Simplício Rodrigues de Sá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Simplício de Sá)
Ir para: navegação, pesquisa
Simplício Rodrigues de Sá
Nascimento 1785
São Nicolau Tolentino (Santiago)
Morte 9 de março de 1839
Rio de Janeiro
Cidadania Portugal
Ocupação pintor
Último retrato de Dom Pedro I, por Simplício Rodrigues de Sá

Simplício Rodrigues de Sá (São Nicolau Tolentino, Cabo Verde, 1785Rio de Janeiro, 1839) foi um pintor e professor português. Nascido em Cabo Verde, morou em Lisboa, onde teria estudado.

Em 1809 transferiu-se para o Rio de Janeiro.

Embora já atuasse como pintor, tornou-se discípulo de Jean Baptiste Debret, integrando o primeiro grupo de alunos do pintor francês, antes da inauguração oficial da Academia Imperial de Belas Artes - AIBA, a partir de 1826.

Em 23 de novembro de 1820, graças a seu prestígio junto a Debret, tornou-se professor substituto da Academia Imperial pensionado com a quantia de trezentos mil reis anuais. Foi nomeado Pintor da Real Câmara e tornou-se professor de artes da princesa Dona Maria da Glória, futura rainha de Portugal. Por seus serviços, o imperador Dom Pedro I lhe confere o Hábito da Ordem de Cristo, em 1826, e a mercê de Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro. Em 1831, quando Debret voltou para Paris, Simplício ocupou seu lugar na Academia Imperial, como professor de pintura histórica.

Em 1833, tornou-se mestre de desenho de Dom Pedro II e de suas irmãs. Com a morte de Henrique José da Silva, passou a ocupar a cadeira de desenho na Academia.

Participou das duas primeiras exposições abertas ao público organizadas pela Academia nos anos de 1829 e 1839.

Faleceu no Rio de Janeiro em março de 1839.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1989.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=931&cd_idioma=28555&cd_item=1