The Chairman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
The Chairman
No Brasil A Grande Ameaça[1]
 Estados Unidos ·  Reino Unido
1969 •  cor •  98 min 
Direção J. Lee Thompson
Produção Mort Abrahams
Arthur P. Jacobs
Roteiro Ben Maddow
Baseado em The Chairman, de
Jay Richard Kennedy
Elenco Gregory Peck
Anne Heywood
Arthur Hill
Gênero filme de suspense
filmes de espionagem
filmes de drama
filmes de ação
Música Jerry Goldsmith
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

The Chairman (bra: A Grande Ameaça) é um filme britano-estadunidense de 1969, dos gêneros suspense, espionagem e drama de ação, dirigido por J. Lee Thompson, com roteiro de Ben Maddow baseado no romance de Jay Richard Kennedy.

A trama se passa no contexto da Guerra Fria, com os norte-americanos e britânicos recebendo auxílio dos soviéticos contra a China de Mao Tsé-tung, a quem chamam de "O homem mais perigoso do mundo".

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O professor vencedor do Prêmio Nobel John Hathaway se preocupa com seu antigo colega chinês Professr Soong Li que lhe enviou uma carta após dez anos sem conseguirem se comunicar. John vai até ao governo britânico e é colocado em contato com a CIA, através do General Comandante Shelby, que acha que o professor chinês tem ligação com o que os agentes russos descobriram e informaram aos ocidentais: os chineses provavelmente desenvolveram uma enzima que permite que produtos agrícolas sejam cultivados em qualquer clima, inclusive em baixas temperaturas ou nos desertos. Os agentes ocidentais acham que Mao Tsé Thung, líder da China, irá usar essa descoberta para dominar o mundo e querem a todo custo descobrirem o segredo. Assim, enviam um relutante Hathaway para se encontrar com Soon Li em território chinês, sabendo que os espiões inimigos o seguirão a todo lugar para evitarem que ele descubra a fórmula da enzima e fuja com a mesma para o Ocidente. Durante a sua missão, Hathaway se encontrará pessoalmente com o líder Mao e discutirá política internacional durante um jogo de ping pong.

Lançamento[editar | editar código-fonte]

J. Lee Thompson contou que mudou o título inglês para The Most Dangerous Man in the World pois achou que o público poderia confundir a trama com alguma história chata sobre negócios.[2]

Portal A Wikipédia tem os portais:

Referências

  1. «A Grande Ameaça». Brasil: CinePlayers. Consultado em 31 de dezembro de 2018 
  2. p.317 Chibnall, Steve J. Lee Thompson Manchester University Press, 2000
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.