Saltar para o conteúdo

Serra do Açor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para a serra do Algarve, prolongamento da Serra do Caldeirão, veja Serra do Açor (Algarve).
Serra do Açor
Serra do Açor
Vista geral da Serra do Açor
Serra do Açor está localizado em: Portugal Continental
Serra do Açor
Localização da Serra da Lousã no mapa de Portugal
Coordenadas 40° 10' 55" N 7° 48' 34" O
Altitude 1418 m (4652 pés)
Proeminência
Cume-pai: Pico da Cebola
Localização Região Centro de Portugal
Cordilheira Sistema Montejunto-Estrela
Sistema Central
Rota mais fácil IC6, EN 230, EN 238, M508

A Serra do Açor é uma serra no centro de Portugal, junto à Serra da Estrela. Abrange áreas de seis concelhos, na totalidade: Arganil, Pampilhosa da Serra, parcialmente: Covilhã, Seia, Oliveira do Hospital e Góis, onde se localizam freguesias históricas como o Piódão, Vide, Avô, Fajão, e São Gião, e é nesta última freguesia que começa a Serra do Açor.

A Serra do Açor faz parte da Cordilheira Central, da qual também fazem parte a Serra da Lousã e a Serra da Estrela. O ponto mais alto da Serra do Açor é o Pico de Cebola (1418 metros). Este local está situado na zona limítrofe dos concelhos da Covilhã, Pampilhosa da Serra e Arganil e é o 5.º ponto mais alto de Portugal Continental (o 9.º se incluirmos os arquipélagos).[1] [2]

A Serra do Açor tem ainda outros pontos de grande elevação, dos quais se destacam, o Monte do Colcurinho (1242 m de altitude), o Alto de São Pedro (1341 m), no Alto Ceira, e o Cabeço do Gondufo (1342 m de altitude) onde perto deste cabeço, a 1118 m de altitude, nasce o rio Ceira. Todos este locais, são zonas de grande beleza e pontos de interesse turístico a visitar. Aí se situa a área de Paisagem Protegida da Serra do Açor.

História[editar | editar código-fonte]

A Serra do Açor era, em 1747, uma serra no termo da Vila de Coja, Bispado de Coimbra, na Província da Beira. Tinha o seu princípio no lugar do Sobral, Bispado da Guarda, e acabava na Vila de Arganil. Teria seis léguas e meia de comprido, e duas de largo.

Os principais braços dela eram o Lombo do Vermelho, que principia no sítio chamado o Selado do Porco, e finda no Casal Novo, freguesia de Cepos; e teria légua e meia de largura. O outro a que chamam a Lomba Branca principia em Fonte Espinho, e finda em Ponte Fajão; o seu comprimento seria de uma légua, e meia de largo.

Era o seu clima demasiadamente frio, por causa da muita neve, que ordinariamente a cobre. Nascia desta serra uma ribeira sem nome, que se metia no rio de Ceira, onde chamam Foz Teixeira. À borda desta serra ficavam algumas povoações, como eram a Vila de Coja, a Vila de Avô, e os lugares de Bemfeita, Pomares, Teixeira, Caratão, Aguadalte, Portocarreiro e Relvas. A maior parte da terra se cultivava, e o mais era povoado de mato baixo e bravio, e nele pastavam os gados de e pelo, como eram ovelhas e cabras. A caça que criava eram perdizes e coelhos.[3]

Panorama da Serra do Açor


Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.