Usuário(a) Discussão:Raphael.lorenzeto/2006/04

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


For other languages, consider using Wikipedia:Babel
Olá Raphael.lorenzeto/2006/04, bem-vindo(a) à Wikipédia,
A Wikipédia surgiu em 2001, desde então estabeleceram-se vários princípios definidos pela comunidade. Por favor, reserve algum tempo a explorar os tópicos seguintes, antes de começar a editar na Wikipédia.
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprender a editar passo-a-passo num instante
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer experiências sem danificar a Wikipédia
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros mais comuns a evitar
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde pode tirar dúvidas com outros wikipedistas
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação normalmente usadas
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Esta é a sua página de discussão, na qual pode receber mensagens de outros wikipedistas. Para deixar uma mensagem a um wikipedista deve escrever na página de discussão dele, caso contrário ele não será notificado. No final da mensagem assine com quatro tis: ~~~~
  • Desejo-lhe uma boa estadia na Wikipédia! --Bonás 13:47, 7 Janeiro 2006 (UTC)


Quanto à imagem: Ciaga.gif


Por favor, indica sempre a origem e o copyright das imagens que carregares para a Wikipédia.
Não indicaste estes dados de forma completa na imagem Ciaga.gif. Peço que também verifiques todas as imagens que carregaste para ver se alguma delas se encontra sem estes dados essenciais. Se não for indicada esta informação na página da imagem ela será futuramente eliminada da Wikipédia.

Para mais informações acerca do uso de imagens na Wikipédia em língua portuguesa consulta Política de imagens, FAQ:Direitos Autorais e Como usar imagens.

Notas importantes
  1. A Wikipédia em língua portuguesa só aceita imagens cedidas para qualquer fim, sem restrição de uso, mesmo comercial.
  2. Se não fores o autor da imagem, certifica-te que a imagem respeita a regra 1 acima antes de carregá-la para a Wikipédia.
  3. O fato de uma imagem estar disponível em sites na Internet não significa de maneira alguma que a imagem respeite a regra 1 acima! Diversos sites na Internet possuem imagens sem informação de licença ou de direitos autorais. Por favor, não carregues tais imagens para a Wikipédia, pois elas serão eliminadas.
  4. A Wikipédia em língua portuguesa não aceita imagens sob fair use. Por favor, não carregues imagens sob esta licença, mesmo que a imagem esteja presente em uma ou mais Wikipédias em língua estrangeira. Essa licença tem restrições de uso, por isso não respeita a regra 1.

Para uma lista de predefinições/logos existentes para marcar imagens, consulta Predefinições de copyright e direitos autorais.

A partir de 2005 recomenda-se que as imagens sejam carregadas no Commons, um repositório global para os projectos da Wikimedia, a fim de torná-las acessíveis a partir de qualquer projecto-irmão da Wikipédia. Este procedimento é aconselhável para evitar sobrecarregar nossos servidores. Também, antes de carregares alguma imagem, verifica se uma imagem equivalente já não está disponível no Commons.

Obrigado e boas contribuições! Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntalmsg 02:13, 22 Fevereiro 2006 (UTC)


Marinha mercante[editar código-fonte]

Existe alguma razão para que se prefira Categoria:Marinha Mercante do que Categoria:Marinha mercante - quando a primeira não está de acordo com a padronização da Wikipédia? Independentemente da sua resposta a esta questão, o facto é que colocou a segunda categoria para eliminação rápida usando um falso argumento: indicou que a página tinha sido criada com lixo, o que não é verdade... Convinha que me respondesse à primeira questão, para poder decidir entre a manutenção de uma das categorias e mandar uma delas para eliminação convencional (não para eliminação rápida - agradecia que lesse melhor o que siginifica "lixo" e "impróprio", de acordo com as nossas convenções). Obrigado e bom trabalho. Manuel Anastácio 17:33, 25 Fevereiro 2006 (UTC)

Como não me responde, em breve eliminarei a Categoria:Marinha Mercante e manterei a categoria que propõe para eliminar... Pode ser que esteja a proceder de forma errada, mas como não me dá argumentos para agir de outra forma, terei de seguir as convenções da Wikipédia. Obrigado. Manuel Anastácio 22:46, 26 Fevereiro 2006 (UTC)

Olá: peço desculpa por não ter respondido logo. Quanto à formatação dos artigos sobre municípios, talvez ajude ver como está organizado o artigo Rio de Janeiro (cidade) - mas duvido que se tenha definido uma padronização conjunta. Pode, contudo, ir ao histórico desses artigos, contactar os usuários que costumam trabalhar em artigos de municípios brasileiros e decidirem uma forma comum de trabalhar. Podem, inclusive, iniciar um novo projecto de trabalho. Quanto a Marinha mercante, deixe lá, mesmo sem ser lixo, foi apagada pelo Fernando S. Aldado... Fica assim mesmo, mal não há-de advir daí. Abraço e bom trabalho. Manuel Anastácio 21:14, 7 Março 2006 (UTC)

Cidades do Brasil[editar código-fonte]

Criastes recentemente a predefinição Template:Cidade do Brasil. Esta template é desnecessária, visto que já há uma predef similar e mais completa, para ser utilizada nos artigos sobre municípios em geral do Brasil, o DadosMunicípioBrasil. Por isto, redirecionei "Cidades no Brasil" em "DadosMunicípioBrasil", que é o mais usado nos artigos sobre municípios do Brasil. Abraços, Leslie Msg 00:27, 8 Março 2006 (UTC)


Quanto à imagem VR-VistaAerea.jpg


Por favor, indique sempre a origem e o copyright das imagens que carregar para a Wikipédia.
Não indicou estes dados de forma completa na VR-VistaAerea.jpg. Peço que também verifique todas as imagens que carregou para ver se alguma delas se encontra sem estes dados essenciais. Se não for indicada esta informação na página da imagem ela será futuramente eliminada da Wikipédia.

Para mais informações acerca do uso de imagens na Wikipédia em língua portuguesa consulte Política de imagens, FAQ:Direitos Autorais e Como usar imagens.

Notas importantes
  1. A Wikipédia em língua portuguesa só aceita imagens cedidas para qualquer fim, sem restrição de uso, mesmo comercial. Assim, imagens "de divulgação" não são aceitas, pois têm restrições de uso.
  2. Se não for o(a) autor(a) da imagem, certifique-se que a imagem respeita a regra 1 acima antes de carregá-la para a Wikipédia.
  3. O fato de uma imagem estar disponível em sites na Internet não significa de maneira alguma que a imagem respeite a regra 1 acima! Diversos sites na Internet possuem imagens sem informação de licença ou de direitos autorais. Por favor, não carregue tais imagens para a Wikipédia, pois elas serão eliminadas.
  4. A Wikipédia em língua portuguesa não aceita imagens sob fair use. Por favor, não carregue imagens sob esta licença, mesmo que a imagem esteja presente em uma ou mais Wikipédias em língua estrangeira. Essa licença tem restrições de uso, por isso não respeita a regra 1.

Para uma lista de predefinições/logos existentes para marcar imagens, consulte Predefinições de copyright e direitos autorais.

Desde Novembro de 2006 só é possível fazer novos uploads no Commons, um repositório global para os projectos da Wikimedia, a fim de torná-las acessíveis a partir de qualquer projecto-irmão da Wikipédia. Este procedimento foi feito para evitar sobrecarregar servidores da Wikimedia. Também, antes de carregar alguma imagem, verifique se uma imagem equivalente já não está disponível no Commons. Para saber mais sobre como carregar no Commons, veja Ajuda:Como carregar ficheiros no Commons e Commons:Primeiros passos.

Obrigado e boas contribuições! Rei-artur 13:46, 8 Março 2006 (UTC)

Personalização da assinatura[editar código-fonte]

Raphael, clique em preferências, no topo. -- Nuno Tavares 22:36, 9 Março 2006 (UTC)

Não sei bem se a sua pergunta é a respeito da personalização ou da automatização da sua assinatura. Para que a sua assinatura apareça automaticamente, basta escrever, no final da mensagem quatro vezes o til (assim: ~~~~), que se tornará imediatamente na sua assinatura ao gravar. Mas para fazer personalizações como mudar o nome que deve aparecer na assinatura, incluir imagens ou outras coisas, terá de seguir as indicações que o Nuno lhe deu, na última mensagem. Manuel Anastácio 00:03, 10 Março 2006 (UTC)

Olá Rahael. Estou meio sem tempo agora, estou indo pra faculdade. À tarde eu comentarei sobre sua proposta, ok?. Abraço! Mateus Hidalgo diga! 10:50, 10 Março 2006 (UTC)

Olá, Raphael: quando verificar que algum usuário vandalizou uma página, o melhor é ir ao histórico do artigo e procurar a última versão que não tenha sido vandalizada. Se fores ao histórico, encontrarás uma lista de datas e horas. Cada item dessa lista corresponde a uma versão do artigo. Para reverteres o vandalismo terás de abrir o artigo na última versão não vandalizada, carregar em "editar" e salvas a versão antiga - assim, a versão recente, vandalizada, passará, literalmente, para a história... Se tiveres ainda dúvidas, contacta-me. Só poderei não ser muito expedito na resposta porque tenho tido muito trabalho ultimamente e não tenho tido tempo para a Wiki. Abraços e bom trabalho. Manuel Anastácio 21:04, 10 Março 2006 (UTC)

Olá Raphael. Eu também fiquei chateado com o ocorrido. Precisamos nos unir para que esse projeto cresça e melhore. Eu e o Thomas estávamos pensando em reavivar o projeto Subdivisões, mas já que você voltou... bem, quanto à união, ainda não sabemos. Já que você não desistiu de nos convercer, poderíamos começar os projetos de forma independente, e ver se eles caminham bem assim; se não, a gente pode conversar novamente :).

