Símbolo (identidade visual)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Símbolos. Para comparar com outros significados, veja Símbolo (desambiguação).

Símbolo nesse sentido, significa um dos elementos de identidade visual que pode fazer parte de uma marca. Ele pode ser abstrato ou figurativo e tem como função ajudar a identificar uma marca, separando-a das demais, tornando-a única e distinta.[1]

O símbolo em identidade visual, é desenhado para comportar e sintetizar um conjunto de associações distintas. Estas associações geralmente são feitas com a ajuda da propaganda, que através da sua ação bem sucedida, ajuda a relacionar corretamente diversos significados a um determinado símbolo.

O símbolo, no entanto, não deve depender exclusivamente do auxílio da propaganda para criar as associações corretas. Assim, ele deve possuir características próprias que já permitam "intuir" determinadas associações, como por exemplo; "é caro", "simpático", "moderno", etc. Simplesmente pela forma como foi desenhado e independentemente de ter ou não propaganda associada à sua difusão.

Valor de uma Marca[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Gestão de marcas

As experiências vivenciadas junto aos produtos, serviços, ou mesmo à empresa a que o símbolo está associado, também lhe conferem valores - que podem ser positivos ou negativos, a depender do tipo de experiência vivido - incorporando a esta figura representativa atributos provenientes da síntese valorativa, perceptíveis, muitas vezes, pelo subconsciênte humano, gerando o impulso ao comportamento humano.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências


Portal A Wikipédia possui o(s) portal(is):
Portal da Arte


Ícone de esboço Este artigo sobre um símbolo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.