Dormindo com o Inimigo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Sleeping with the Enemy)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sleeping with the Enemy
Dormindo com o Inimigo (PT/BR)
Cartaz promocional
 Estados Unidos
1991 •  cor •  97 min 
Direção Joseph Ruben[1]
Produção Leonard Goldberg
Roteiro Ronald Bass
Bruce Joel Rubin (sem crédito)
Baseado em Sleeping with the Enemy, de Nancy Price [2]
Elenco Julia Roberts
Patrick Bergin
Kevin Anderson
Gênero Drama
Suspense
Música Jerry Goldsmith
Cinematografia John Lindley
Edição George Bowers
Distribuição 20th Century Fox
Lançamento Estados Unidos 8 de fevereiro de 1991
Portugal 29 de março de 1991
Brasil 19 de abril de 1991
Idioma inglês
Orçamento US$19 milhões[3]
Receita US$174,999,005[3]
Página no IMDb (em inglês)

Sleeping with the Enemy (br/pt: Dormindo com o Inimigo[4][5]) é um filme de suspense psicológico americano de 1991, dirigido por Joseph Ruben e baseado no romance homônimo da escritora Nancy Price. Julia Roberts interpreta uma mulher que escapa de seu abusivo, marido obsessivo de Cabo Cod para Cedar Falls, Iowa, onde ela capta a atenção de um gentil professor de teatro universitário.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Martin Burney é um homem de boa aparência, bem-sucedido e sedutor que a princípio parece ser o homem que Laura sempre quis ter, porém, após o casamento, ele se mostra tão ciumento e violento que Laura simula um afogamento para desaparecer e fazê-lo crer que ela estaria morta.

Abandonando seu passado e seguindo uma nova vida com o nome de Sara Waters, ela compra uma casa em outra cidade e começa a se relacionar com seu vizinho Ben Woodward, um divertido professor universitário. Enquanto isso, Martin se dá conta de que fora enganado, vai atrás da ex-mulher e descobre que ela tem outro.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Resposta da crítica[editar | editar código-fonte]

Dormindo com o Inimigo recebeu mista de críticas negativas, o filme detém actualmente uma classificação de 23% 'podre' no Rotten Tomatoes.[7]

Famoso crítico Roger Ebert deu ao filme 1,5 estrelas em seu lançamento, chamando-o de "um filme de terror disfarçado, uma versão da velha fórmula exploração onde a vítima pode correr até o mercado, mas ela não pode se esconder".[8]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

A abertura do filme acabou com as 11 semanas de Home Alone em 1º nas bilheterias.[9] No final de seu prazo, o filme tinha arrecadou $101,599,005 na bilheteria doméstica; com um total internacional de $73,400,000, bruto mundial do filme foi $ $174,999,005; baseado em um orçamento de $19 milhões, o filme foi um sucesso de bilheteria.[10]

Home media[editar | editar código-fonte]

O filme alcançou o 1º lugar nas locações de vídeo.[11]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

A trilha sonora de Jerry Goldsmith ganhou o BMI Film Music Award em 1992. O filme foi também nomeado para o Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films Saturn Award de 1992 em quatro categorias: Melhor Atriz (Roberts), Melhor Ator Coadjuvante (Bergin), Melhor Filme de Terror e Melhor Música (Goldsmith).

Portal A Wikipédia tem os portais:

Referências

  1. Granville, Kari (8 de fevereiro de 1991). «Joseph Ruben Finally Gets His Crane : Movies: A veteran director of low-budget fare makes it to majors with 'Sleeping With the Enemy.'». The Los Angeles Times. Consultado em 12 de dezembro de 2013. 
  2. Nancy Price. «Nancy Price - Biography». Nancypricebooks.com. Consultado em 12 de dezembro de 2013. 
  3. a b Sleeping with the Enemy no Box Office Mojo
  4. Dormingo com o Inimigo (em português) no AdoroCinema (Brasil)
  5. Dormindo com o Inimigo no Dvdpt (Portugal)
  6. Granville, Kari (25 de fevereiro de 1991). «Kevin Anderson Breaks Through : Thanks to 'Sleeping With the Enemy,' Stage Veteran Is a 'New Face' No More». The Los Angeles Times. Consultado em 12 de dezembro de 2013. 
  7. Sleeping with the Enemy (em inglês) no Rotten Tomatoes
  8. «Sleeping With The Enemy :: rogerebert.com». Ebert, Roger. 8 de fevereiro de 1991 
  9. Broeske, Pat H. (12 de fevereiro de 1991). «WEEKEND BOX OFFICE : 'Sleeping,' 'L.A.' Knock 'Home' Out». The Los Angeles Times. Consultado em 11 de janeiro de 2011. 
  10. Sleeping with the Enemy (em inglês) no Box Office Mojo
  11. Hunt, Dennis (5 de setembro de 1991). «Video Rental Chart : Sales Reduce 'Home' Rentals». The Los Angeles Times. Consultado em 12 de dezembro de 2013. 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.