The Idle Class

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
The Idle Class
Charlot, Amador de Golfe (PT)
Os Clássicos Vadios (BR)
 Estados Unidos
1921 • p&b • 32 min 
Direção Charles Chaplin
Roteiro Charles Chaplin
Elenco Charles Chaplin
Edna Purviance
Jackie Coogan
Género comédia
Idioma mudo
Página no IMDb (em inglês)

The Idle Class (br: Os clássicos vadios / pt: Charlot, amador de golfe) é um filme estadunidense de curta metragem de 1921, do gênero suspense, produzido pela First National Pictures e escrito e dirigido por Charlie Chaplin.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Carlitos (Chaplin) pega carona clandestinamente de trem até um resort na Flórida, em busca de clima quente e a oportunidade de jogar golfe. No clube, ele causa confusão ao tentar roubar bolas do jogo de um membro do clube (Mack Swain) que confunde o ladrão com outro sócio do resort (John Rand).

Enquanto isso, uma esposa (Edna Purviance) abandonada pelo marido milionário (Chaplin novamente) tenta em vão convencê-lo a largar a bebida. Quando Carlitos é confundido com um batedor de carteiras, ele escapa da polícia e, na fuga, vai esconder-se num baile à fantasia, na sede do próprio clube.

No meio da festa, enquanto o marido milionário se fantasia de cavaleiro medieval, este acaba ficando mascarado pelo elmo, que em vão tenta tirar da cabeça. Ao mesmo tempo, Edna tenta reatar com seu consorte; contudo, confunde-o com Carlitos, dada a semelhança entre os dois, os trajes de vagabundo de Carlitos passam despercebido de todos no baile à fantasia. Ele se apaixona por ela, mas confessa ao "sogro" que, na verdade, ele não é o milionário.

Perplexos, esposa e sogro não entendem nem a atitude de Carlitos, nem do "desconhecido", fantasiado de cavaleiro, e que faz uma cena de ciúmes ao ver Edna flertando com um desconhecido. Inicia-se uma briga e o marido vai à nocaute.

O mal entendido é desfeito na suíte do casal quando Carlitos consegue tirar o elmo do desacordado esposo de Edna, e todos notam a semelhança entre o vagabundo e o milionário.

Uma das grandes cenas do filme é quando o milionário lê a carta de sua mulher dizendo que ia dormir em outro quarto até que ele largue da bebida, De costas, ele lê a carta, segura o porta-retrato de Edna no carrinho de chá, encolhe os ombros e, hirto, parece chorar. Eis que ele vira-se para a câmera agitando calmamente uma coqueteleira. Uma cena simples e sutil que marca o estilo de Chaplin de fazer comédia.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.