Subaru Vivio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Subaru Vivio
Subaru Vivio 005.JPG Subaru Vivio T-Top.
Subaru Vivio Bistro White Edition.
Visão Geral
Produção 1992 - 1998
Fabricante Subaru
Modelo
Classe Citadino
Carroceria 3 portas, 5 portas e Targa
Ficha técnica
Motor 658 cc Motor - 44 cv tração dianteira
Transmissão manual 5 velocidades
Modelos relacionados
Suzuki Alto, Daihatsu Cuore, Nissan Micra
Dimensões
Comprimento 3.295 mm
Largura 1.395 mm
Altura 1.285 mm
Peso 670 kg
Consumo 5l/100 km
Velocidade Máx. 145 km/h
Cronologia
Subaru Rex
Subaru Pleo

O Vivio é um carro kei car[1] fabricado pela Subaru entre Março de 1992 e Outubro de 1998. O nome é uma referência à motorização (660 cc), cujos algarismos escritos em numeração romana representam o nome deste modelo da Subaru (VI, VI, O). Também se pode fazer referência à palavra inglesa "Vivid" pelo carácter vivo e nervoso da condução permitido pelo pequeno motor de 658 cc, com potência de 44 cv.

É um dos mais leves citadinos alguma vez fabricado (670 kg) e apesar do tamanho reduzido, é espaçoso para o número de ocupantes permitido (4 lugares). Na cidade, o seu tamanho torna-se uma vantagem em termos de estacionamento. Outra mais valia é o facto de poder rebater os bancos traseiros, aumentando a capacidade da mala.A utilização deste pequeno citadino é perfeitamente viável para a condução diária em cidade, suportando sem problemas trajectos em auto-estradas.

No Japão, os modelos mais comuns são os RX-R que apresentam tração nas 4 rodas, com potência entre 52 cv e 64 cv. Existem também as versões T-Top (Targa) e Bistro, este com um look mais retro.

Foi o sucessor do Subaru Rex e sucedido pelo Subaru Pleo[2].

Alguma versões foram equipadas com transmissão continuamente variável (Câmbio CVT)[3] [4].

Competição[editar | editar código-fonte]

A única vez que o Vivio marcou presença num evento internacional foi no Safari Rally, em 1993, com a intenção de promover este modelo, por decisão de Noriyuki Koseki, antigo piloto de fábrica, fundador da Subaru Technica Internacional (STI) e dono da equipa que entrou em prova. Foram três os carros inscritos (o modelo desportivo - Super KK) conduzidos por Masashi Ishida, pelo condutor local Patrick Njiru e pela estrela do WRC em ascensão, Colin McRae.

Apenas um dos três carros terminou a prova, em 12 º lugar, conduzido por Nijru.

McRae conseguiu estabelecer o melhor tempo numa das etapas antes de abandonar com problemas de suspensão e a duas etapas de atingir Makindu. Mais tarde, referiu acerca de carro: "pode-se escondê-lo em qualquer buraco que aparece ao longo das etapas". Ishida abandonou posteriormente devido a problemas de aquecimento.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. http://www.automobile.it/marcheemodelliauto/subaru/vivio.html Subaru Vivio (em italiano), acesso em 27 de outubro de 2013
  2. SUBARU Vivio Models, em inglês, acesso em 27 de outubro de 2013.
  3. Vehicle brands currently using CVTs:, em inglês, acesso em 27 de outubro de 2013.
  4. Do you need OEM parts and spare parts for your Subaru Vivio?, em inglês, acesso em 27 de outubro de 2013.