  1. Bem, como você não vai "tomar" (no sentido real da palavra) não é necessário nenhum aviso na Esplanada. Mas você poderia contatar os antigos colaboradores do projeto para ver se não há nenhum problema (que eu acho que não existe).
  2. Posso mandar sim, mando tudo o que eu tiver.
  3. Hum, tem o Nuno, que eu conheça, mas você pode ver os outros em Coordenação robótica. Não sei como você faz pra registrar um bot, acho que tem que colocar a proposta na Esplanada, não sei direito. Pergunte a alguém que já tenha um bot, pra saber.
  4. Se você não puder usar um bot seu, você terá que pedir para que outro usuário o faça por você.

Acho que é isso. Qualquer coisa eu falo mais tarde. Abraços! Mateus Hidalgo diga! 01:36, 18 Março 2006 (UTC)

Mais umas coisas:
  1. Você poderia arrumar {{DadosEstadoBrasil}} de forma que ficasse com o formato da {{DadosMunicípioBrasil}}? Como são poucos estados, acho que todos os parâmetros podem ser obrigatórios (ou recomendados, só não acho que precisem ser opcionais e ocultáveis), não temos problemas quanto a falta de dados (até tentei mudar, mas são tantos códigos indecifráveis que você pôs na DadosMunicípio que não consegui :P).
  2. Eu coloquei um aviso nas duas predefs acima citadas para que não sejam usadas no momento até que suas discussões definam um modelo estável.
  3. Você poderia transformar "gentílico" e "fundação" na DadosMunicípio de obrigatório para recomendado? Esses dados são mais difíceis de se achar do que população ou área, por exemplo.

Obrigado! Mateus Hidalgo diga! 03:12, 18 Março 2006 (UTC)

Fusão dos projetos[editar código-fonte]

Olá Raphael. Primeiro, valeu pela dica, embora eu só tenha feito aquela modificação (revertida rapidamente) porque achei que facilitaria. Quanto ao projeto, andei pensando e acho que poderíamos fundir os projetos (subdivisões do Brasil, Cidades do mundo/Brasil e Capitais do Brasil). Inicie um novo tópico na disc de Cidades do Mundo/Brasil, e ponha links para ela nos outros projetos e na predefinição:Discussões (para que apareça nas mudanças recentes). E deixe recado para cada colaborador do nosso projeto, pedindo para que opinem quanto à fusão dos projetos. Quanto aos colabores do Subdivisões, como o projeto está parado, acho que não é necessário contatá-los, mas se vc quiser, tudo bem. Me avise também, para eu ir comentar. Quando a gente decidir a fusão, a gente adapta os conteúdos (arrume você essa parte, pelo menos a organização geral, já que tem idéias para isso) e depois d tudo organizado a gente retoma as discussões com força total. Quanto às cores das predefs, ainda prefiro o degradê, rs (veja minha página e opine sobre ela, na própria discussão). Penso em depois de os projetos estarem organizados nós colocarmos as duas propostas para escolha dos colaboradores.

Por enquanto é só, qualquer coisa, é só escrever. Abraço! Mateus Hidalgo diga! 05:50, 23 Março 2006 (UTC)

Apresentação e proposta[editar código-fonte]

Ola Raphael, valeu pela ajuda nos comentários, é que acabei de entrar na Wikipédia como você e tenho interesses semelhantes, mas eu estou concentrado agora em montar o artigo de Fortaleza e fazer dele um artigo destaque. Para isso eu na busca por imagens eu descobri alguns tipos de imagens de licença livre que fazem muita falta e que podem ajudar a ilustrar os artigos, apesar que de forma tendenciosa, que são as insíginas, bandeiras e brasões oficiais usados no Brasil pelos Estados, municípios, a União e os demais poderes. Então eu ja começei uma busca pela internet de listar todas as instituições que tem este tipo de imagem vinculada para no corpo do artigo da cidade de Fortaleza, possa ilustrar estas referências e assim deixar o artigo mais atraente e dinâmico. Outro elementos interessante são os gráficos e tabelas. Alem disso acredito que enumerar e catalogar tudo o que existe na cidade faz do artigo uma referência no entendimento da cidade. Quanto mais melhor, esse é o meu lema! :D Mas acredito que não baste so encher o artigo de informações, a disposição é tão importante quanto e é por isso que fiz aquele esqueleto. Quê que você achou dele?!

T+davidandrade 21:06, 23 de março de 2006 (UTC)

Raphael, acompanhei suas mudanças nas páginas do projeto. Só queria comentar algumas coisas (daqui a pouco estou saindo): na página principal do projeto poderia haver um aviso, ou uma seção sobre a rigorosidade com relação à lingua portuguesa. Por exemplo, no uso ou não de artigos com nomes de municípios e estados, ou ainda com relação ao gentílico. Eu pensei em nessa seção recomendar sobre isso, e deixar um lugar reservado para dúvidas de algum usuário, com relação a um artigo em específico. Estava vendo as micro e mesorrsegiões, algumas tem o gentílico, outras, colocam o nome do estado. Nesses casos de gentílico que deveríamos tomar cuidado. Por exemplo, a ABL só reconhece mato-grossense-do-sul ou sul-mato-grossense como gentílicos para MS (veja o uso dos hífens), pelo que eu pude pesquisar.

Quanto ao item universidades, eu havia mudado para públicas e reverteu. Eu mudei pois você está excluindo as universidades estaduais e municipais :). Acho que eslas também poderiam ser citadas.

Acho que é isso (já estou atrasado :P), a gente se fala depois, abraço! Mateus Hidalgo diga! 11:22, 24 Março 2006 (UTC)

Olá Raphael! Fiquei curioso com as alterações que fez em {{barra}} e {{barra2}}. Poderia me explicar por favor? Alegre abraço! Lipe Rumo ao Hexa Brasil!oi? 01:56, 26 Março 2006 (UTC)

É preferível a solicitação através da página de Requerimento. Indech::alô? 04:53, 26 Março 2006 (UTC)
É isto mesmo! -- Nuno Tavares 10:49, 26 Março 2006 (UTC)

Raphael, a página de requerimento serve para organizar a criação de userboxes. Assim, evitamos que vire bagunça e tenhamos que ficar patrulhando o que anônimos e usuários novatos ou engraçadinhos criam. Por isso a necessidade... a sua userbox foi devidamente criada e está pronta para ser usada. Bom proveito! Indech::alô? 14:44, 26 Março 2006 (UTC)

Re: É isso mesmo[editar código-fonte]

Olá Raphael. Que bom que vc gostou, foi só copy and paste rs. Quanto aos 2 primeiros pontos, eu até pensei neles depois que eu acabei o trabalho, mas acabei tudo muito tarde e eu tava moído hehe. Eu deixei DF sem a categoria pq ele tem somente um município (isso se for município): Brasília. Mas pensando depois, vou fazer a categoria para as regiões administrativas (que estão lamentáveis...). Acho que não será necessário fazer uma nova política para eles especificamente, acho que poderemos inclui-los nos municípios, somente a título de execução do projeto, mas se quiser fazer as políticas, por mim não tem problema. Vou tentar acabar os outros pontos a tarde, não sei mesmo se conseguirei resolver o caso das "cidades principais" para o lançamento. Eu posso tentar fazer uma predef de navegação também, daí se vc entrar a tarde agente discute.

