Stellar (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
STELLAR
Stellar no the Phoenix Summer Festival em outubro de 2015.
Da esquerda para direita: Hyoeun, Jeonyul (ex-integrante), Gayoung (ex-integrante) e Minhee; não ilustradas: Soyoung e Youngheun.
Informação geral
Origem Seul
País  Coreia do Sul
Gênero(s) K-pop, synthpop, dance-pop
Período em atividade 2011–presente
Gravadora(s) The Entertainment Pascal
Integrantes
  • Minhee
  • Hyoeun
  • Soyoung
  • Youngheun
Ex-integrantes
  • Leeseul
  • Joa
  • Gayoung
  • Jeonyul
Página oficial cafe.daum.net/stellarspace
Stellar (banda)
Nome em coreano
Hangul 스텔라
Romanização revisada Seutella
McCune-Reischauer Sŭt'ella
Hangul, hanja.png Este artigo contém texto em coreano.
Sem suporte multilingue apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de hangul ou hanja.

Stellar (hangul: 스텔라; rr: Seutella, estilizado como STELLAR) é um girl group sul-coreano formado pela empresa e gravadora The Entertainment Pascal.[nota 1] Estabelecido em 2011, o grupo atraiu a atenção do público por ser produzido por Eric Mun, integrante da famosa boy band Shinhwa.[1] O grupo estreou, inicialmente, com 4 integrantes: Leeseul, JoA, Gayoung e Jeonyul. Após o lançamento de seu primeiro single, "Rocket Girl", que não obteve sucesso, em agosto de 2011, Stellar passou por mudanças em sua formação original e lançou a canção "UFO" em fevereiro de 2012, obtendo resultados similares ao seu primeiro single. Atualmente, o grupo é formado por Minhee, Hyoeun, Youngheun e Soyoung. Gayoung e Jeonyul deixaram o grupo em agosto de 2017, Youngheun foi adicionada ao grupo em 25 de agosto de 2017.[2]

O grupo começou a trabalhar com a equipe de produção MonoTree em julho de 2013 e lançou "Study", que experimentou um modesto sucesso e tornou-se a primeira canção do grupo a figurar na parada musical Gaon Digital Chart.[3][nota 2][4] Stellar ganhou notoriedade em fevereiro de 2014, ao adotar uma imagem mais "provocativa" para o lançamento de seu primeiro extended play, Marionette. O single principal do álbum, "Marionette", alcançou a posição número trinta e cinco no Gaon Digital Chart, tornando-se o maior sucesso comercial do grupo até agora.[5] Esta mudança de estilo foi mantida nos lançamentos posteriores a Marionette: "Vibrato", de 2015, e Sting, segundo extended play do grupo, lançado em 2016.[6][7]

História[editar | editar código-fonte]

2011—2012: Estreia, mudanças no grupo, e UFO[editar | editar código-fonte]

Stellar estreou oficialmente em 28 de agosto de 2011, com o lançamento do single digital Rocket Girl.

Em 26 de janeiro de 2012, foi anunciado que Lee Seul e JoA deixariam o grupo, e seriam substituídas por Minhee e Hyoeun, para a segunda faixa do grupo, UFO.[8]

2013—2014: Study, Marionette, e controvérsia[editar | editar código-fonte]

Em 11 de julho de 2013, Stellar lançou seu terceiro single digital Study.[9]

Em 12 de fevereiro de 2014, Stellar lançou seu primeiro extended play, Marionette.[10] O grupo recebeu críticas por seu material promocional "jogo do stripping", que envolveu fãs curtindo postagens na página oficial do Facebook do Stellar para revelar fotos das integrantes com cada vez menos roupas.[11] O grupo recebeu mais críticas com seu MV censurado para menores de idade e pelas apresentações de "Marionette".[12] Apesar da controvérsia, "Marionette" tornou-se o single mais vendido do grupo, alcançando o 35º lugar na Gaon e 34º lugar na Billboard K-Pop Hot 100.

2015—2016: "Vibrato" e Sting e Cry[editar | editar código-fonte]

Na segunda-feira 13 de julho, Stellar revelou um prévia para seu retorno com a canção "Vibrato", que seria lançada no próximo 20 de julho. O conceito foi bastante criticado pelas fotos teaser que seriam um pouco "apelativas" pelo motivo de estarem usando uma calcinha fio dental.

No dia de lançamento da música, elas realizaram uma apresentação da música e conversando com os fãs, além de divulgar o single.

No começo de janeiro de 2016, as meninas lançaram um projeto junto com a Makestar para criação do seu novo mini-álbum, onde precisariam juntar a meta de 100% de donativos para a criação do seu novo álbum. Em três dias os donativos alcançaram os US$8,418.[13]

Chegando perto de 200%, elas lançaram um vídeo agradecendo os fãs pelos doações e avisando que se chegassem a 200%, elas gravariam um vídeo agradecendo os fãs em coreano, inglês, japonês, espanhol e italiano. A meta foi alcançada rapidamente e logo depois o vídeo foi liberado. Junto com o vídeo, um teaser do MV foi lançado, isso tudo a 15 de janeiro. No final do teaser estava mostrando a data de lançamento do MV.

