O Torneio Rio-São Paulo de 1965 foi a 17.ª edição do Torneio Rio-São Paulo, que reunia clubes cariocas e paulistas, e teve o Palmeiras como campeão, com dez pontos de vantagem sobre os quatro clubes segundos colocados.
Ao fim do primeiro turno, a equipe com menor pontuação em cada estado foi eliminada, com os demais clubes jogando entre si, sem divisão de grupo, no segundo turno. A tabela do segundo turno foi divulgada em 22 de abril.[1] Previa-se que o campeão do turno enfrentaria o campeão do returno em uma final, no dia 25 de abril,[1] mas, como o Palmeiras ganhou os dois turnos, foi declarado campeão sem a necessidade de uma decisão.
Palmeiras e Portuguesa chegaram à última rodada com chances de conquistar o título do returno. Para o Palmeiras, bastava um empate com o Botafogo em casa, enquanto a Portuguesa teria que golear o Flamengo no Rio de Janeiro e torcer para o Botafogo golear o Palmeiras em São Paulo.[2] Diante de mais de 45 mil torcedores no Pacaembu, o Palmeiras venceu o Botafogo por 3 a 0, com gols de Tupãzinho, Ademir da Guia e Darío, conquistando o título do returno e, consequentemente, o da competição.
↑ ab«Jogos do 2.o turno». São Paulo: S.A. O Estado de S. Paulo. O Estado de S. Paulo (27 609). 18 páginas. 23 de abril de 1965. ISSN1516-2931. Consultado em 22 de abril de 2015