Universitária FM (São Carlos)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rádio Universitária
Fundação Theodoreto Souto
País  Brasil
Frequência(s) 102.1 MHz
Canais 271
Sede Bandeira de São Carlos.svg São Carlos, SP
Slogan 102.1 FM
Fundação 11 de outubro de 1977 (43 anos)
Fundador Theodoreto Souto
Pertence a Fundação Theodoreto Souto
Proprietário(s) Prefeitura de São Carlos
Afiliações Rede
Idioma (em português)
Prefixo ZYD 965
Nome(s) anterior(es) USP FM São Carlos
Cobertura Até 35 km
Dados técnicos Potência: 3,4 kW
RDS: Não
Página oficial www.universitaria.fm.br

A Universitária FM é uma estação de rádio brasileira do município de São Carlos, São Paulo. Opera nos 102.1 MHz em FM com potência de 3 000 watts (3 kW) classe A4. Está localizada atualmente na Rua Conde do Pinhal nº 2107, no centro de São Carlos.

História[editar | editar código-fonte]

Foi criada em 11 de outubro de 1977, e se instalou em 2002 no campus 1 da USP de São Carlos, e posteriormente em 2008, no centro da cidade.

Em 1987, a Universidade de São Paulo passou a coordenar as atividades da Universitária FM, através de um convênio firmado com a Fundação Theodoreto Souto, detentora do canal educativo. Assim, entrava no ar a Rede USP de Rádio, através da união com a USP FM de São Paulo e a emissora local, que passava a se chamar USP FM São Carlos.[1][2] Parte da programação da Rádio USP era feita em São Carlos, como os programas Chega de Saudade, Cordas e Acordeon, Mata-Burro, Miniespecial MPB, Mulheres em Vanguarda, No ar, informação e Um jardim, um coreto: a música e a saudade, e parte era retransmitida da capital.

Em 2007, o convênio entre a USP e a Fundação Theodoreto Souto terminou e não foi renovado. A emissora voltou então a se chamar Universitária FM, e passou a transmitir uma programação mais comercial. Com o fim da parceria, alguns programas deixaram a grade ou migraram para outras emissora, como Um jardim, um coreto: a música e a saudade, que tocava serestas e marchinhas e era apresentado por Rubens Betting, que foi para a Rádio UFSCar, assim como Cordas e Acordeon. Já o Mata-Burro continuou na emissora, com o nome Alternativa A.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Rádio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.