Skylab (álbum)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Skylab
Álbum de estúdio de Rogério Skylab
Lançamento 1999
2022 (relançamento)
Gravação 1999
Estúdio(s) Estúdio Lagoa
Gênero(s)
Duração 38:08
Gravadora(s) Independente
Bliesky Discos (relançamento)
Produção Robertinho do Recife
Cronologia de Rogério Skylab
Skylab II
(1992)

Skylab, também referido retroativamente como Skylab I, é o segundo álbum de estúdio do músico brasileiro Rogério Skylab, o primeiro de sua série de dez álbuns numerados e homônimos. Foi auto-lançado em 1999 e produzido por Robertinho do Recife (famoso por suas colaborações anteriores com Xuxa Meneghel, Hermeto Pascoal, Fagner e Geraldo Azevedo, entre outros [1]), que também tocava violão e fazia os arranjos musicais. O álbum se destaca por conter a mais famosa composição de Skylab, "Matador de Passarinho", [2] entre outros sucessos que marcaram suas apresentações ao vivo, como "Motosserra", "Matadouro de Almas", "Funérea" e "Naquela Noite ", que foi regravada de seu disco anterior, Fora da Grei. "Pedigree" foi regravada vinte e três anos depois para Caos e Cosmos, vol. 2.

O álbum pode ser baixado gratuitamente no site oficial do Skylab. [3] Em 2022, foi relançado em edição limitada em vinil pela Bliesky Discos.

Contexto[editar | editar código-fonte]

Sete anos após o lançamento de Fora da Grei, seu álbum de estreia aclamado pela crítica, Skylab achou que era hora de assinar com uma gravadora para realizar um de seus "sonhos de vida" e foi pedir ajuda a Robertinho do Recife, já que "na época foi ele quem deu um novo nome para as grandes gravadoras". [4] No entanto, após o lançamento do álbum, Skylab ficou um pouco insatisfeito com o produto final, alegando que tinha pouco controle criativo sobre a produção e que tinha "teclados demais", o que o levou a desistir de assinar com gravadoras e levar um "abordagem faça-você-mesmo" para seus álbuns subsequentes. [5]

Recepção[editar | editar código-fonte]

A Brazilian Music Review deu uma crítica favorável ao Skylab, dizendo que "embora as músicas faltem harmonicamente, [Skylab] consegue se expressar estilisticamente muito bem", e que "mesmo que as músicas tenham títulos e letras macabras, o ar cômico e o Sprechgesang estilo de canto-esque muda completamente o tom sombrio".

Lista de Faixas[editar | editar código-fonte]

Todas as faixas escritas e compostas por Rogério Skylab

N.º Título Duração
1. "Motosserra"   3:29
2. "Urubu"   4:37
3. "Matador de Passarinho"   2:33
4. "Matadouro de Almas"   3:51
5. "Derrame"   2:46
6. "No Cemitério"   3:05
7. "Funérea"   3:20
8. "Naquela Noite"   4:15
9. "Vampiro Mordido"   2:52
10. "Pedigree"   3:45
11. "Carne Humana"   3:30

Ficha Técnica[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Cliquemusic : Artista : Robertinho do Recife (em português)
  2. Bate-papo com Rogério Skylab | Bate-papo UOL (em português)
  3. Rogério Skylab – Skylab I
  4. Rogério Skylab – Biografia (em português)
  5. Sílvio Essinger (19 abr 2001). «The strange world of Rogério Skylab» (em English). Consultado em 6 abr 2017