Sparklehorse

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde abril de 2010).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Sparklehorse
Sparklehorse, Linkous, Transilvania live, Milano, Italy, 2007-05-22.jpg
Sparklehorse ao vivo em Milão, Itália em 2007.
Informação geral
Origem Richmond, Virginia
País  Estados Unidos
Gênero(s) Indie rock
Rock alternativo
Dream pop
Lo-fi
Período em atividade 1995 - 2010
Gravadora(s) EMI Capitol Records
Parlophone
Odeon
Astralwerks
Slow River
Devil in the Woods
Afiliação(ões) Danger Mouse
David Lynch
Sol Seppy
Página oficial Síte Oficial
Integrantes
Mark Linkous
Scott Minor

Sparklehorse foi uma banda norte-americana de indie rock liderada pelo cantor e multiinstrumentalista Mark Linkous (9 de setembro de 1962 – 6 de março de 2010).

Entre os membros que passaram pela banda estão Scott Minor, Bob Rupe, Johnny Hott e David Lowery de Cracker. Eles se juntaram em 1995 na cidade de Richmond, nos Estados Unidos.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1996, durante a turnê da banda pela Europa com o Radiohead, o vocalista Linkous provocou uma overdose com a combinação de antidepressivos, valium, álcool e heroína em um quarto de hotel em Londres. Inconsciente com suas pernas dobradas sob seu corpo durante quase 14 horas, o acúmulo de potássio resultante fez com que seu coração parasse por alguns minutos após seu corpo ser erguido. Ele passou por uma cirurgia e quase foi necessário amputar as duas pernas.

Depois de ficar seis meses na cadeira de rodas, Linkous lançou com o Sparklehorse o álbum “Good Morning Spider” (1998), com um tom mais sombrio e profundo. “It’s a Wonderful Life”, lançado em seguida em 2001, seria o álbum preferido de Linkous. A banda ainda lançou "Dreamt for Light Years in the Belly of a Mountain", em 2006.

Linkous se suicidou em Knoxville, no Tennessee, no dia 6 de março de 2010, com um tiro no peito.

Uma série de pessoas no mundo da música lamentaram a perda do vocalista, incluindo Patti Smith, Colin Greenwood, do Radiohead, Chris Walla, do Death Cab For Cutie, e Steven Drozd, do Flaming Lips.

As músicas do Sparklehorse foram descritas como desafiadoras, surrealistas e excêntricas, fazendo referência a elementos que vão de passarinhos a corpos celestiais. ” Na verdade”, dizia Joe Tangari, “algumas das letras são tão surreais que é difícil imaginar que elas são até mesmo metáforas para algo.”

Flag of the United States.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.