região Caribe
Capital Cabo Haitiano
Governo Monarquia
Rei do Haiti
 • 1811-1820 Henri I
História
 • 1811 Fundação
 • 8 de outubro de 1820 incorporação à República do Haiti

O Reino do Haiti foi o estado estabelecido por Henri Christophe em 28 de março de 1811, quando ele foi proclamado rei Henri I, já tendo governado como presidente, anteriormente.essa foi a primeira tentativa de estabelecer uma monarquia no Haiti após o fim do Império Haitiano. Diferentemente de Jean-Jacques Dessalines, Henri Christophe nunca conseguiu governar o Haiti inteiro, já que após o assassinato de Dessalines em 1806, o Haiti se dividiu em dois estados, o Estado do Haiti ao norte e a República do Haiti ao sul. Em 1811, o Estado do Haiti foi transformado em uma monarquia, o Reino do Haiti, governado por Henri Christophe, agora com o título de Henri I. Durante seu reinado, ele construiu 6 castelos, 8 palácios (incluindo o Palácio de Sans-Souci e a Citadelle Laferrière, construída para proteger o reino de possíveis invasões francesas.o rei também criou uma classe nobre do reino, nomeando 4 príncipes, 8 duques, 22 condes, 37 barões e 14 cavaleiros. Após um golpe de estado, e vendo o apoio a seu governo enfraquecer, Henri cometeu suicídio em 8 de outubro de 1820 e foi enterrado na fortaleza de Citadelle Laferrière. 10 dias depois, seu filho e herdeiro Jacques-Victor Henry foi morto no palácio de Sans-Souci pelos revolucionários. Após a morte de Henri, o Reino do Haiti foi reunido com a República do Haiti, tendo Jean-Pierre Boyer como presidente.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.