Tartarugas Ninja: diferenças entre revisões
Linha 24: | Linha 24: | ||
* Michaelangelo: o brincalhão do grupo, usa [[nunchaku]]s. |
* Michaelangelo: o brincalhão do grupo, usa [[nunchaku]]s. |
||
* Raphael: o rebelde, usa [[sai]]s. |
* Raphael: o rebelde, usa [[sai]]s. |
||
* Donatello: o inventor, usa um [[Bo (arma)|cajado Bo]]. |
* Donatello: o inventor, usa um [[Bo (arma)|cajado Bo]](pau) . |
||
* Mestre Splinter: o rato que ensinou ninjitsu ás Tartarugas. |
* Mestre Splinter: o rato que ensinou ninjitsu ás Tartarugas. |
||
* April O'Neil: uma aliada das Tartarugas. |
* April O'Neil: uma aliada das Tartarugas. |
Revisão das 19h45min de 7 de agosto de 2012
Predefinição:Info/Supergrupo Teenage Mutant Ninja Turtles (abreviado TMNT, em inglês), conhecidos no Brasil como Tartarugas Ninja, é um grupo de 4 tartarugas antropomórficas adolescentes, mutantes e ninjas, treinadas pelo rato, Mestre Splinter. Os 4 são batizados em homenagem a artistas renascentistas: Leonardo, Michelangelo, Donatello e Rafael. As Tartarugas moram no esgoto de Nova York, e seu grande inimigo é o destruidor (Shredder), líder de uma gangue de ninjas. Destaque para o bordão do quarteto: “Cowabunga!”.
As Tartarugas foram criadas numa história em quadrinhos da Mirage Comics em 1984, na parceria de Kevin Eastman e Peter Laird. A popularidade cresceu após um desenho animado que iniciou-se em 1987 e durou 9 anos, até 1996. Depois foram adaptadas em uma série com atores reais chamada Ninja Turtles: The Next Mutation (As Tartarugas Ninja: a Próxima Mutação), 4 filmes, videogames da Konami, uma próxima animação exibida em 2003 e uma nova animação em 2012 para a Nickelodeon.
Personagens principais
- Leonardo: o líder das Tartarugas, usa katanas.
- Michaelangelo: o brincalhão do grupo, usa nunchakus.
- Raphael: o rebelde, usa sais.
- Donatello: o inventor, usa um cajado Bo(pau) .
- Mestre Splinter: o rato que ensinou ninjitsu ás Tartarugas.
- April O'Neil: uma aliada das Tartarugas.
- Casey Jones: um justiceiro que usa equipamento esportivo como arma.
- Shredder (Destruidor, no Brasil): O arquiinimigo das Tartarugas, líder do Clã Foot (Pé).
- Hamato Yoshi: O mestre de Splinter, e antigo inimigo do Destruidor.
- Usagi Yojimbo que faz participação especial em alguns episódios.
Origem
Em 1983, começa à vida de dois promissores quadrinhistas amantes de Jack Kirby e Frank Miller, lutando bravamente para iniciar uma carreira na difícil arte de produzir uma revista em quadrinhos. Kevin Eastman iniciou sua carreira trabalhando como desenhista freelance, ilustrando e freqüentando aulas à noite. Peter Laird formou-se em Belas Artes pela Universidade de Massachusetts e desenvolveu alguns projetos de sua própria autoria, como a revista em quadrinhos SCAT. Após se conhecerem, conversarem bastante e a descoberta de várias paixões mútuas nas histórias em quadrinhos, ambos iniciaram uma parceria e acabaram por fundar tempos depois o Mirage Studios.
Depois de um dia frustrante de trabalho em cima de um novo personagem, o Fugitóide, Eastman e Laird decidiram beber um pouco para relaxar. Por brincadeira, durante a bebedeira, os dois começaram a discutir quais as características necessárias para que um personagem pudesse ter sucesso. Entre elucubrações e um e outro copo de cerveja, Laird desenhou uma tartaruga com Nunchakus, e a dupla decidiu criar um seriado parodiando grandes sucessos da época: ninjas (como o Demolidor, e as criações de Frank Miller, Ronin e Elektra, mutantes adolescentes (a série Novos Mutantes, dos X-Men) e criaturas (Cerebus).
Quadrinhos
Inspirados no acidente que cegou um garoto com material radioativo (no caso, a origem do Demolidor), quatro tartarugas que estavam sendo carregadas numa caixa por outro garoto, acabam sendo atingidas também pela radiação e caindo nos esgotos de Nova York, onde seria ambientada toda a ação. Assim, a partir de uma singela brincadeira, surgiram as Tartarugas Ninja Mutantes Adolescentes !! Além delas, surgiram também o Mestre Splinter e seus únicos amigos: a assistente de laboratório April O´Neil e o maluco por esportes Casey Jones.
Tendo os personagens principais prontos, os personagens secundários e tudo o mais necessário para uma boa revista em quadrinhos, a dupla ofereceu a sua criação a várias editoras. Todas recusaram. Ninguém acreditou que uma idéia tão absurda pudesse fazer sucesso. Sem o apoio de nenhuma editora, os dois produziram a revista sozinhos, em preto e branco, com a ajuda de um tio de Kevin Eastman, e lançaram no mercado, em 1984, uma singela tiragem de 3.000 exemplares. Logo tiveram que imprimir uma segunda tiragem com 6.000 exemplares, e novamente uma outra com 15.000 exemplares.