Qualquer coisa a gente discute a noite. Até! Mateus Hidalgo diga! 12:31, 30 Março 2006 (UTC)

Olá Raphael. Tentei mas acabou não dando tempo para eu fazer tudo. Ainda faltam ser feitas as predefs de navegação, o esqueleto das regiões metropolitanas e avisar os colaboradores do Cidades do Mundo/Brasil (que eu me lembre agora). Acabei demorando porque fiquei lendo a página principal e as políticas, em busca de correções (que foram mínimas). Pesquisei também sobre as RMs (inclusive as leis que as instituiu) e corrigi os links delas. No caso das de SC, todas as RM são "divididas" em Núcleo Metropolitano e Área de Expansão Metropolitana, por isso podem ficar em um mesmo artigo (veja os links). No caso da do Vale do Aço e da de Belo Horizonte, a mesma coisa. Ainda inclui a RIDE, no DF (veja o link). Acho que é só isso. O que tiver de pendência minha eu farei à tarde. Tô quebrado...Até depois, abraço! Mateus Hidalgo diga! 06:37, 31 Março 2006 (UTC)

Vou ler mais sobre o projeto, ok? -- Marcelo Silva 23:10, 1 Abril 2006 (UTC)

Subdivisões do Brasil[editar código-fonte]

Caro Raphael,

Tudo bem? Muitíssimo obrigado pelo convite, mas não sei se vou conseguir-me juntar completamente ao projeto. Minhas contribuições são pequenas - ocasionais em cidades, sobretudo nas brasileiras -, ainda mais porque estou dispondo de pouco tempo recentemente, mas estou esforçando-me para fazer o melhor. Vou procurar ler as políticas do projeto. De qualquer forma, muittíssimo obrigado pelo convite!

Muito obrigado, boa sorte no projeto e um abraço,

Alegre JP Watrin Discussão 00:21, 2 Abril 2006 (UTC)

  • Muito obrigado pela compreensão e disposição, Raphael. Um abraço. Alegre - JP Watrin Discussão 00:49, 2 Abril 2006 (UTC) Estou à sua disposição para qualquer coisa, e desculpa o incômodo. - JP Watrin Discussão 00:51, 2 Abril 2006 (UTC)

Olá Raphael. Obrigado pelo convite e vou aceitar entrar nessa projeto. Nessa semana praticamente não poderei estar todo tempo livre.

Obrigado e abraço --Armagedon msg 21:47, 02 Abril 2006 (UTC)

Pará[editar código-fonte]

Obrigado pelo convite.

Posso colaborar na sistematização de categorias.

--Arouck 21:57, 2 Abril 2006 (UTC)

Projeto Subdivbr[editar código-fonte]

Olá Raphael,

Muito obrigado pelo convite. Sou geografo e acho que poderei contribuir bastante com o projeto.

Um abraço

Daniel Candido 03:06, 3 Abril 2006 (UTC)

Olá Raphael,
Eu fiz os gráficos usando o candlestick do excel, que geralmente é utilizado pra variações das ações da bolsa no dia. pra monta-lo realmente deu um pouco de trabalho pra mim, primeiro pq eu queria simples mas de bom visual, e segundo pq nao sei mexer mto bem no excel. entao eu joguei la na opção candlestick e exportei pro editor de imagens onde eu retoquei graficamente ele. entretanto, se vc souber mexer bem no excel, talvez consiga montar o primeiro e depois só ir trocando os dados pra cada cidade, que ficaria bem mais facil. Squibb msg 15:07, 3 Abril 2006 (UTC)
Olá, Raphael, na medida do possível já tenho feito um trabalho - além da hidrografia - com o Rio Grande do Sul, mesorregiões e microrregiões aqui do estado. Mexo nelas há um bom tempo, ainda não terminei, mas está bem adiantado, será necessário adequar ao projeto, mas isto deverá ser o de menos. Abraços, Gervásio Santana de Freitas Clique sobre a mãozinha ao lado para deixar uma mensagem em minha página de discussão - 03:10, 5 Abril 2006 (UTC)

Raphael, na verdade não sei de onde tiraram a idéia que sei mexer com mapas... Sugiro que veja minha mensagens ao Mateus e ao André Koehne. Abraço. -- Slade 13:15, 5 Abril 2006 (UTC)

Votação de proteção ao nome[editar código-fonte]

Wikipedia:Votações/Proteção ao nome - essa votação é para proteger nomes de artigos que vão para a eliminação e aparecem no google no nome da pessoa assim: wikipédia:páginas para eliminar/e o nome da pessoa qualquer artigo aqui que vai para eliminar irá para a página de busca do nome da pessoa e isso é difamação suficiente. afinal, nós sabemos o que é uma página para eliminar aqui,mas lá fora, se alguém deve ser eliminado de algum lugar, ele não deve ser bom. e essa conotação difamatória pública não poderia continuar. é isso a votação. que questões internas que entendemos muito bem aqui difamam o nome de alguém no google já que lá ninguém sabe do que se trata. se pudesse votar a favor pelo nome de todos nós, agradeço, BMel 10:46, 7 Abril 2006 (UTC)

Séries de TV[editar código-fonte]

Oi, Raphael

O projeto de cinema não possui nenhuma diretriz no que diz respeito a séries de TV. Talvez fosse bom você consultar o Slade, que é o responsável pelo Portal de Entretenimento. Como o assunto TV recai sobre ele, e não existe um outro portal mais específico, acrecito que ele tenha familiaridade com artigos desta natureza, e com as práticas que são utilizadas por aqui.

Abs, Loge | fogo! 13:18, 8 Abril 2006 (UTC)

Sim mas, para já, mesmo com os teus testes, recomendo que não peças a sua marcação até outras pessoas (além de ti) poderem confirmar os resultados. Isto porque não és administrador, convém que algum administrador possa ver facilmente o que o teu bot está a fazer. Não sei se me fiz entender. -- Nuno Tavares 18:12, 9 Abril 2006 (UTC)

Olá Raphael. Veja o que achei pelas andaças na wiki: Gráfico da sucessão dos Papas. Poderia ajudá-lo no desenvolvimento dos gráficos climáticos? Espero que sim Alegre. Até depois, abraço! Mateus Hidalgo diga! 04:29, 10 Abril 2006 (UTC)

Desculpas peço eu Raphael, embora o artigo seja grande, eu só fui ler a discussão do teu bot depois, e vi que a intenção era marcar todos os artigos que ainda não atingiram aquele esqueleto q tu montaste. Eu tenho estado com preguiça de editar ultimamente, devido principalmente a montanha de textos inúteis que tenho q ler pras provas da próxima semana na aula, entretanto uma hora a minha febre de wiki volta e eu faço umas quantas edições uma atrás da outra haha, dae eu vou deixar os texto os mais próximo possível do padrão do Projeto. Abraços Squibb msg 00:46, 11 Abril 2006 (UTC)
Sem problemas, só pedi a marcação porque ele invadiu as mudanças recentes. Você vai pedir a flag no meta? -- Slade 11:46, 11 Abril 2006 (UTC)

São ambos necessários, infelizmente não temos nenhum Steward aqui. Mas em princípio não terás problemas. Bom trabalho! -- Nuno Tavares 18:49, 11 Abril 2006 (UTC)

Raphael, obrigado pela correção dos artigos de listas de municípios de MT e MS. Realmente me enganei, mas pesquisando no Google percebi que "o Mato Grosso" é pouco usado, se é que também é correto. --D. P. Campos 05:29, 12 Abril 2006 (UTC)

Olá. Correto. Um abraço. --D. P. Campos 16:31, 12 Abril 2006 (UTC)

Olá Raphael. Tratou-se obviamente de um erro da minha parte. Houve aí qualquer coisa que eu não vi. Já vi que recolocaste, resta-me pedir desculpas. abraço. Paulo Juntas 08:20, 12 Abril 2006 (UTC)

Olá Raphael. O que há a fazer será corrigir o link para o artigo correcto; se não existe o artigo correcto, deve ser retirado. avisar o bot, era uma boa, senão ele volta a colocá-lo. abraço e bom trabalho. Paulo Juntas 11:47, 13 Abril 2006 (UTC)

Subdivisões do Brasil[editar código-fonte]

Oi Raphael. Obrigado pelo convite para participar do projeto sub-divisões do Brasil. Embora não possa participar, considero este projeto de grande importância. Por ora tenho uma sugestão. Obeservei que foi colocado em todos os artigos de municípios do Brasil uma predef indicando se tratar de esboço. Na verdade a nota parece querer indicar que o artigo será modificado para padronização conforme o projeto. Mas o termo esboço não é o mais adequado para isto. Um usuário retirou a predef do artigo Porto Alegre, alegando com razão que o artigo não é um esboço. Eu reintroduzi a nota e o usuário fez este comentário na minha página de discussão:

O artigo Porto Alegre não é mais esboço! Por favor, retira a predefinição e modifica teu bot para que ele coloque a predefinição somente onde ela for necessária. Se se trata de padronizar o artigo segundo as normas do projeto, então o nome da predef (com a palavra "esboço") foi infeliz. Algo como "Adaptar-Subdivisões do Brasil" seria mais claro, não achas? Obrigado --Mschlindwein msg 00:33, 12 Abril 2006 (UTC)

Concordo com a sugestão dele. Outras pessoas provavelmente irão retirar a predef de outros artigos.

