Saltar para o conteúdo

Terceiro milénio a.C.: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Luckas-bot (discussão | contribs)
m Bot: Modificando: en:3rd millennium BC
Linha 56: Linha 56:
* Os [[Três Augustos e os Cinco Imperadores]] da China;
* Os [[Três Augustos e os Cinco Imperadores]] da China;
* [[Khufu]], segundo [[faraó]] da [[quarta dinastia do Egito]] e construtor da [[Pirâmide de Quéops]];
* [[Khufu]], segundo [[faraó]] da [[quarta dinastia do Egito]] e construtor da [[Pirâmide de Quéops]];
* [[Abraão]], "pai" de três das maiores vertentes religiosas da humanidade ([[judaísmo]], [[cristianismo]] e [[islamismo]]);
* [[Zaratustra]], "pai" de três das maiores vertentes religiosas da humanidade ([[judaísmo]], [[cristianismo]] e [[islamismo]]);
* [[Isaque]], filho de Abraão;
* [[Isaque]], filho de Abraão;
* [[Jacó]], filho de Isaque e antepassado das doze [[tribos de Israel]];
* [[Jacó]], filho de Isaque e antepassado das doze [[tribos de Israel]];

Revisão das 01h17min de 27 de setembro de 2009

Milênios: Quarto milênio a.C. - Terceiro milênio a.C. - Segundo milênio a.C.

Séculos: Século XXX a.C. - Século XXIX a.C. - Século XXVIII a.C. - Século XXVII a.C. - Século XXVI a.C. - Século XXV a.C. - Século XXIV a.C. - Século XXIII a.C. - Século XXII a.C. - Século XXI a.C.

O terceiro milênio a.C. ocorre da antiga para a media Idade do Bronze.

Representa um período de tempo em que o imperialismo, ou o desejo de conquistar, cresceu nas cidades-estados do Oriente Médio e também em toda a Eurásia, com a expansão indo-européia na Anatólia, Europa e Ásia Central. Estima-se que a população mundial chegou ao número de 30 milhões nesse milênio.

Visão Geral

A Idade do Bronze começou, estimativamente, entre 3000 a.C. e 2500 a.C.

O milênio anterior viu o surgimento de técnicas avançadas, civilizações urbanizadas, a nova metalurgia do bronze, extensão da produtividade do trabalho agrícola, e alto desenvolvimento dos meios de comunicação por meio da escrita. No terceiro milênio a.C. o crescimento dessas riquezas, tanto fisicamente como intelectualmente, se tornou fonte de discórida no palco político, e governantes procuravam cada vez mais a acumulação de riqueza e poder. Nesse milênio também, apareceram a mega arquitetura, o imperialismo, o absolutismo organizado e as revoltas internas.

As civilizações da Suméria e Acádia se tornaram numa coleção de cidades-estados voláteis, onde a guerra era algo comum. Conflitos ininterruptos drenavam todo tipo de matéria, energia e população.

No Antigo Egito, as pirâmides foram construídas e seriam as maiores e mais altas construções humanas durante milhares de anos. Ainda no Antigo Egito, faraós começaram a identificarem a si mesmo como deuses vivos, feitos de uma essência diferente dos outros humanos. Mesmo na Europa onde a cultura ainda era neolítica, os construtores de megalitos estavam já construindo gigantes monumentos próprios.

No encerramento do milênio, o Egito passou pela primeira revolta popular registrada na história. Depois de longas guerras, os sumérios reconheceram os benefícios da unificação em uma forma estável de governo nacional, e tornou-se um Estado relativamente pacifico e bem organizado, chamado de 3ª dinastia de Ur. Esta dinastia veio a se tornar, mais tarde, envolvida com uma onda de invasores nômades conhecidos como amoritas, que desempenhariam um papel importante na região durante os séculos seguintes.

Eventos

Pessoas importantes