Saltar para o conteúdo

Samuel P. Huntington

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Samuel P. Huntington
Nome completoSamuel Phillips Huntington
Nascimento18 de abril de 1927
Nova Iorque, Estados Unidos
Morte24 de dezembro de 2008 (81 anos)
Nacionalidadenorte-americano
Ocupaçãocientista político, internacionalista

Samuel Phillips Huntington (Nova Iorque, 18 de abril de 1927Martha’s Vineyard, 24 de dezembro de 2008) foi um cientista político norte-americano, muito influente nos círculos politicamente mais conservadores.[1]

Tornou-se conhecido por sua análise do relacionamento entre os militares e o poder civil, por suas investigações acerca dos golpes de estado e, principalmente, por sua polêmica teoria do choque de civilizações, inspirada pelo historiador e filósofo polonês Feliks Koneczny, segundo a qual os principais atores políticos do século XXI seriam civilizações e não os estados nacionais, e as principais fontes de conflitos após a guerra fria, não seriam as tensões ideológicas mas as culturais.

O conceito do choque de civilizações apareceu pela primeira vez em um artigo publicado em 1993 na revista Foreign Affairs. Posteriormente, Huntington ampliou sua tese no livro O choque de civilizações, publicado em 1996 e traduzido em mais de 39 idiomas.

Samuel Huntington foi autor, coautor e editor de 17 livros e mais de 90 artigos acadêmicos sobre seus principais temas de trabalho.[2] Mais recentemente, analisou os efeitos que a imigração representa para os Estados Unidos, que considera como fenômeno que desencadeia ameaças ligadas ao seu conceito de choque de civilizações.[3]

Vida acadêmica

[editar | editar código-fonte]
O mapa das principais civilizações, segundo Huntington.
vermelho escuro: Civilização sínica
vermelho: Civilização nipônica
laranja: Civilização hindu
amarelo: Civilização budista
verde: Civilização islâmica
azul escuro: Civilização ocidental
roxo: Civilização latinoamericana
azul claro: Civilização ortodoxa
marrom: Civilização subsaariana
turquesa: Turquia
azul: Israel
marrom claro: Etiópia
verde claro: Haiti

Huntington graduou-se pela Yale University e obteve um doutorado da Harvard University, onde lecionou até 2007. Nos anos 1960, tornou-se um acadêmico destacado ao publicar Political Order in Changing Societies, uma obra que desafia a visão convencional dos teóricos da modernização de que a economia e o progresso social produziriam democracias estáveis em países recentemente descolonizados. Como consultor do presidente Lyndon Johnson, publicou, em 1968, um influente artigo no qual justificou o pesado bombardeio das áreas rurais do Vietnã do Sul como forma de impelir os defensores dos Vietcong para as cidades.

Também foi co-autor de The Crisis of Democracy: On the Governability of Democracies, um relatório lançado pela Comissão Trilateral em 1976. Entre 1977 e 1978, Huntington foi Coordenador do Planejamento de Segurança da Casa Branca para o National Security Council.

Obras selecionadas

[editar | editar código-fonte]

Como editor:

  • Culture Matters: How Values Shape Human Progress com Lawrence E. Harrison (2000)
  • Many Globalizations : Cultural Diversity in the Contemporary World com Peter L. Berger (2002)

Referências

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]

(em português)

(em inglês)

(em castelhano)