Outra sugestão é padronizar os nomes doa artigos dos municípios como

<nome> <espaço> <tracinho> <sigla do estado>

ex: Rio de Janeiro -RJ em vez de Rio de Janeiro (cidade)

São Paulo -SP em vez de São Paulo (cidade)

Como está hoje dá muito trabalho escrever um link para [[Rio de Janeiro (cidade)|Rio de Janeiro]]

Obrigado, e sucesso ao projeto. --Villarinho 23:36, 13 Abril 2006 (UTC)

Agradecimento[editar código-fonte]

Prezado Raphael

Obrigado pelo gentil convite. E oceito de bom grado. Conforme solicitado fiz minha inscrição na página.

Tenho vários textos de municípios, porem alguns devido a falta de dados so obrigado a colocar o disponível deixando espaço aberto apra futuras atualiações.

Não posso deixar de parabenizá-lo pelo excelente trabalho realizado na Wiki por você.

levs17:41, 14 Abril 2006 (UTC)



Valeu, xará, estou a sua disposição. Contribuo pouco, porém, sempre busco empenho nos textos que escrevo. Realmente, esse trabalho de intregação entre regiões, municípios e bairros estava faltando... Parabéns e... Ao trabalho! Ass:Rafael S. Carvalho. 18:07, 14 Abril 2006 (UTC)

Olá, acho que você poderia criar uma página para o verbete do monumento, sendo que ela deveria ser específica, como por exemplo Itapuca (monumento) ou algo nesse sentido, e passe a parte em questão para o artigo apropriado. Após isso feito você pode proceder de duas formas:

  • 1º Botar no topo do artigo da cidade aquele aviso de minidesambiguação (que já te passei por MSN hoje de tarde) para o monumento, isso já seria o suficiente.
  • 2º Em alguns casos (geralmente quando os dois artigos tiverem relevância semelhante) você poderia criar a página Itapuca como sendo apenas uma desambiguação e mover o artigo da cidade para Itapuca (cidade) (por exemplo) e o do monumento para Itapuca (monumento), assim também é correto,e após isso feito listar na página principal (de desambiguação) os 2 artigos com as respectivas descrições.

Acho que além de alguns detalhes, o que definirá qual é o melhor método é uma questão de opinião afinal, eu particularmente deixaria o 1º método, pois considero ele de maior relevância no quesito de procura... Qualquer dúvida estou sempre aí e desculpe se não fui claro. ^^ Tschulz 01:41, 15 Abril 2006 (UTC)


Olá Rafael, confeço que não conheço nada de .Net e nem me simpatizo muito com o muito "proprietário", mas nada impede de conhecer melhor seu software e tentar melhorá-lo e expandí-lo, já que o pywikipediabot não faz tudo, mas faz muita coisa. Vamos falando com o tempo. leonardo 02:08, 15 Abril 2006 (UTC)

Aparentemente o bot Rbot não está registrado como tal, pois a opção Mostrar/Esconder Bots das Mudanças recentes o mostra nos dois casos. Que tal registrá-lo, de modo que possamos filtrar corretamente as Mudanças Recentes? Obrigado, --Mschlindwein msg 08:32, 15 Abril 2006 (UTC)

Wikiconcurso[editar código-fonte]

Olá. Peço desculpa por não ter respondido prontamente, mas tenho tido dificuldades em acessar a internet, porque o transformador do meu modem foi abaixo... Abraços. Manuel Anastácio 10:38, 15 Abril 2006 (UTC)

Subdivisões e mapas[editar código-fonte]

Raphael,

Estive olhando os mapas. Também os mapas das "microrregiões" da Bahia, que estão já lá no Commons. Gostaria de falar, ainda, do mapa que fiz - e que posso tentar adaptar (se não houver outro melhor) dos Municípios da Bahia - vide Imagem:Cidades da Bahia.gif.

Bom, acho que a resposta sobre o projeto darei lá. Mas fica-me um questionamento primacial, acerca da nomenclatura adotada aqui na Wiki, para as microrregiões da Bahia. Por exemplo, onde estou, a cidade de Caetité, está na Micro-região da Serra-Geral, e não na do vizinho "Guanambi", embora os mapas do Commons indiquem isto.

Formato dos arquivos: já tive uma mensagem orientando-me para salvá-los no formato .svg - e não no .png, como estão os do projeto. Tenho tido dificuldades na conversão, mas já consegui algo. Este formato conserva bem mais a qualidade, além de possibilitar sua utilização em outras formas.

Segui uma fórmula "parecida" em os mapas que fiz de Moçambique - Imagem:Mapa de Moçambique.png e Imagem:Moçambique Manica.gif

Espero ter contribuído... abraços André Koehne 05:28, 16 Abril 2006 (UTC)


Quanto à imagem AngraDosReis RJ.GIF


Por favor, indique sempre a origem e o copyright das imagens que carregar para a Wikipédia.
Não indicou estes dados de forma completa na AngraDosReis RJ.GIF. Peço que também verifique todas as imagens que carregou para ver se alguma delas se encontra sem estes dados essenciais. Se não for indicada esta informação na página da imagem ela será futuramente eliminada da Wikipédia.

Para mais informações acerca do uso de imagens na Wikipédia em língua portuguesa consulte Política de imagens, FAQ:Direitos Autorais e Como usar imagens.

Notas importantes
  1. A Wikipédia em língua portuguesa só aceita imagens cedidas para qualquer fim, sem restrição de uso, mesmo comercial. Assim, imagens "de divulgação" não são aceitas, pois têm restrições de uso.
  2. Se não for o(a) autor(a) da imagem, certifique-se que a imagem respeita a regra 1 acima antes de carregá-la para a Wikipédia.
  3. O fato de uma imagem estar disponível em sites na Internet não significa de maneira alguma que a imagem respeite a regra 1 acima! Diversos sites na Internet possuem imagens sem informação de licença ou de direitos autorais. Por favor, não carregue tais imagens para a Wikipédia, pois elas serão eliminadas.
  4. A Wikipédia em língua portuguesa não aceita imagens sob fair use. Por favor, não carregue imagens sob esta licença, mesmo que a imagem esteja presente em uma ou mais Wikipédias em língua estrangeira. Essa licença tem restrições de uso, por isso não respeita a regra 1.

Para uma lista de predefinições/logos existentes para marcar imagens, consulte Predefinições de copyright e direitos autorais.

Desde Novembro de 2006 só é possível fazer novos uploads no Commons, um repositório global para os projectos da Wikimedia, a fim de torná-las acessíveis a partir de qualquer projecto-irmão da Wikipédia. Este procedimento foi feito para evitar sobrecarregar servidores da Wikimedia. Também, antes de carregar alguma imagem, verifique se uma imagem equivalente já não está disponível no Commons. Para saber mais sobre como carregar no Commons, veja Ajuda:Como carregar ficheiros no Commons e Commons:Primeiros passos.

Obrigado e boas contribuições! Severino666 11:45, 16 Abril 2006 (UTC)

Olá Rahael! Obrigado pelas informações. Bom, gostaria de falar neste momento que se poderia fazer a aplicação desses mapas nos municípios paulistas também, porque muito mais que a metade não tem. Mas fazemos como comentou, você (se é assim que gostaria de ser chamado) faz o upload dessas imagens de mapas, se quiser, claro, e me passa os quais tiver para introduzir no artigo. Tudo bem assim? Caso queira falar alguma coisa, procure-me. Armagedon msg 19:11, 16 Abril 2006 (UTC)

Olá de novo. Bom, prefiro discutir aqui mesmo na Wikipédia, se não incomada-te. Voltando ao assunto principal, eu já andei editando alguns artigos com os dados municipais das cidades; isso nos mais populosos (as cidades mais populosas), porque nos mais pequenos (ou com menos conteúdos) deixo por último para adicionar esses conteúdos necessários do projeto. Armagedon msg 19:32, 16 Abril 2006 (UTC)

Olá pela terceira vez. Poderia-lhe pedir um favor? Poderia-me passar a imagem do mapa da cidade de São Paulo? Se tiver aí, passa-me, por favor. Armagedon msg 20:45, 16 Abril 2006 (UTC)

Obrigado pelo favor prestado, primeiramente. Sim, poderia ser sim a Cidade de São Paulo em destaque. Só não estarei nas próximas horas, mas deixe na minha página de discussão por favor.

Obrigado e abraço--Armagedon msg 23:02, 16 Abril 2006 (UTC)

Projeto subdivisões do Brasil - Resposta[editar código-fonte]

Você me mandou uma pergunta dizendo se eu queria me associar a esse projeto subdivisões do Brasil. Eu gostaria de participar sim, mas não sei se vou poder fazer muitas contribuições, mas enfim.