Com uma deliciosa mistura de ficção científica, artes marciais, humor e ação, as Tartarugas Ninja conquistaram os fãs do circuito alternativo. E, além disso, fizeram com que o mercado enxergasse novamente o potencial dos gibis em preto e branco, algo que estava em baixa na época. Com ousadas citações a heróis underground, temáticas literárias, pancadaria da boa e muito bom humor, as Tartarugas Ninja arrasaram em sua estréia nos quadrinhos. Quatro anos depois, em 1987, Eastman e Laird assinavam contrato para criar uma linha de brinquedos e também uma animação para televisão baseada nas Tartarugas.
Desenhos animados
1987
O primeiro desenho das tartarugas foi ao ar em 1987, e ficou no ar por 9 anos, até 1996 (foi o desenho de maior duração até ser superado por Os Simpsons, e mais recentemente por Scooby Doo). A animação, feita pela Murakami-Wolf-Swenson Film Productions Inc., foi mais centrada no humor do que na violência, com adaptações como as cores nas bandanas das tartarugas (originalmente as 4 eram vermelhas; a alteração passou para todas as outras mídias), a origem de Splinter e a profissão de April O'Neil (de programadora para repórter), e adições como o vilão alienígena Krang e os capangas tapados Bebop e Rocksteady.
A animação fez muito sucesso, inspirando paródias e muito merchandising. No Brasil, fora exibida pela Rede Globo.
Atualmente é exibida no Record Kids pela manhã aos domingos.
Este artigo não cita fontes confiáveis. |
2003
Um novo desenho começou a ser exibido em 2003, durando até 2009. Produzido pela Mirage Studios, 4Kids Entertainment (CW4Kids na última temporada), e o canal Fox, é mais violento e mais fiel aos quadrinhos, além de possuir uma trama mais complexa e designs diferentes para as 4 tartarugas. No Brasil, foi exibido pela Globo e o canal Fox Kids/Jetix.
O telefilme Tartarugas Ninja Para Sempre fechou o seriado de 2003 com uma história em que as Tartarugas de 1987 acabam no universo de 2003, e elas tem de se unir após Ch'rell (o Destruidor de 2003) decidir destruir o multiverso invadindo o "universo original" - os quadrinhos da Mirage.
2012
A Nickelodeon é responsável por um novo seriado que deve estrear no dia 21 de Setembro e a primeira temporada contará com 26 episódios numa duração de 20 minutos.[1]
Seriado
1997
Depois do primeiro desenho animado e dos tres filmes das tartarugas, tornou-se seriado com atores. Produzido pela Saban, é o primeiro seriado das tartarugas ninjas com uma nova tartaruga chamada Venus de Milo e depois da morte do Destruidor surge um novo vilão Dragonlord. O seriado tem um estilo semelhante aos dos Power Rangers - inclusive tendo uma crossover com Power Rangers: In Space. Com baixa audiência, durou apenas uma temporada. O seriado foi exibido no Brasil pela Rede Globo e pela Fox Kids , Jetix, e atualmente Disney XD.
Filmes
Quatro filmes das tartarugas já foram feitos:
- As Tartarugas Ninja (1990), conta a origem seguindo a primeira edição dos quadrinhos e foi o filme independente mais lucrativo da história até 1999(custou US$ 13 milhões e faturou mais de 100 milhões)
- As Tartarugas Ninja 2: O Segredo de Ooze (1991), no qual o Destruidor busca o mutagênico que criou as Tartarugas.
- As Tartarugas Ninja 3 (1993), no qual as Tartarugas voltam para o Japão feudal.
- Tartarugas Ninja - O Retorno (2007), filme em animação 3D envolvendo as Tartarugas se reunindo para combater um ressuscitado Clã Foot.
Video Games
A Konami produziu nas décadas de 1980 e 1990 video games inspirados no desenho de 1987. O primeiro título foi lançado para o NES em 1989. No mesmo ano, fora lançado um fliperama, mais tarde lançado para o NES como TMNT 2: The Arcade Game. Mais um jogo fora lançado para o NES, Teenage Mutant Ninja Turtles 3: The Manhattan Project. O próximo jogo foi o fliperama Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time (1991), mais tarde convertido para o Super NES e com uma versão para o Sega Mega Drive denominada Teenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist.
A medida que a popularidade das tartarugas baixava, a Konami lançou em 1993 Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters, jogo de luta baseado em Street Fighter.
A Konami também adquiriu os direitos do novo desenho, e passou a lançar novos jogos baseados neste, com jogabilidade igual à dos antigos. Porém estes são criticados por repetitividade e falta de desafio.[2]
Em 2006, a francesa Ubisoft garantiu os direitos para um jogo baseado no novo filme. Depois lançou Teenage Mutant Ninja Turtles: Smash-Up (2009), um jogo de luta no estilo Super Smash Bros., e um remake de Turtles In Time.
Referências
Ligações externas
- (em inglês) «Sítio oficial»