The La's

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The La's
Informação geral
Origem Liverpool, Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) Britpop
Rock alternativo
Indie rock
Período em atividade 19841992
19941995
2005
2011 – atualmente
Gravadora(s) Go! Discs
Polydor Records
The Viper Label
Afiliação(ões) Cast
The Lightning Seeds
The Onset
The Cherry Boys
Neuklon
Marshmallow Overcoat
Bullet
Heavy Lemon
Walkingseeds
Integrantes Lee Mavers
Gary Murphy
Ex-integrantes Mike Badger
Phil Butcher
John "Timmo" Timson
Jim "Jasper" Fearon
Bernie Nolan
Tony Clarke
Paul Rhodes
John Power
Barry Walsh
Paul Hemmings
Mark Birchall
Peter "Cammy" Camell
Iain Templeton
John "Boo" Byrne
Chris Sharrock
Barry Sutton
Neil Mavers
James Joyce
Lee Garnett
Jay Lewis
Nick Miniski

The La's foi uma banda de rock de Liverpool, Inglaterra. O The La's foi uma banda relâmpago, durou apenas alguns anos, foi montada em 1983 e desfeita em 1992, tendo lançado apenas um álbum, em 1990. Este álbum, porém, foi aclamado pela crítica e influenciou diversas bandas inglesas que surgiram nos anos 90. O The La's possui uma história curiosa: a banda foi formada em 1983, porém, o primeiro e único álbum da banda foi lançado sete anos depois, em 1990; isso porque o líder da banda, Lee Mavers, era extremamente perfeccionista e estava sempre a procura da sonoridade perfeita, nunca achando que as músicas estavam do jeito que ele queria. Apesar de ser praticamente desconhecida do grande público, o The La's tem grande aceitação da crítica especializada, que sempre exalta as qualidades da banda. Noel Gallagher, ex líder do Oasis, já declarou em uma entrevista que considera o The La's uma das dez melhores bandas da história do rock.

História[editar | editar código-fonte]

a banda iniciou suas atividades em 1983, tendo na frente o vocalista e guitarrista Lee Mavers, que, ao chegar, em 1984, compôs algumas canções significativas. Dois anos mais tarde, o baixista Jonh Power entrou, outro importante integrante do grupo, mesmo ano em que Mike Badger, seu fundador, a abandonou. Isso tudo antes de começar a chamar a atenção de algumas gravadoras locais após tocarem em bares da cidade.

Assinaram com a gravadora Go!Discs e em 1987 saiu "Way Out", primeiro single, que chegou a figurar entre as 100 mais pedidas, chamando a atenção de figuras importantes do Rock Britânico e até mundial, como Morrisey. Mas se o sucesso de crítica foi bom, o de público já não foi lá essas coisas. No ano seguinte o hit "There She Goes", que seria o maior na história da banda, foi lançado, e diferentemente do primeiro, mesmo com o alto grau de perfeccionismo de Mavers, repercutiu muito bem em termos de público e crítica. Devido à demora no lançamento do primeiro disco,(Veja bem, o grupo foi montado em 1983, mas levou sete anos para seu lançamento), o álbum foi intitulado com o mesmo nome da banda. Mesmo com a demora, devido às insatisfeitas regravações, trocas de estúdio e produtor, promovidas por Lee Mavers em sua busca eterna pelo som perfeito, surpreendentemente chegou a 30º lugar nas paradas britânicas; mas, com o cansativo ritmo de trabalho de seu líder e vocalista, logo após, Jonh Power abandonou o grupo e em 1992 Mavers declarou o fim do The La's.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of the United Kingdom.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Reino Unido, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.