E outra coisa, você me mandou ler um texto com as recomendações para edições. Será que eu fiz algo que não deveria fazer?? Luiz Jr 19:33, 16 Abril 2006 (UTC)

Eu retirei o aviso do esboço porque me responsabilizei por eles. Dei pelo menos alguns ajustes em todos, portanto garanto que não serão esboços (se são, claro). E tudo bem com a tag de artigo membro. Sobre Rio do Campo, qual é o problema? O texto dos OVNIS? -- Slade 23:41, 16 Abril 2006 (UTC)


Projeto subdivisões do Brasil (mais uma resposta)[editar código-fonte]

Olá,

Estou interessado em participar do Projeto Subdivisões do Brasil. Não disponho de muito tempo livre, mas no que for possível, poderei contribuir. Danilobd 09:53, 17 Abril 2006 (UTC -3)

Userbox para o Projeto Harry Potter[editar código-fonte]

Oi!
Um dos usuários estava pedindo uma userbox para o Projeto Harry Potter. Estou mandando esta sugestão para o pessoal. Se concordarem faço um predefinição. Acho que dava prá mexer no esquema de cores, mas várias cabeças pensam melhor do que uma...
Tem uma cópia na página do projeto também...
sshelena 13:09, 17 Abril 2006 (UTC)

Este usuário participa do Projeto: Harry Potter .

Ok Raphael, faço sim. Eu também estou meio enrolado com os estudos, mas se esforçando acho que consigo rs. Eu só vou colocar as geoecon e as regiões como oficializadas na página do projeto, retirá-las da predef e mudar a predef das páginas de "proposta" para "oficial"? Mateus Hidalgo diga! 18:35, 17 Abril 2006 (UTC)

Acho que atualizei tudo. Confira minhas contribuições e me diga depois se faltou algo. Quanto às notificações aos colaboradores, posso tentar fazer isso à noite :). Té +! Mateus Hidalgo diga! 20:22, 17 Abril 2006 (UTC)

Oi Raphael, eu gostei do modelo do mapa, acho que o melhor que a gente pode usar, já que ele ficaria todo dividido em mesorregiões ... depois é só destacar o que se quer: município, RM ...


Fui!! brb Andrémsg! 20:42, 17 Abril 2006 (UTC)

Projeto Subdivisões do Brasil [Rondônia][editar código-fonte]

Olá querido.

Gostaria de primeiramente agradecer-lhe pelo convite e dizer que sim, aceito participar do projeto. Tenho pouco tempo para ajudar na Wikipédia, pois estudo de manhã e trabalho a tarde e só posso entrar na internet nos fins de semana. Mas acredito que assim que estiver com adsl [o que será breve], me tornarei mais ativa na mesma. Por enquanto, escrevo para parabenizar pelo projeto que será de grande utilidade para a Wikipt, e acho que será um grande exemplo. Enquanto mantenho-me offline ou esporadicamente fazendo wikificações e revisões aleatórias, vou pesquisar sobre Rondônia e Porto Velho pra já ter o que escrever quando puder.

Um abraço. -- Freyah Oi? 21:19, 17 Abril 2006 (UTC)

Muitíssimo obrigada. Aff, vou ter muito trabalho por aqui, não? Acho que sou uma das únicas pessoas de RO aqui na Wikipédia. :P

Opa, tudo bem então. Abração, -- Freyah Oi? 17:09, 21 Abril 2006 (UTC)

Obrigado pelas boas-vindas, Raphael! Estou ainda aprendendo pouco a pouco como utilizar a Wikipédia, mas sei que tudo isso me fascina. Fiz algumas contribuições para o artigo de Santos, e espero estender a contribuição a outros artigos com o tempo. Abraços! * Gustavo Pereira manifeste-se! 22:40, 17 Abril 2006 (UTC)

Esqueleto Microrregiões[editar código-fonte]

Obrigado. Estava com dificuldades pra encontrar algumas informações. Eduardoferreira 01:32, 18 Abril 2006 (UTC)

Regiões geoeconômicas[editar código-fonte]

Olá Raphael. Achei um site que tem vários sites úteis ao nosso projeto (bom, pelo menos parece, olhei meio por cima Alegre). O que interresa nele, especificamente, é essa imagem. Está meio pequena, mas dá pra ver. Edite os mapas e depois me mostre. Abraço! Mateus Hidalgo diga! 04:02, 18 Abril 2006 (UTC)

Acabei esquecendo: aqui em outras páginas vc disse que já se pode discutir os aspectos visuais (embora, estranhamente, esse link que te passei seja de um esqueleto...pra mim q isso só se aplicaria às predefs. Vc usou uma mensagem automática?) Acho que poderíamos esperar as outras políticas serem oficializadas, pois como vamos discutir as predefs em separado? Parece-me estranho isso, pra mim seria melhor discutirmos todas as predefs ao mesmo tempo, já que formariam uma unidade. Outra coisa: teremos que acabar de produzir os recursos em vermelho daqui. Era isso, até! Mateus Hidalgo diga! 04:12, 18 Abril 2006 (UTC)

Olá Raphael. Olhe, quanto à predefinição, só tinha feito isso porque era paraa deixar o box mais completo, eu usei o modelo da página da predefinição {{DadosEstadosBrasil, copiei e usei no artigo São Paulo também. Agora, se isso estiver estranhos para vocês, é melhor deixar como era antes. Mas não fiz por mal, fiz para deixar mais completo. Armagedon msg 20:07, 18 Abril 2006 (UTC)

Obrigado Raphael. Tenho tentado realizar o trabalho mais preciso possível, mas como sou novato, peço que me corrija se cometer algum erro. Quanto ao convite eu devo fazer mais alguma coisa além das minhas participações? Um abraço! -- Cícero H. Rodrigues msg 05:57, 19 Abril 2006 (UTC)

Teste?!?!?!?![editar código-fonte]

Obscenidade da Wikipédia no Google (Isso estava lá desde 2005!!!!!)

Tudo ok. Boas contribuições! Elementox 18:39, 19 Abril 2006 (UTC)

Oi Raphael, o JMWEditor está a arrancar, ainda não há nada de concreto feito ou, pelo menos, o suficiente para sequer publicar a source. Sabes programar em Java? Se quiseres alinhar nisto, manda mensagem, bem que preciso ajuda :) -- Nuno Tavares 02:47, 20 Abril 2006 (UTC)
Bom, eu sou-te sincero: primeiro, também entendo muito pouco de Java. Aliás, este projecto foi uma desculpa para aprender (já que ia aprender, pelo menos que o fruto do trabalho se torne em algo útil); em segundo lugar, gostei da forma como abordaste (tecnicamente) o teu bot. Não vi o código, mas fiquei com a impressão que o que está feito, já está a ser pensado em algo mais, não estando limitado, portanto, a ser um "mero" bot que faça substituições. O JMWEditor está a ser desenvolvido numa linha semelhante. Se estiveres disposto a aprender Java, és bemvindo, senão, lamento, mas eu tive que optar entre Java e .NET por uma questão de portabilidade *apenas*. Eu teria preferido fazê-lo em .NET, também. -- Nuno Tavares 03:30, 20 Abril 2006 (UTC)

Iniciante que comete erros não-intencionais por inexperiência[editar código-fonte]

Desculpe-me, mas não foi minha intenção. É que ainda estou aprendendo a colaborar com a Wikipedia. Como faço para apagar o artigo? Usuário:Alberto Nasiasene 15:59, 21 Abril 2006. Dê-me uma dica.

Obrigado Raphael. São muitos os símbolos desta linguagem informática e quem começa não sabe todos eles de memória (só com a própria prática é que vamos decorando automaticamente). É por isto que, no começo desta prática, acho mais fácil "imitar" os símbolos que vejo nas contribuições anteriores quando acesso a página editar. Sou um simples professor de história que gosta muito de internet (e não um programador ou analista de sistemas), mas que, talvez por causa da idade, não tem hábito de usar o MSN, por exemplo (minha filha de 12 anos é que o usa todos os dias). Gostei do projeto da Wikipedia porque ele está dentro do espírito democrático que admiro na internet e porque gosto de ajudar a construir conhecimento. Quero levar meus alunos a consultarem sempre esta enciclopédia. Obrigado.

Estilo das predefs[editar código-fonte]

Os ==x== fazem com que apareça o link para edição (à direita) onde a predef for colocada, e se o usuário clicar no link cai na edição da predefinição, e não na edição da página de discussão dele. Isso já foi constatado outras vezes e modificado explicitamente em outras predefinições. O Gdamasceno andou colocando isso nas predefs recentemente, e eu reverti todas as que encontrei. Ver este exemplo. Eu deixei uma mensagem na página de discussão dele sobre o assunto. --Mschlindwein msg 22:59, 21 Abril 2006 (UTC)

Olá Raphael, Obrigado pelo convite, apesar de ter pouco tempo para colaborar, vou sempre fazer o que posso, pois acredito demais na Wikipédia. Abraço, Charles Narloch

Raphael, preciso da sua ajuda. Sabe aquele class usado na {{Cidade do Brasil}} para esconder seções (acho que é HiddenStructure)?

