Sistema de ligas de futebol de Portugal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O sistema de ligas de futebol de Portugal refere-se ao conjunto de ligas que formam o campeonato português de futebol. É constituída por mais de 100 clubes e permite aos clubes subirem e descerem de divisão, variando assim as equipas das divisões durante os anos. Para além disto, algumas ligas dão acesso a torneios, tanto internos como externos.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Primeira Liga[editar | editar código-fonte]

O primeiro escalão do sistema de ligas de futebol de Portugal é a Primeira Liga, competição mais importante de Portugal constituída por 18 clubes. Para além do direito ao título de campeão nacional, esta liga promove o acesso tanto à Liga dos Campeões da UEFA como à Liga Europa da UEFA e à Liga Conferência Europa da UEFA, dependendo da classificação de cada uma das equipas. Adicionalmente, todos os participantes entram na Taça de Portugal e na Taça da Liga. Esta liga é organizada pela LPFP. Os dois últimos classificados descem para a Segunda Liga, e o antepenúltimo disputa um playoff contra o terceiro classificado da Segunda Liga.

Segunda Liga[editar | editar código-fonte]

O segundo escalão do sistema de ligas de futebol de Portugal corresponde à Segunda Liga, um campeonato que é constituído por 18 equipas que promove para o primeiro escalão e rebaixa para a Terceira Liga. Esta liga é também organizada pela LPFP. As equipas B podem descer de escalão, mas não podem subir para o mesmo escalão da equipa principal. Se uma equipa principal descer para o escalão em que atua a equipa B, essa equipa desce automaticamente independentemente da classificação na liga. As duas equipas melhores classificados sobem para a Primeira Liga (excluindo equipas B) e as duas piores classificadas descem para a Terceira Liga. Todas as equipas da Segunda Liga (à exceção das equipas B) participam na Taça de Portugal e na Taça da Liga.

Terceira Liga[editar | editar código-fonte]

O terceiro escalão do sistema de ligas de futebol de Portugal corresponde à Terceira Liga, um campeonato, organizado pela FPF, constituído por 20 equipas, distribuídas por 2 séries de 10 equipas cada, em que as 6 piores equipas de cada série disputam play-offs entre si de modo a determinar as 4 equipas despromovidas e as 4 melhores equipas de cada série disputam play-offs entre si de modo a determinar as duas equipas promovidas e o vencedor da competição. Promove para o segundo escalão e rebaixa para o Campeonato de Portugal. As equipas B podem descer de escalão, mas não podem subir para o mesmo escalão da equipa principal. Se uma equipa principal descer para o escalão em que atua a equipa B, essa equipa desce automaticamente independentemente da classificação na liga. Todas as equipas da Terceira Liga (à exceção das equipas B) participam na Taça de Portugal.

Campeonato de Portugal[editar | editar código-fonte]

O Campeonato de Portugal é o quarto escalão do sistema de ligas de futebol de Portugal e é organizado pela FPF. As equipas B podem descer de escalão, mas não podem subir para o mesmo escalão da equipa principal. Se uma equipa principal descer para o escalão em que atua a equipa B, essa equipa desce automaticamente independentemente da classificação na liga. Esta prova é disputada por 56 equipas, distribuídas por 4 séries de 14 equipas cada, em que 5 equipas de cada série são despromovidas e as 2 melhores equipas de cada série disputam play-offs entre si de modo a determinar as duas equipas promovidas e o vencedor da competição. Promove para o segundo e terceiro escalões e rebaixa para os Campeonatos Distritais. Todas as equipas do Campeonato de Portugal (à exceção das equipas B) participam na Taça de Portugal.