Segunda-feira 18 de janeiro, o seu mais novo MV do seu segundo mini-álbum Stellar foi lançado, a música título foi denominada "Sting" e assim o MV foi lançado para essa música. A letra da música foi inspirada no ódio que o grupo recebeu dos internautas sobre os seus antigos lançamentos e pelo seus conceitos sexy. O MV mistura um pouco de sexy ao inocente, sem muita exposição de pele como foi em "Vibrato" ou "Marionette".

Para o lançamento da música, elas fizeram outra apresentação para a divulgação da música. Foram criticadas novamente pela sua roupa, recebidas com comentários maldosos sobre seus figurinos da apresentação.

Sting chegou ao segundo lugar no Chart do Melon, enquanto "Vibrato" foi para o terceiro lugar. O Stellar corre o risco de disband, então as garotas foram pedir ajuda aos fãs para que ajudassem as garotas a ficar mais famosas para que o grupo não acabe.

Em 10 de julho de 2016, foi anunciado oficialmente que o grupo vai lançar o seu sétimo álbum single chamado "Cry" em 18 de julho, registrando a data de lançamento e as primeiras imagens de teaser para o single através de sua conta oficial no Twitter. 

2017: Novas integrantes, Stellar into the world, e saída de Gayoung e Jeonyul[editar | editar código-fonte]

Em 17 de maio, foi relatado que o grupo estava se preparando para um novo mini-álbum a ser lançado no final de junho. Também foi revelado que uma nova integrante poderia se juntar à formação com o seu novo lançamento. Em 18 de maio, The Entertainment Pascal confirmou a adição da nova membro Soyoung através do Projeto Makestar de Stellar.

No dia 20 de junho, The Entertainment Pascal anunciou que o 3º mini-álbum "Stellar into the world" do grupo deve ser lançado no dia 27 de junho com o single "Archangels of the Sephiroth".

No dia 23 de agosto, Gayoung e Jeonyul anunciaram que, antes do término de seus contratos, no dia 31 de agosto, decidiram deixar a gravadora The Entertainment Pascal, cessando suas atividades com Stellar. Os membros compartilharam cartas manuscritas dizendo adeus, agradecendo o apoio que receberam ao longo dos sete anos de carreira.[14]

No dia 25 de agosto, a empresa do grupo anunciou através de sua conta no Twitter que estaria adicionando uma nova integrante ao line-up, poucas informações foram divulgadas até então sendo essas o nome da tal: Youngheun.[15]

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Stellar
Nome Artístico Nome de Nascimento Data de Nascimento Local de Nascimento Posição no Grupo
Romanização Hangul Romanização Hangul
Minhee 민희 Joo Minhee 주민희 3 de janeiro de 1993 (24 anos) Coreia do Sul Jeju Líder, Dançarina Principal, Vocalista Líder e Face.
Hyoeun 효은 Lee Hyoeun 이효은 16 de março de 1993 (24 anos) Coreia do Sul Goyang Vocalista Principal.
Soyoung 소영 Im Soyoung 임소영 9 de setembro de 1993 (24 anos) Coreia do Sul Seul Rapper Principal, Vocalista de Apoio e Visual.
Youngheun 영흔 17 de novembro de 1994  (23 anos)  Coreia do Sul Rapper, Dançarina Líder, Vocalista Guia e Maknae.
Ex-Stellar
Nome Artístico Nome de Nascimento Data de Nascimento Local de Nascimento Posição no Grupo
Romanização Hangul Romanização Hangul
Leeseul 이슬 Kim Yiseul 김이슬 14 de junho de 1990 (27 anos) Coreia do Sul Busan Líder, Rapper Principal e Vocalista de Apoio.
JoA 조아 Cho Youngjin 조영진 15 de agosto de 1991 (26 anos) Coreia do Sul Busan Vocalista Principal.
Gayoung 가영 Kim Gayoung 김가영 2 de dezembro de 1991 (26 anos) Coreia do Sul Suwon Líder, Rapper Líder, Dançarina Líder, Vocalista Guia e Visual.
Jeonyul 전율 Jeon Yoori 전유리 20 de março de 1994 (23 anos) Coreia do Sul Gwangju Rapper Principal, Dançarina Principal, Vocalista Guia e Maknae.

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Extended plays[editar | editar código-fonte]

Título Detalhes Melhores posições
nas paradas
Lista de faixas Vendas
KOR
[16]
Marionette 19

Coreia do Sul: 2.433[17]

Sting
  • Lançamento: 18 de janeiro de 2016
  • Gravadora: The Entertainment Pascal
  • Formatos: CD, Download digital
13

Coreia do Sul: 2,722+[3]

"—" indica lançamentos que não figuraram nas paradas ou que não foram lançados nessa região.

