Usina Hidrelétrica de Cana Brava

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Setembro de 2013).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.

A UHE de Cana Brava (UHCB) está localizada no rio Tocantins, estado de Goiás, entre os municípios de Minaçu, Cavalcante e Colinas do Sul. A usina conta com três máquinas de 150 MW cada, todas equipadas com turbinas do tipo Francis. Sua capacidade instalada é de 450.

A usina possui um reservatório a fio d'água (lago de Cana Brava) com área inundada de 139 km² e volume total de 2,3 x 10^9m³, que se beneficia do reservatório da Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa, localizada a montante.

Primeiro investimento da Tractebel Energia em Goiás, demonstra o interesse da Empresa em ampliar sua presença no mercado nacional de energia elétrica.

A usina tem sua concessão válida até 2033 sob a responsabilidade da Tractebel Energia.

O lago de Cana Brava é uma das principais atrações turísticas do município de Minaçu. Responsável por toda água que cerca a praia do sol e propriedades particulares de ranchos, hotel e fazendas, numa faixa de lago que se estende por mais de 80km. [carece de fontes?]. É operada remotamente desde a usina de Salto Santiago, no Paraná.

Ver também[editar | editar código-fonte]