Série regular

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em quadrinhos (banda desenhada, em Portugal), o termo "série regular" é usado para se diferenciar de uma série limitada[1] (série publicada num número definido e limitado de edições, também chamada de "minissérie" ou "maxi-série"), um one-shot (revista em quadrinhos que não faz parte da uma série regular, também chamado de "edição única" ou "edição especial"), um graphic novel (também chamado de "romance gráfico"), ou de um encadernado[2] (também chamado de trade paperback).

O termo também pode ser usado para referir-se a uma série finita, desde que o número de edição seja predeterminado.

Uma série regular é tradicionalmente publicada em períodos fixos, na maioria das vezes, mensalmente. No entanto, muitos fatores podem ocorrer e uma edição acabe sendo publicada atrasada. No passado, a periodicidade era cumprida com o uso de edições fill-in (a cargo de uma equipe criativa diferente na maioria das vezes, o que acabava comprometendo sua qualidade), mas cada vez mais a prática comum tem sido atrasar a publicação.

Quando uma série regular deixa de ser publicada porque a história encerrou, passa a ser chamada de "encerrada". Se deixar de ser publicada por causa das baixas vendas, decisões editoriais, falência da editora ou outros motivos, é chamada de "cancelada".

Se uma série deixa de ser publicada, mas projeta-se uma publicação no futuro, ela é chamada de "em hiato". Muitas séries são colocadas "em hiato", mas nunca retorna, mesmo depois de vários anos.

Para as séries independentes, no esquema "creator owned"[3], cujo direitos pertencem aos autores, fica a cargo do detentor dos direitos autorais escolher quem deve publicar ou continuar o título sob seu selo. Por exemplo, Usagi Yojimbo[nota 1][4]teve quatro editoras distintas em sequência, a saber, Dark Horse Comics, Fantagraphics Books, Mirage Studios e Radio Comixferentes.

Exemplos[editar | editar código-fonte]

Exemplos de séries regulares[editar | editar código-fonte]

Exemplos de séries finitas[editar | editar código-fonte]

Exemplos de séries encerradas[editar | editar código-fonte]

Exemplos de séries canceladas[editar | editar código-fonte]

Exemplos de séries relançadas[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. No Brasil, a Via Lettera lançou os 3 primeiros arcos de história. Posteriormente, a Editora Devir lançou outros livros do personagem.

Referências

  1. Tempos Modernos: Anos 1970 na DC Comics. Revista Mundo dos Super-Heróis, Editora Europa: pgs. 28-32. ISSN 1980-5233
  2. O livro no Brasil: sua história. [S.l.]: EdUSP. 2005. pp. 670 a 73. ISBN 8531408776, ISBN 9788531408779 
  3. Robb, Brian J. (2017). A identidade secreta dos super-heróis: A história e as origens dos maiores sucessos das HQs: do Super-Homem aos Vingadores. Rio de Janeiro: Valentina. pp. 19 (320) 
  4. NARANJO, Marcelo. Usagi Yojimbo está de volta pela Devir Editora Arquivado em 23 de junho de 2010, no Wayback Machine. Universo HQ