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Título Melhores posições nas paradas Álbum
KOR USA
Gaon
[18]
Billboard K-Pop Hot 100
[19]
2011 "Rocket Girl" 143 singles sem álbum
2012 "UFO" 188
2013 "Study" 90 90 Marionette
2014 "Marionette" 35 34
"Mask" 147 singles sem álbum
2015 "Fool" 132
"Vibrato" 97 20 Sting
2016 "Sting" 90
"Crying" 116 CRY
2017 "Archangels of the Sephiroth" - - Stellar into the world
"—" indica lançamentos que não figuraram nas paradas ou que não foram lançados nessa região.

Trilhas Sonoras[editar | editar código-fonte]

Ano Título Melhores posições nas paradas Álbum
KOR
Gaon
[18]
2011 "Loving U" 143 Spy Myung-wol OST Part.5
2015 "My, Love You" All is Well OST
"—" indica lançamentos que não figuraram nas paradas ou que não foram lançados nessa região.

Referências

  1. 에릭, '김가영 걸그룹' 스텔라 프로듀서 변신. Naver (16 de maio de 2011). Consultado em 22 de fevereiro de 2014.
  2. «Stellar honestly open up about why they had no choice but to go the sexy route». allkpop. 6Theory Media, LLC. 25 de julho de 2015. Consultado em 26 de janeiro de 2016 
  3. Im, Se-yeong (13 de julho de 2013). «[포토엔]스텔라 효은 '공부하세요 사랑해주세요~'». Newsen. Consultado em 26 de janeiro de 2016 
  4. «2013년 29주차 Digital Chart». Consultado em 26 de janeiro de 2016 
  5. «2014년 09주차 Digital Chart». Consultado em 26 de janeiro de 2016 
  6. Yi, Gyeong-nam (26 de julho de 2015). «스텔라 "우리가 선정적인 옷을 입고 춤추는 이유"(인터뷰①)». News1 Korea. Consultado em 26 de janeiro de 2016 
  7. Kim, Mi-hwa (8 de janeiro de 2016). «섹시 걸그룹 스텔라가 청순해졌다..18일 '찔려'로 컴백». Star News. Consultado em 26 de janeiro de 2016 
  8. «스텔라, 멤버교체 후 '2월 컴백'…조아-이슬 '발라드그룹' 결성». ETO. 26 de janeiro de 2012. Consultado em 22 de fevereiro de 2014 
  9. «스텔라 '공부하세요' 티저 공개, 복고풍으로 매력발산». Sports Hankooki. 10 de julho de 2013. Consultado em 22 de fevereiro de 2014 
  10. «스텔라 '마리오네트' 19금 뮤비 공개 4시간 만에 6만뷰 돌파». BNT. 12 de fevereiro de 2014. Consultado em 22 de fevereiro de 2014 
  11. «'너무 야한' 스텔라 마리오네트, 페북도 '옷벗기기 게임' 논란». Seoul News. 12 de fevereiro de 2014. Consultado em 22 de fevereiro de 2014 
  12. «스텔라, '마리오네트' MV 선정성 논란 … 케이블까지 19금 판정». Ten Asia. 12 de fevereiro de 2014. Consultado em 22 de fevereiro de 2014 
  13. «'스텔라' – 스텔라에게 물어봐 이벤트». Makestar (em coreano). Consultado em 22 de janeiro de 2016 
  14. «STELLAR's Gayoung And Jeonyul To Leave Group After Contract Expires This Month». Soompi. 23 de agosto de 2017. Consultado em 23 de agosto de 2017 
  15. «Stellar introduce their new member Youngheun! | allkpop.com». allkpop 
  16. «Gaon Album Chart - Weekly». Gaon Chart (em coreano). Korea Music Content Industry Association. Consultado em 23 de fevereiro de 2014 
  17. «Gaon Album Chart - 2014년 3월 (March 2014)». Gaon Chart (em coreano). Korea Music Content Industry Association. Consultado em 13 de abril de 2014 
  18. a b «Gaon Digital Chart». Gaon Chart (em coreano). Korea Music Content Industry Association. Consultado em 24 de fevereiro de 2014 
  19. «Korea K-Pop Hot 100». Billboard. Prometheus Global Media. Consultado em 23 de fevereiro de 2014 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. Após o final do contrato de Eric Mun com a Top Class Entertainment no final de 2013, a empresa mudou seu nome para The Entertainment Pascal.
  2. MonoTree foi formado em 2014 por Hwang Hyun, G-High e Lee Joo-Hyoung, antigos compositores da equipe de produção Sweetune. "Study" é creditada como produzida por Sweetune.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]