Sidney Bechet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sidney Bechet
Informação geral
Nome completo Sidney Bechet
Também conhecido(a) como Pops, wild cat
Nascimento 14 de maio de 1897
Origem Estados Unidos Nova Orleães, Louisiana
País  Estados Unidos
Gênero(s) Jazz clássico
Dixieland
Instrumento(s) clarinete
saxofone soprano
Período em atividade 19131959

Sidney Bechet (Nova Orleans, 14 de maio de 1897Paris, França, 14 de maio de 1959) foi um clarinetista, saxofonista e compositor de jazz americano.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 1919 ele foi o clarinetista solista da Southern Syncopated Orchestra, conduzida pelo compositor Will Marion Cook, que se recusou a usar a palavra "jazz", mas estava ansioso para ver Bechet no centro das atenções. O maestro suíço Ernest Ansermet, que em diversas ocasiões ouviu esta formação em Londres, escreveu sobre Bechet. "Ele não pode dizer nada sobre a sua arte, exceto que ele segue o seu próprio caminho. .. e talvez o caminho em que o mundo "swingará" amanhã."

Músico prodígio, nascido em uma família crioula. Foi morar Chicago no ano de 1917 para tocar com dois exilados famosos, o trompetista Freddie Keppard e pianista Tony Jackson. Acompanhou Cook, em Londres, onde ele descobre o saxofone soprano, um instrumento mais dominante do que o clarinete e com o qual ele pode facilmente produzir vibrato, que é sua marca.

Bechet mudou-se para Nova York, onde o pianista Clarence Williams quis a todo o custo gravar, sobretudo com Louis Armstrong. Assim, em vez de uma primeira reunião entre estes gigantes do jazz, novos problemas fizeram com que ele voltasse à Europa.

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • The Legendary Sidney Bechet, RCA Bluebird
  • Sidney Bechet in New York, JSP (com Louis Armstrong).
  • The King Jazz Story Vol.4, Storyville (com Cousin Joe)
  • Jazz Classics Vol.1, Blue Note (com Bunk Johnson, Albert Nicholas).
  • El Doudou, Vogue, 1956 (com Albert Langue).
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Sidney Bechet