Terça Insana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Terça Insana é um projeto humorístico que apresentado originalmente, como sugere o nome, toda terça-feira por diferentes atores interpretando variados personagens.

O grupo, criado pela atriz Grace Gianoukas em novembro de 2001 na cidade de São Paulo, era composto por um elenco que se modificava em cada temporada.[1]

Com poucas exceções, a maioria dos quadros é monólogo com cerca de dez minutos de duração e o discurso freqüentemente inclui palavrões.

Em geral, as apresentações humorísticas também levam à reflexão ao fazer sátira a estereótipos humanos ou a assuntos controversos tais como drogas, pobreza, preconceito, alcoolismo e apatia social, entre outros conflitos do cotidiano.[carece de fontes?]

História[editar | editar código-fonte]

Tudo começou quando Grace foi convidada a utilizar o N.Ex.T., Núcleo Experimental de Teatro, uma espécie de cabaré no centro da cidade. Ela chamou alguns amigos para iniciar o projeto. A liberdade de criação e a variedade dos temas e das personagens sempre foram características essenciais das apresentações do tipo stand-up. O sucesso foi imediato.[2][3] Quando Grace e seus amigos inauguraram o espaço, coube a Roberto Camargo abrir o espetáculo, sendo que a cada semana, a abertura seria de um modo diferente. Deste modo, enquanto permaneceu no grupo, Roberto atuou também como uma espécie de mestre-de-cerimônias do grupo, fazendo a abertura de cada show.

A partir de 2013, a Terça Insana ganha forma de produtora e passa se chamar Terça Insana Produções Artísticas, e permanece viajando o Brasil com elenco rotativo e shows.

Em 2014, ao lado de Grace Gianoukas segue formatação de 2 shows elaborados dentro do vasto números de criações e personagens: "Mulheres Insanas" e "Homens Insanos".

Em 2015, estréia no Teatro Folha o espetáculo "Terça Insana - Grace Gianoukas Recebe", um talk show de humor apresentado por Grace Gianoukas, durante o qual Grace recebe o público para um show de entretenimento a bordo.

Em 2020, devido à pandemia do coronavirus, as apresentações passam a ser feitas no formato drive-in.[4]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Já passaram pelo grupo os atores:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Terça Insana

Referências

  1. Folha Online
  2. «Revista Veja». Consultado em 23 de junho de 2008. Arquivado do original em 7 de dezembro de 2011 
  3. O Globo Online
  4. «Grace Gianoukas fala sobre estreia da peça Terça Insana no drive-in: "Em nome do teatro vamos nos arriscar" – Glamurama». Grace Gianoukas fala sobre estreia da peça Terça Insana no drive-in: “Em nome do teatro vamos nos arriscar” – Glamurama. 20 de julho de 2020. Consultado em 8 de junho de 2021 
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.