Samuel Wesley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Samuel Wesley
Nascimento 24 de fevereiro de 1766
Bristol
Morte 11 de outubro de 1837 (71 anos)
Londres
Cidadania Reino Unido
Ocupação organista, compositor

Samuel Wesley (24 de fevereiro de 176611 de outubro de 1837) foi um organista e compositor inglês do período georgiano. Wesley foi contemporâneo de Mozart (1756–1791) e foi chamado "o Mozart inglês."[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Bristol, Inglaterra e era filho do metodista e escritor de hinos Charles Wesley, neto do poeta Samuel Wesley (poeta do período Stuart tardio) e sobrinho de John Wesley, o fundador da Igreja Metodista.

Samuel informou a sua mãe sobre a sua crença filosófica de que o seu casamento fora constituído por relacionamento sexual, antecedendo qualquer cerimónia civil ou religiosa, mas após um para a época escandaloso intervalo casou com Charlotte Louise Martin em 1793, e o casal teve três filhos. Um livro de 2001 relata a forma fascinante de como o casamento de Samuel Wesley com Charlotte se desfez quando ela descobriu o envolvimento de Samuel com a adolescente e criada doméstica Sarah Suter. Samuel e Sarah nunca casaram mas tiveram 7 filhos, entre eles Samuel Sebastian Wesley (1810-1876) que foi organista da catedral e compositor do período vitoriano.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Samuel mostrou o seu talento musical quando era ainda muito jovem. Tocava violino e órgão, e foi maestro e professor de música. Muitas das suas mais conhecidas composições foram escritas para a igreja; entre estas inclui-se o motete In exitu Israel.

Em 1788 Wesley foi iniciado na maçonaria, na Loja da Antiguidade. O Duque de Sussex nomeou-o Grande Organista em 1812, mas ele renunciou ao cargo em 1818.

Samuel morreu em 1837 e está sepultado na Saint Marylebone Old Parish Church, Londres.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "Samuel Wesley (1766-1837): A Source Book" (Michael Kassler e Philip Olleson, publ. 2001, ed. Ashgate)
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) compositor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.