Se você pudesse esconder os seguintes campos, na {{tabela-pokémon}}: {{{imagem}}}, {{{pokémon_anterior}}}, {{{número_anterior}}}, {{{pokémon_posterior}}}, {{{número_posterior}}}, {{{level}}}, {{{evolução_especial}}}, {{{categoria}}}, {{{macho}}} e {{{fêmea}}}. Abraço, Slade talk 02:13, 22 Abril 2006 (Sábado)

Podes ver como estes funcionam aqui. Espero que isto esclareça. Mais uma coisa: é normal o campo sumir na própria predefinição? --Slade talk 02:43, 22 Abril 2006 (Sábado)

JEREMOABO-BA[editar código-fonte]

Olá Rafael, gostaria de reeinvidicar que você não excluisse o assunto jeremoabo, pois nele contém muitas informações importantes e difíceis de serem encontrados. Se for possível atender ao meu pedido.Obrigado, qualquer informação postar discussão para mim. Rômulo Reis.

Olá Raphael, Hoje estava vendo artigos pela Página aleatória (coisa que gosto muito de fazer), q vi uns artigos sobre a Suíça que têm uns mapas com um estilo bem interessante. Por exemplo: Intragna (Suíça). vê o que você acha. Abraço. -GAD msg 02:45, 22 Abril 2006 (UTC)

Com certeza deve ter sido, assim como o seu, que estão igualmente excelentes, afinal a Suíça não é nada perto do tamanho do Brasil. Bom trabalho! -GAD msg 13:37, 22 Abril 2006 (UTC)

Assinatura....![editar código-fonte]

Olá!
Raphael obrigado pela observação. Eu ainda aprendo... He... He...
Reynaldo --REFON 04:34, 22 Abril 2006 (UTC)

Bem, eu achava que tava certo, não sei... eu somo as médias dos estados e divido por 9, tá errado? Andréapós o sinal diga seu nome e a cidade de onde está falando! 16:20, 22 Abril 2006 (UTC)

OK! Andréapós o sinal diga seu nome e a cidade de onde está falando! 16:25, 22 Abril 2006 (UTC)
Olha só Raphael, o IDH-M é obtido através da soma e divisão o IDH-Renda, IDH-Educação e IDH-Esperança de Vida, eu fui tirar a prova, calculei o de Maceió, a soma dos três (0,667, 0,834 e 0,715, respectivamente e em 2000) dividido pelo número 3 dava no IDH-M (0,739) igual ao da pesquisa, então acho que a tese do soma e divide tá certa (hehe)!! Ah! a única fonte concreta do PNUD que eu tenho é de 96 -> http://www.undp.org.br/HDR/Hdr96/rdhb1.htm, acho que já é bastante antiga, 10 anos. Andréapós o sinal diga seu nome e a cidade de onde está falando! 16:39, 22 Abril 2006 (UTC)
Tá sim, vê lá o que eu postei na discussão! André Ligação a cobrar! 17:52, 22 Abril 2006 (UTC)

PIB per capita[editar código-fonte]

Aliás, tem também o PIB per capita, ele também não corresponde aos dados do IBGE qdo vc soma e divide, sempre dá errado, tentei mais uma vez com a RMM. Em microrregiões e mesorregiões é difícil de achar IDH e PIB per capita, pelo menos aqui.

André Ligação a cobrar! 18:01, 22 Abril 2006 (UTC)

Pois comigo deu uma média inferior quase que pela metade, e eu liguei o msn agora. André Ligação a cobrar! 18:27, 22 Abril 2006 (UTC)

Olha, eu acho que nem todo município (brasileiro, português ou de outro lugar) merece uma entrada nos eventos do artigo do ano. Se isso acontecesse, o artigo não teria mais fim. Cidades importantes, capitais de estado, etc certamente, mas não qualquer município. Mas esse é o meu ponto de vista, por isso sugiro que coloques a pergunta para a comunidade na Esplanada. Pessoalmente sou totalmente contra (salvas as exceções mencionadas acima). --Mschlindwein msg 00:34, 23 Abril 2006 (UTC)

Olá, Raphael. Vi que colocaste a predefinição de vda no artigo "Missal" - acontece que esse artigo já existia, com material próprio antes da inserção do copy-paste. Essa predefinição só é usada no caso de artigos que são criados de raiz com material copiado. Neste caso, reverte-se imediatamente para pela versão anterior à inserção do texto plagiado ou retira-se esse texto (se entretanto houve outras contribuições, de outros usuarios, no artigo). Manuel Anastácio 00:50, 23 Abril 2006 (UTC)

Quanto ao primeiro e terceiro caso, está certo. Quanto ao segundo (Se o artigo e o VDA já existirem e eu por acaso encontrei devo utilizar a marcação {{suspeito}}) não entendi bem o que queria dizer... Podias explicar melhor? Grato. Manuel Anastácio 01:07, 23 Abril 2006 (UTC)

Mas isso é (se eu percebi bem), o terceiro caso: se descobrirmos algum artigo com texto suspeito (cuidado, que por vezes encontramos no Google páginas com textos copiados da Wikipédia ou da própria Wikipédia), devemos verificar o histórico do artigo e remover apenas o conteúdo adicionado ilegalmente, ficando o artigo apenas com as contribuições legítimas - se algumas dessa contribuições legítimas já sofreram algumas alterações, paciência - teremos de as remover também (a não ser que tenha sido de tal forma profundas que o texto se tenha tornado inédito - o que é raro). A predefinição "suspeito" aplica-se apenas quando cremos que o conteúdo tenha sido copiado de outra fonte, mas não temos provas directas disso. Manuel Anastácio 01:36, 23 Abril 2006

Não interessa quando o crime foi feito - se hoje, se há um ano atrás - violação de direitos de autor na Wikipédia são sempre liminarmente eliminados. Se o artigo é 100% vda manda-se para a eliminação. Se é apenas parcialmente vda, apaga-se apenas o trecho copiado (ou reverte-se para uma edição anterior, sem vda, se possível). Não é preciso complicar mais. Não temos rigorosamente nada a ver com o Google. Não consigo compreender a tua dúvida, confesso. Manuel Anastácio 01:56, 23 Abril 2006 (UTC)

Compreendo o seu receio. Mas na maior parte das vezes é fácil verificar quem copiou quem. Um site oficial de um município não copiaria os artigos da Wikipédia. Além disso, o estilo dos artigos da Wikipédia são facilmente identificáveis. E, finalmente: quase todas as páginas web têm menção da data - o mesmo acontece com o histórico dos nossos artigos. Basta ver qual é o mais antigo... Em caso de dúvida, poderás discutir o caso na discussão do artigo. Há várias formas de descortinarmos quem copiou de quem... Tens algum caso, de memória, em que tenhas tido dúvidas? Manuel Anastácio 02:26, 23 Abril 2006 (UTC)

Bem, se achares algum caso em que tenhas dúvidas - diz algo... Ui... Fiquei muito triste contigo, agora, ao passar na tua página de usuário. Decepcionado, mesmo... Mas é assim a vida. Já me devia ir habituando. Em todo o caso: abraço e bom trabalho. Manuel Anastácio 02:47, 23 Abril 2006 (UTC)

Não leves a mal a pergunta: mas tens a noção daquilo que estás a defender ao pedires o Fair Use para a Wikipédia em português? Tens a noção de como isso é contra a originalidade da Wikipédia? De como é um obstáculo para a sua livre disseminação? Como os conteúdos usados sob fair use são irrelevantes para este projecto? Desculpa-me se sou chato, mas é triste ver alguém tão educado, como creio que o Raphael é, a embandeirar pelo lado da inconsciência e da ruína deste projecto. Não precisas de responder. Peço apenas para que pares um pouco para pensar se é assim tão importante usar conteúdos não-livres na Wikipédia, quando isso vai contra aquilo que torna este projecto realmente seminal e revolucionário. Volto a dizer: é com uma mágoa enorme que, todos os dias, sou massacrado com o fim eminente da verdadeira Wikipédia devido ao crescimento, como um tumor, do fairusismo. Manuel Anastácio 03:14, 23 Abril 2006 (UTC)