Campeonatos Distritais[editar | editar código-fonte]

Os Campeonatos Distritais de futebol de Portugal são as competições masculinas profissionais adultas de futebol português que ocorrem em cada um dos distritos ou região autónoma do país. As equipas B e C podem descer de escalão, mas não podem subir para o mesmo escalão da equipa principal. Se uma equipa principal ou a sua equipa B descer para o escalão em que atua a equipa B ou a equipa C respetivamente, essa equipa desce automaticamente independentemente da classificação na liga. Alguns distritos têm mais do que 1 divisão (ver tabela abaixo) e os clubes vencedores das Taças Distritais disputam a Taça de Portugal, para além dos segundos classificados de cada Campeonato Distrital superior, na época imediatamente anterior, isto porque os primeiros classificados dos Campeonatos Regionais já garantem o acesso à Taça de Portugal através da sua presença no Campeonato de Portugal, ao qual são promovidos. As equipas B e C não podem participar na Taça de Portugal. Os Campeonatos Distritais superiores promovem para o Campeonato de Portugal. São organizados pelas Associações Distritais de Futebol.

Sistema[editar | editar código-fonte]

A tabela seguinte mostra a estrutura do atual sistema.

Nível Ligas
1 Primeira Liga
18 clubes
↓↑ 2 clubes + 1 clube (play-offs)
2 Segunda Liga
18 clubes
↓↑ 2 clubes + 1 clube (play-offs)
3 Terceira Liga
20 clubes
Série A
10 clubes
Série B
10 clubes
↓↑ 4 clubes
4 Campeonato de Portugal
56 clubes
Série A
14 clubes
Série B
14 clubes
Série C
14 clubes
Série D
14 clubes
↓↑ 20 clubes

Associação

Campeonatos Distritais

1

2

3

4

AF Lisboa Pro-Nacional

16 clubes

Divisão de Honra

16 clubes

1ª Divisão

28 clubes (Séries A e B)

2ª Divisão

17 clubes

AF Porto Divisão de Elite

32 clubes (Séries 1 e 2)

Divisão de Honra

32 clubes (Séries 1 e 2)

1ª Divisão

32 clubes (Séries 1 e 2)

2ª Divisão

36 clubes (Séries 1 e 2)

AF Braga Pro-Nacional

18 clubes

Divisão de Honra

32 clubes (Séries A e B)

1ª Divisão

58 clubes (Séries A, B, C e D)

AF Aveiro Campeonato Safina

18 clubes

1ª Divisão

18 clubes

2ª Divisão

41 clubes (Séries A, B e C)

AF Algarve 1ª Divisão

12 clubes

2ª Divisão

16 clubes

AF Beja 1ª Divisão

14 clubes

2ª Divisão

20 clubes (Séries A e B)

AF Coimbra Divisão de Honra

16 clubes

1ª Divisão

17 clubes (Séries A e B)

AF Évora Divisão de Elite

14 clubes

Divisão de Honra

11 clubes

AF Guarda 1ª Divisão

14 clubes

2ª Divisão

9 clubes

AF Leiria Divisão de Honra

16 clubes

Campeonato Desportiva

23 clubes (Séries A e B)

AF Madeira Divisão de Honra

12 clubes

1ª Divisão

7 clubes (Séries A e B)

AF Santarém 1ª Divisão

14 clubes

2ª Divisão

21 clubes (Séries A e B)

AF Setúbal 1ª Divisão

16 clubes

2ª Divisão

19 clubes (Séries A e B)

AF Viana do Castelo 1ª Divisão

16 clubes

2ª Divisão

18 clubes

AF Viseu Divisão de Honra

16 clubes

1ª Divisão

22 clubes (Zonas Norte e Sul)

AF Angra do Heroísmo Campeonato de Futebol dos Açores

10 clubes

1ª Divisão
AF Horta 1ª Divisão
AF Ponta Delgada 1ª Divisão
AF Bragança Divisão de Honra

11 clubes

AF Castelo Branco Divisão de Honra

11 clubes

AF Portalegre 1ª Divisão

10 clubes

AF Vila Real Divisão de Honra

15 clubes

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Campeonato distrital
  • Associações de futebol portuguesas
  • Sistema de ligas de futebol feminino de Portugal

Referências