Saltar para o conteúdo

Sidarta Gautama: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
VolkovBot (discussão | contribs)
Linha 18: Linha 18:
* [http://www.dharmanet.com.br/buddha/ Dharmanet - Buddha]
* [http://www.dharmanet.com.br/buddha/ Dharmanet - Buddha]
* [http://www.dharmanet.com.br/buddha/siddhartha.php Dharmanet - Siddhartha]
* [http://www.dharmanet.com.br/buddha/siddhartha.php Dharmanet - Siddhartha]
se tudo passa onde vc passa por aqui e me faça esquecer tudo que eu fiz

{{biografias}}
{{biografias}}
{{esboço-budismo}}
{{esboço-budismo}}

Revisão das 17h25min de 6 de abril de 2009

Predefinição:Portal-budismo

Ficheiro:PrinceSiddhartha.JPG

Predefinição:Portal-filosofia Sidarta Gautama ou Siddhartha Gautama (em sânscrito सिद्धार्थ गौतम, transl. Siddhārtha Gautama, em páli Siddhāttha Gotama) foi um príncipe que viveu por volta de 563 a.C. até 483 a.C., no reino de Śākya - que hoje em dia seria parte da fronteira do Nepal com a Índia. Gautama era seu nome de família, que significa "a melhor vaca", e Siddhartha é uma junção do sânscrito Siddhi ("realização", "completude", "sucesso", "liquidação de um débito") e Artha ("alvo", "propósito", "meta"). Pode ser traduzido como "Aquele cujos objetivos são alcançados" ou ainda "Aquele que cumpriu a meta a que se propôs (na sua vida)".

Casou-se ainda jovem com Yassodhara, teve um filho que foi chamado Rāhula ("obstáculo", em sânscrito) e, aos 29 anos, decidiu deixar a vida palaciana para viver como um asceta na floresta. Praticou meditação e severas austeridades por 6 anos até que, aos 35 anos de idade, teve uma experiência religiosa à qual deu o nome de iluminação. A partir daí passou a ser conhecido como o Buda (Buddha, título honorífico em sânscrito que significa "Aquele que sabe", ou "Aquele que despertou"), mais especificamente como Buddha Śākyamuni ("o sábio dos Śākya").

Viveu até os 80 anos de idade, transmitindo seus ensinamentos e conquistando uma grande legião de discípulos, monges ou leigos (sem ordenação monástica). Gautama foi contemporâneo de Mahavira com o qual, segundo fontes religiosas e históricas, travou alguns diálogos como opositores.

Estudos arqueológicos e antropológicos atuais aceitam que, na verdade, Sidarta Gautama não foi um príncipe, mas o filho do dirigente de uma das várias repúblicas aristocráticas que existiam na Índia naquela época (como muito mais tarde foi Veneza). A versão de príncipe, contudo, é aceita normalmente pelas diversas escolas budistas, inclusive por conta dos mitos do inconsciente coletivo que se manifestam em outras histórias em diferentes regiões do planeta.

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Sidarta Gautama
Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Gautama Buddha

se tudo passa onde vc passa por aqui e me faça esquecer tudo que eu fiz

Ícone de esboço Este artigo sobre budismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Link FA

Predefinição:Link FA

Predefinição:Link FA