O assunto está mais que debatido. E nem sequer são as razões legais as que deviam contar na decisão, mas as de carácter filosófico e de princípios. Queremos a Wikipédia como um conjunto de saberes e conteúdos livres, acessíveis directamente a todos, facilmente disseminada (o que inclui, também, ser vendida - desde que o vendedor não proiba a livre cópia e desenvolvimento dos conteúdos), ou uma Wikipédia mais completa, com mais imagens (algumas das quais seriam, de certeza, bastante úteis e informativas, não o nego) mas que não se distinguirá de qualquer outro site da Internet porque os seus conteúdos deixarão de ser totalmente livres? Com conteúdos não livres, estaremos a providenciar uma mentira, acima de tudo: estaremos a dizer "estes conteúdos podem ser livremente usados", quando não podem. Estaremos também a fomentar a irresponsabilidade de usuários que não entendem o que sejam direitos de autor e que usarão o pretexto do Fair Use para minar ainda mais a credibilidade da Wikipédia. As discussões sobre o que será ou não Fair Use enterrarão ainda mais a Wikipédia em burocracias que castram por completo a capacidade criativa dos usuários, presos a questões legais (porque aceitar o Fair Use não irá descomplicar, mas complicar - porque o Fair Use não significa "poder usar qualquer conteúdo desde que para fins educativos", como sustentam os a favor - de facto, tal como na Wikipédia em inglês, cada caso terá de ser visto isoladamente para verificar o quão legítimo é o seu uso - resultado: ficaremos entupidos com material violador de direitos de autor que não poderemos apagar de imediato porque ficará numa enorme lista de espera de material supostamente usado de forma legítima). A sua adopção fará com que artigos, já ilustrados, não mereçam a atenção de possíveis criadores de conteúdos livres (alguém se dará ao trabalho de arranjar material ilustrativo livre, provavelmente menos apelativo, quando um artigo já está belamente ilustrado com conteúdos não livres????). Enfim: volto a dizer: não pretendo qualquer resposta nem pretendo perder muito mais tempo com este assunto que, sim, envenenou por completo a Wikipédia em português - tornando-a de um passatempo edificante e um prazer, um centro de amargura, traições, falsidades, hipocrisia e terrorismo psicológico. Talvez não tenha seguido o início desta discussão. Foram os Fairusistas quem começou a minar a esplanada, depois de uma votação clara sobre o assunto, chamando todos aqueles que tinham até então dado o seu melhor pelo projecto, de ditadores, espalhando mensagens de arrogância e desrespeito pelas ideias dos outros... Não tenho a menor dúvida (nem sequer uma pequena ponta de dúvida) de quem tem feito mais mal à Wikipédia, ainda que ambos os lados se tenham expressado de forma menos própria. Espero, apenas, que, com o tempo, consiga separar o trigo do joio. Claro que espero manter contigo uma relação frutífera e amigável. E é como amigo que lhe peço para pensar sobre o assunto. Ler tudo o que já foi escrito (até as coisas "reprováveis" - somos humanos e perdemos por vezes a cabeça, mas quem não utilizou já linguagem menos própria quando vê os seus sonhos ameaçados pela inconsciência e irresponsabilidade dos outros?). Abraço grande, mesmo que um dia venha a contribuir para que este meu sonho, de uma Wikipédia livre, seja derrubado por algo tão fútil como o uso de conteúdos que não servem aqueles que deviam ser os nossos principais objectivos (a liberdade de disseminação dos conhecimentos). Como já disse por várias vezes: sou a favor da liberdade na Wikipédia, até da liberdade de a arruinarem adoptando políticas irresponsáveis e que negam os seus princípios fundadores. Abraço. Continua a contar comigo para o que precisares. Manuel Anastácio 19:58, 23 Abril 2006 (UTC)

Subdivisões do Brasil[editar código-fonte]

Olá Raphael!

Sim, colaborarei com o projeto nesta fase inicial e sempre.

Gostaria de te parabenizar pelo seu esforço em desenvolver os mapas brasileiros, e te pedir o endereço do mapa de Boa Vista, Roraima (caso ele já exista), estou preparando para tornar-se uma artigo de destaque e o mapa o ajudará muito! Alegre

Ah, e vi que já há gente lhe questionando sobre o fair-use. Peço que lembre: qualquer um que realmente quer ganhar algo luta pelo que quer, esta é a forma deles (não-fairusistas) fazerem-no. Peço que continue firme e forte, pois estamos muito perto da virada e construiremos juntos uma wikipédia mais completa, bonita e moderna! Os argumentos deles já foram "descartados" por nós.

Visite a nossa campanha para ver como estamos prosseguindo bem! A diferença cai cada vez mais! Estou eufórico com isso, em breve teremos uma wikipédia melhor! Haha

Abraços! Salles Neto => @ + » 15:51, 23 Abril 2006 (UTC)

Agradeço sua colaboração! Muito obrigado! Abraços, Salles Neto => @ + » 16:06, 23 Abril 2006 (UTC)

Raphael, os teu mapas estão muito bons, queriaa-te dar uma sugestão, quando trocas os mapas nos artigos deves colocar na imagem antigas, {{vector version available|nome do ficheiro.svg}}. Assim poupas trabalho no commons e assim os teu mapas vão passar a ser utilizados em todas as wiki, ou seja, ele vão substituir em todas as wiki, o mapa antigo pelo novo. Um abraço  Rei-artur  ? 18:02, 23 Abril 2006 (UTC)

Projeto subdivisões do Brasil[editar código-fonte]

Raphael, Gostaria de me desculpar pela fraca presença no projeto subdivisões do Brasil, que considero de fundamental importância para a Wikipedia. Não tenho muito tempo para colaborar para a Wikipedia como um todo, mas posso fazer um pouco nas horas vagas, só não espere muito.

Valeu... -- Rmallmann falaê 19:06, 23 Abril 2006 (UTC)

"Espírito Santo (estado)"[editar código-fonte]

Raphael, agradeço pelo convite de fazer parte do Projeto Subdivisões do Brasil, e quero informá-lo que já me registrei como membro.

Parabéns pela iniciativa!

Usuário:Renato Antunesmsg 17:34, 23 Abril 2006 (UTC)

Olá Raphael! Na verdade esse é um problema antigo do Commons em relação aos GIFs. Antigamente os GIFs funcionavam perfeitamente, mas de repente, acho que por uma questão de otimização dos servidores (ou outro motivo obscuro) o Commons optou por não redimensionar com en:antialiasing o GIF como faz com os outros tipos de imagens. Sendo assim, GIFs enormes geralmente não aparecem mais. Tente usar a imagem Image:Contorno do mapa do Brasil.svg, que é a mesma imagem porém vetorial e com uma borda mais fina. Se for necessário, edite-a em qualquer programa que abre SVG.

um abraço! Lipeoi? 12:19, 24 Abril 2006 (UTC)

Caro Rapha, gostaria de saber se você conseguiu usar a imagem que mandei e gostaria de saber também em qual artigo a utilizou. Obrigado. abraço! Lipeoi? 23:08, 24 Abril 2006 (UTC)

Commons. Imagens duplicadas[editar código-fonte]

Olá Raphael. Não tenho problema nenhum para borrar (apagar) as imagens, mas seria conveniente (vantajoso) que voçé previamente as subise com o nomem correcto. Desse modo justificaria eu o borrado e ninguem o desfaria (preciso saber o nomem das imagens novas e velhas). Não é moléstia ninguma.

Outro modo de borrá-las é que escreva nos dados da imagem quando são imagens exactas {{deleted duplicate|duplicado de (NOMEM DA IMAGE QUE NãO SE BORRA}}.

Fico encantado de colaborar com voçê. Não dubide em dizer-me o nomem das imagens que quer borrar. Gostei muito delas. Um abraço--Lmbuga 19:55, 24 Abril 2006 (UTC)

  • Em Commons não há a opção mover. Para borrar uma imagem por ter nomem incorrecto é preciso
1. Fazer upload com a imagem com o nomem correcto.
2. Editar a imagem com o nomem incorrecto e escrever nos dados dela {{deleted duplicate|duplicado de (nomem da imagem que não se borra}}.

Se desejar que as borre eu:

1. Fazer upload com a imagem com o nomem correcto.
2. Comunicar-me o nomem das duas imagens.--Lmbuga 21:28, 24 Abril 2006 (UTC)

Caro Rapha, pode colocar para eliminação rápida por mim este mapa, por favor, dizendo que a versão SVG já o substitui. Mas não devemos apagar todos os GIFs que não aparecem por enquanto porque creio que esse problema do Commons seja resolvido algum dia. Eu acho que eles desativaram o redimensionamento temporariamente pra poupar recursos do servidor, porque animações GIF redimensionadas ficam "caro" para processar.

um abraço, Lipeoi? 23:29, 24 Abril 2006 (UTC)

Bom, então deixa que eu vejo isso com mais cuidado depois, porque estou agora no lab da minha faculdade e aqui a internet é lenta demais. Na verdade eu desenhei o mapa para fazer a bandeira do Estado de São Paulo. Viu, deixa eu te dar uma dica: arquiva sua página de discussão, porque aqui na internet lenta que estou, demorou quase um minuto para carregar tudo. Alegre valeu! abraço, Lipeoi? 23:45, 24 Abril 2006 (UTC)
Muito obrigado Raphael! Seu trabalho no projeto do Brasil está excelente! Parabéns! Lipeoi? 00:04, 25 Abril 2006 (UTC)

Raphael, eu reverti porque ip apagou um parte da tabela, como podes ver aqui, só que o sistema não reverteu para o local certo, esquesito, eu já corrigi manualmente. Obrigado pelo aviso, um abraço  Rei-artur  ? 23:40, 24 Abril 2006 (UTC)

Não sei bem se a resposta à tua pergunta seria "Sim" ou "Não", mas isto resolveu. Bom trabalho! -- Nuno Tavares 02:46, 25 Abril 2006 (UTC)

Olá Raphael[editar código-fonte]

Que coincidência, incrível. Não sei se você se lemba de mim, mas eu trabalhei no colégio onde vc estudou, no laboratório de informática. Sou o Anderson, irmão do George. Estou descobrindo a Wikipedia agora, mas é muito bom saber que estou em boa companhia. Quanto à alteração no arquivo sobre Mendes, é que nasci lá e percebi que não havia nenhum link para a página oficial do município e resolvi acrescentar. Um forte abraço e vamos manter nossos contatos...

