This Mortal Coil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
This Mortal Coil
Informação geral
Origem Londres, Inglaterra
País Reino Unido
Gênero(s) Pós-punk
Dream pop
Rock gótico
Ethereal wave
Período em atividade 1983 - 1991
Gravadora(s) 4AD
Afiliação(ões) Alison Limerick
Cindytalk
The Wolfgang Press
Xmal Deutschland
Frazier Chorus
In Camera
Cocteau Twins
Breathless
Dif Juz
The Hope Blister
Clan of Xymox
Michael Brook
Dead Can Dance
Brendan Perry
Lisa Gerrard
Pixies
Belly
The Breeders
Colourbox
Louise Rutkowski
Tanya Donelly
Modern English
Heidi Berry
Integrantes Ivo Watts-Russell
John Fryer
Martin McCarrick
Simon Raymonde

This Mortal Coil foi um coletivo musical britânico formado em 1983 em Londres, liderado por Ivo Watts-Russell, fundador da gravadora britânica 4AD. Não sendo uma banda, no verdadeiro sentido do termo.

História[editar | editar código-fonte]

O primeiro trabalho da banda foi um EP de 1983, Sixteen Days/Gathering Dust, em que participaram Elizabeth Fraser, dos Cocteau Twins, e Gordon Sharp, dos Cindytalk. O EP continha uma versão do tema Song to the Siren, de Tim Buckley.

O primeiro álbum, It'll End in Tears, é lançado no ano seguinte, com as participações, para além de Lisa Gerrard e Gordon Sharp, de Robin Guthrie e Simon Raymonde dos Cocteau Twins, Steven e Martyn Young dos Colourbox, Brendan Perry dos Dead Can Dance, Mark Cox dos Wolfgang Press, Robbie Grey dos Modern English e Howard Devoto dos Buzzcocks e Magazine.

O álbum seguinte, um duplo álbum, Filigree & Shadow, de 1986, é um trabalho parcialmente instrumental, que inclui versões de temas de Van Morrison, Talking Heads, Tim Buckley, entre outros, para além de originais. De entre os músicos participantes, destaque-se Simon Raymonde, dos Cocteau Twins, Martin McCarick (violino e produção), e Dominic Appleton, dos Breathless, Deirdre e Louise Rutkowski, e Alison Limerick, nas vozes.

O álbum final, Blood, é um trabalho idêntico ao anterior, em que parte dos temas são instrumentais, mas diferencia-se dos anteriores, sendo menos melancólico e conceitual. Para as vozes foram convidados Caroline Crawley, dos Shelleyan Orphan, Kim Deal e Tanya Donelly, dos Breeders, e Heidi Berry. Neste último trabalho, para além de temas originais, são incluídas versões de Chris Bell, Rain Parade, Spirit, Syd Barrett e Rodney Crowell.

A par dos Dead Can Dance e dos Cocteau Twins, os This Mortal Coil marcaram um género musical, caracterizado por um som Ethereal Wave, para além de terem sido essenciais no sucesso da editora 4AD.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

  • It'll End in Tears, (1984)
  • Filigree & Shadow, (1986)
  • Blood, (1991)

EP[editar | editar código-fonte]

  • Sixteen Days/Gathering Dust, (1983)

Compilações[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Reino Unido é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.