Takeo Takagi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Takeo Takagi
Nascimento 25 de janeiro de 1892
Iwaki, Japão
Morte 8 de junho de 1944 (52 anos)
Saipan, Ilhas Marianas
Nacionalidade Japonês
Serviço militar
Lealdade Flag of Japan (1870-1999).svg Império do Japão
Serviço Naval ensign of the Empire of Japan.svg Marinha Imperial Japonesa
Tempo de serviço 1911–1944
Patente Almirante
Comando Frota de Invasão Japonesa nas Índias Orientais (1942)
6ª Frota de submarinos do Japão (1943-1944)
Batalhas/Guerras Segunda Guerra Mundial

Takeo Takagi (高木武雄, Takagi Takeo) (Iwaki, 25 de janeiro de 1892Saipan, 8 de julho de 1944) foi um almirante da Marinha Imperial Japonesa durante a Segunda Guerra Mundial.

Nos anos anteriores à guerra, Takagi serviu em cruzadores e couraçados até se especializar em torpedos e submarinos, alcançando a patente de capitão e comandando três submarinos nos anos 20. Na década seguinte, comandou cruzadores e chegou à patente de contra-almirante.

No início da Guerra do Pacífico, o almirante Takagi comandou a frota japonesa que deu cobertura naval às forças terrestres que participaram da invasão das Filipinas, em 1941-1942, e aos desembarques em Java (hoje Indonésia), que culminaram com as vitórias japonesas na Batalha do Mar de Java, onde seus navios afundaram dois cruzadores e tres destróieres inimigos. Promovido a vice-almirante em maio de 1942, foi o comandante da força tarefa de porta-aviões que participou da primeira grande batalha aeronaval da guerra contra os Aliados, a Batalha do Mar de Coral.

Após dois comandos de distritos navais em território japonês no fim de 1942, no ano seguinte ele recebeu nova missão na frente de guerra, assumindo o comando geral da 6ª frota de submarinos japoneses nas Ilhas Marianas, vindo a morrer em combate em 1944, durante uma das batalhas pela posse do arquipélago, a Batalha de Saipan.

Após sua morte foi promovido postumamente a almirante-de-esquadra.