Tifosi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Não confundir com Tiffosi (marca de roupa portuguesa).
Tifosi da seleção italiana de futebol durante o UEFA Euro 2000

Tifosi (pronúncia [tiˈfoːzi; -oːsi]) é um termo de origem italiana para designar um grupo de torcedores de um time esportivo, relativo principalmente a aqueles que compõem um tifo.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

É erroneamente afirmado que a origem do termo venha "do italiano, em que tifosi significa literalmente aqueles infectados pela doença do tifo, uma referência a alguém agindo de maneira febril".[1] Na verdade, vem do grego antigo “typhos”, que significa fumaça, pois era costume os espectadores dos Jogos Olímpicos Antigos comemorarem as vitórias de seus atletas favoritos reunindo-se em torno de uma fogueira.[2] [3] [4] A confusão se deve ao fato de que tanto a febre quanto a fumaça compartilham a mesma raiz etimológica, “tifos”.Tifosi é um termo usado para designar um gênero misto ou um grupo exclusivamente masculino; masculino singular é tifoso, feminino singular tifosa, feminino plural tifose.

Futebol[editar | editar código-fonte]

A palavra é muito utilizada para descrever torcedores de clubes de futebol . Além das muitas torcidas locais na Itália, cujo papel principal é, por exemplo, fornecer um ponto de encontro para torcedores e amigos e organizar viagens fora, desde o final da década de 1960, muitos torcedores italianos contam com grupos organizados em estádios conhecidos como ultras . O objetivo principal é organizar o apoio dos torcedores com bandeiras, faixas, cortinas de fumaça coloridas, sinalizadores, tambores e cantos em uníssono. Para muitas das equipes italianas e europeias, as rivalidades entre cidades, cores, brasões, símbolos e a iconografia geral têm raízes na Idade Média e no início da Renascença.

Fórmula 1[editar | editar código-fonte]

O tifosi da Ferrari no Grande Prêmio da Itália de 2011, Monza

Tornou-se comum usar a palavra “tifosi ” para se referir aos apoiadores da Scuderia Ferrari na Fórmula 1.[5] Os fãs italianos do automobilismo são conhecidos por seu grande apoio e paixão pela Ferrari, embora também tenham sido firmes defensores de outras sucuderias italianas, como Maserati, Lancia e Alfa Romeo .

Os tifosi tradicionalmente fazem notórias aparições no Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1, enchendo as arquibancadas do tradicional vermelho da Scuderia Ferrari. Uma das participações tifosi mais comuns é a exibição de uma enorme bandeira da Ferrari nas arquibancadas durante os fins de semana de Fórmula 1 em todos os circuitos de corrida, com contingentes especialmente grandes aparecendo com as cores da Ferrari em casa e nas pistas europeias próximas. Uma visão semelhante pôde ser observada em anos anteriores durante a corrida de San Marino, realizada no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, perto da cidade de Imola, 80 km (49,7 mi) a leste da fábrica da Ferrari em Maranello.

Não é incomum que os tifosi na Itália torçam para que um piloto não italiano da Ferrari ultrapasse um piloto italiano de outra equipe pela liderança de uma corrida. [6] No Grande Prêmio de San Marino de 1983, a multidão em Imola aplaudiu longa e ruidosamente quando o italiano Riccardo Patrese bateu seu Brabham e saiu da liderança da corrida a apenas 6 voltas da linha de chegada, entregando ao francês Patrick Tambay a vitória em sua Ferrari. O próprio Patrese só havia ultrapassado Tambay na liderança meia volta antes.

Um grande aumento na presença dos tifosi em meados da década de 1990 na Fórmula 1 pode ser atribuído diretamente à chegada de Michael Schumacher, que ingressou na Ferrari em 1996, depois de ganhar dois títulos de pilotos com a Benetton, trazendo pessoal importante como Ross Brawn e Rory Byrne . Schumacher dirigiu pela Ferrari até sua primeira aposentadoria no final da temporada de 2006, levando a equipe a seis campeonatos de construtores de 1999 a 2004 e vencendo pessoalmente cinco campeonatos de pilotos.

Ciclismo[editar | editar código-fonte]

A palavra é comumente usada para descrever fãs à beira da estrada em corridas profissionais de ciclismo de estrada na Itália, como Tirreno-Adriatico, Milão-San Remo, Giro d'Italia e Giro di Lombardia .

Apoiadores apaixonados das equipes e ciclistas italianos são chamados de "os tifosi".

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Guttmann, Allen (2007). Sports: The First Five Millennia. [S.l.]: University of Massachusetts Press. 192 páginas. ISBN 9781558496101. Consultado em 5 de agosto de 2016 
  2. «TIFO» 
  3. «Tifo in Vocabolario - Treccani» 
  4. «Etimologia : Tifo» 
  5. «Leclerc calls on Tifosi to help Ferrari gatecrash title scrap - France 24». 9 de setembro de 2021 
  6. «Ferrari's passionate tifosi facing a miserable afternoon at Monza». 3 de setembro de 2020