Abraço grande... De facto, como te tinha dito, não espero resposta nem que mudes de opção ideológica. Quis apenas ter a certeza de que pensarás no assunto. Manuel Anastácio 22:49, 25 Abril 2006 (UTC)

Mais um neutro? Que tal juntar se a mim e ao GAD? --Slade talk 21:19, 26 Abril 2006 (Quarta-feira)
Mas nós somos os neutros. Nem sei o que defendemos, talvez seja maior compreensão nas atitudes... --Slade talk 15:08, 27 Abril 2006 (Quinta-feira)

É mesmo, agora que você falou eu pensei em ir olhar, é que eu pensava que todas eram isentas de direitos autorais, agora eu fui olhar e vi que tem o "© All rights reserveds" e agora, qué que eu faço? apago?

André Ligação a cobrar! 23:19, 25 Abril 2006 (UTC)

Beleza, mas e os textos ficaram bons? André Ligação a cobrar! 00:09, 26 Abril 2006 (UTC)
Raphael, tirei as fotos do artigo hoje, quando chegar à noite vou procurar um administrador pra conversar, também vou ver se consigo fazer umas viagens no fim de semana pra tirar umas fotos, não é tão longe ... Valeu!! André Ligação a cobrar! 16:17, 26 Abril 2006 (UTC)

Citação: Raphael.lorenzeto escreveu: « Olá Hgfernan, Existe um VDA sério em Aquidauana de [2] mas você marcou esta página em 18 fevereiro como "está sendo reciclada". Gostaria de saber se você está trabalhando nesse artigo ainda. Se não estiver eu vou reverter ou remover o VDA. Obrigado, Raphael Lorenzetomsg 01:23, 26 Abril 2006 (UTC)»

Prezado Raphael,
tu tens razão: Lucpilla já havia me avisado sobre isso, mas me desorganizei e deixei esse rabicho de lado. :} Vou voltar a ele. Grato por me lembrar. Por favor, dê-me mais uma semana para resolver tudo isso.
Obrigado,
--HgfernanMsg 16:34, 26 Abril 2006 (UTC)

Oi Raphael, falei com um admin, o Rei-arthur, pelo que eu entendi, imagens com "All rights reserved" não podem ser postadas, a única daquelas que eu podia publicar era a da chapada diamantina. Vou colocá-la de volta e pôr as outras para eliminar. Valeu pelo toque! André Ligação a cobrar! 23:47, 26 Abril 2006 (UTC)


Beleza, vou ver se consigo falar com todos! Talvez não tenha problemas com eles pq a maioria é de viagens de férias, os fotógrafos é que possivelmente não vão liberar. André Ligação a cobrar! 00:59, 27 Abril 2006 (UTC)

Querido, como vou precisar [e muito] de sua ajuda no projeto Subdivisões do Brasil, e como sempre dou uma escapada na hora de começar os artigos, gostaria de adicionar você no MSN, pra podermos falar mais sobre isso e esclarecer algumas dúvidas sem ficar enchendo sua discussão com coisas rápidas. Posso? Um abraço, -- Freyah Oi? 18:49, 27 Abril 2006 (UTC)

Aeroporto de Fortaleza[editar código-fonte]

Ola Raphael, já fiz o trabalho de modificar toda a estrutura do artigo sobre o Aeroporto Internacional Pinto Martins e gostaria que você avaliasse para poder retirar o aviso de suspeita. Abraço. Davidandrade msg 17:50. 27 de abril de 2006 (UTC-3)

Opa, já fiz as devidas mudanças! :D Sou rápido! hehehehe da uma olhada . Abraço Davidandrade msg 20:00. 27 de abril de 2006 (UTC-3)

Imagens apagadas[editar código-fonte]

Desculpe pela tardança em apagar as imagens. As imagens foram apagadas. Não dubide em comunicar-me qualquer coisa, não me volverei demorar. E não se preocupe por engarnarse: quanto mais um trabalha, mais possíveis são os erros. Qualquer outro erro, diga-mo sem sentir-se envergonhado. Obrigado pela confiança. --Lmbuga 23:29, 27 Abril 2006 (UTC)

Categorias e fotos[editar código-fonte]

Boa noite Rapael! Obrigado por você ter tido o trabalho de remover a categoria das cidades. Em próximo 'erro' desse avise que eu corrijo. Obrigado pelo elogio das fotos. É sempre bom 'ouvir' elogios (risadas). Tenho muito mais fotos mas estou com o tempo realmente curto (sou contador, IRPF, etc.). Este mês não está fácil. Você e um bom número de gente tem feito um trabalho MARAVILHOSO! Parabéns.

Reynaldo --REFON 00:30, 28 Abril 2006 (UTC)

Imagem carregada - dúvida![editar código-fonte]

Olá Raphael! Preciso de sua ajuda. Carreguei a imagem: Estado_Sao_Paulo_mun_Avare.jpg, (coloquei em Avaré) que foi por mim modificada tomando por base fotos de mapas carregadas por você, não sei como 'classificar' a licença.
Reynaldo --REFON 05:36, 28 Abril 2006 (UTC)

Olá Raphael! As imagens sem informação relativa à fonte, autor ou licença são apagadas após 15 dias. As imagens por mim hoje apagadas encontravam-se em, pelo menos, uma dessas situação portanto concluo que deverão ser apagadas como qualquer outra nesssas situações. A {{DP-SO}} existe realmente, mas será que não se deve ter de referir a fonte e o autor? A minha opinião é que estas informações são para referir de qualquer modo. Seja como for vou colocar a questão na esplanada. Se qualquer imagem (bandeira, brasão, etc) encontrada na internet pode ser considerada domínio público sem menção de autor então também não será difícil voltar a carregá-las. Cumprimentos Lusitana 18:44, 28 Abril 2006 (UTC)

Raphael, obrigado pelos elogios e me desculpa pela demora na resposta. Ultimamente não estou conseguindo manter um ritmo bom aqui na wiki... mas estou me esforçando. Quanto à questão que foi levantada por você, já coloquei a página de usuário no domínio principal para eliminação. Obrigado pelo aviso. Indech::alô? 20:58, 29 Abril 2006 (UTC)

Fotos e imagens[editar código-fonte]

Boa noite Raphael !

Obrigado, novamente, pelo elogio. Não sou fotógrafo profissional. Na minha página tenho alguns links externos com fotos. Poderia dizer que sou um amador avançado. Desde os 10 anos que eu aperto o botão de uma câmera e olha que tenho filhos mais velhos que você (He... He... He... ).
Quanto aos mapas (.svg) preciso aprender a lidar ele... chego lá. Tenho facilidade em .jpg (e outros) há muitos anos trabalho neles! Posso aqui no Wikipédia criar uma página (minha) com as fotos postadas (carregadas)? Seria na minha própria página uma galeria? (gallery...etc)
Ou um link? Se for um link, como direcionar e iniciar esta página?
Obrigado pela ajuda! Reynaldo --REFON 02:33, 30 Abril 2006 (UTC)


Jeremoabo-BA[editar código-fonte]

Olá Rafael, gostaria de saber como seria possível retirar o link(Jeremoabo-BA) da exclusão, pois está com um anúncio logo no início da página que ela será removida em breve, faço esse apelo, visto que o link está completo de informações. Ficarei grato com qualquer informação. Rômulo Reis

Projeto Subdivisões[editar código-fonte]

Prezado Rafael, pude notar pelo índice geral da wk:pt uma lista de microrregiões que já existem na wikipédia, no entanto com denominação diferente do padrão estabelecido no projeto. Poderia redicionar todas elas para o padrão do projeto? Movê-las para novos artigos? Eduardoferreira 14:58, 30 Abril 2006 (UTC)