Stalin (filme de 1992)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Stalin
Stalin (PT/BR)
 Estados Unidos  Hungria
1992 •  cor •  166 min 
Direção Ivan Passer
Roteiro Paul Monash
Elenco Robert Duvall
Julia Ormond
Maximilian Schell
Joan Plowright
Género Histórico
Lançamento 21 de Novembro de 1992
Idioma inglês

Stalin é um filme de televisão de 1992, produziu para a HBO, com Robert Duvall interpretando o líder soviético Joseph Stalin. O filme ganhou três prêmios Globo de Ouro. A filmagem foi feita em Budapeste, na Hungria e Moscou, na Rússia.

Enredo[editar | editar código-fonte]

O filme retrata carreira política e vida pessoal do ex-líder da União Soviética, Joseph Stalin (aço traduzido do russo), demonstrando o seu governo e como ele foi capaz de trazer a Rússia para um lugar de grande potência para o palco mundial, mas como conseqüência a destruição de sua família, bem como a morte de milhões de seu próprio povo. O processo de sua terror e crimes são bem retratadas no filme demonstrando em sua astúcia e crueldade como ele expurgadou da URSS de seus inimigos, bem como até mesmo seus próprios amigos. A história é narrada pela filha de Stalin, que desertou para os Estados Unidos em 1967.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

"Stalin" foi indicado para o prêmio "Globo de Ouro" em 1993 para "Melhor Mini-Série ou Filme para» TV. Atores receberam prêmios nas categorias: "Melhor Ator mini-série ou filme para TV» - Robert Duvall, "Melhor Ator em séries de televisão, mini-série ou filme para TV" - Maximilian Schell, "Melhor Atriz Apoiar série, minissérie ou filme para TV" - Joan Plowright. Além disso, o filme foi indicado e ganhou outros prêmios, incluindo o Emmy.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]