Türkmenabat

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Turquemenabate

Türkmenabat • Түркменабат

  Cidade do Turquemenistão
Capital de Lebap
  
Símbolos
Brasão de armas de Turquemenabate
Brasão de armas
Localização
Localização de Turquemenabate no Turquemenistão
Localização de Turquemenabate no Turquemenistão
Localização de Turquemenabate no Turquemenistão
País Turquemenistão
Província Lebap
História
Fundação 1511
Características geográficas
População total (2009) 408 906 hab.
Altitude 187 m
Fuso horário TMT
Horário de verão Não observa
Código Postal 746100
Código telefônico (+993) 422

Turquemenabate (turquemeno: Türkmenabat, Тцркменабат), anteriormente chamada de Chardzhou (turcomeno: Çärjew, Чәрҗев), e nos tempos antigos Āmul, é a segunda maior cidade do Turquemenistão e capital da província de Lebap. Em 2009, tinha uma população de aproximadamente 408.906 pessoas. Entre 1924 e 1927 foi brevemente renomeada para Leninsk em homenagem a Vladimir Lenin.

História[editar | editar código-fonte]

Hoje (após a queda da União Soviética), Turquemenabate, é uma cidade industrial moderna, tem uma história de aproximadamente 2000 anos. A atual cidade foi fundada em 1886, durante a construção da ferrovia Transcaspiana.

Anteriormente, era conhecida como Āmul. O rio Amu Dária foi chamado assim depois desta cidade.

Chardzhou era um centro industrial e de transporte durante o período soviético, mas desde a independência do país, a maior parte destes trabalhos relacionados tem desaparecido e o peso da indústria caiu em Asgabade.


Transportes[editar | editar código-fonte]

A cidade se comunica com a capital, Asgabade, mediante as aerolinhas Turkmenistan Airlines e por uma linha ferroviária. O trem também a conecta com Nucus e Urguenche (Uzbequistão).

Geografia[editar | editar código-fonte]

Turquemenabate está situada em uma altitude de 187 metros, sobre os bancos do rio Amu Dária, cerca da fronteira com Uzbequistão.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

A uns 70 quilômetros ao sul de Turquemenabate está a reserva do deserto de Repetek, famosa por seus zemzen (crocodilos do deserto).

Turquemenabate tem uma população de etnia uzbeque de 30-40% total. Este feito tem influenciado consideravelmente na cultura e os costumes da zona.

Referências