INTERFATEC

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
INTERFATEC
INTERFATEC
Logotipo oficial da competição.
Dados gerais
Organização LAF - Liga Atlética das Fatec
Edições 14 (5 últimas edições com a divisão em Série Ouro e Série Prata)
Local de disputa São Paulo
 Brasil
Número de equipes 8 na Série Ouro e mais de 12 na Série Prata
Sistema Pontuação por modalidade
Divisões
Série Ouro (primeira divisão) e Série Prata (segunda divisão)
Edição atual
editar

INTERFATEC é um torneio de jogos esportivos entre as Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo, as FATECs, e nos anos de 2010 e 2011 foi chamado de INTERTEC.[1] Segue com modelo de competição semelhante a outros Jogos Universitários como InterUnesp e JUCA. Aconteceu semestralmente entre o segundo semestre de 2005 até o segundo semestre de 2007 e desde 2010 é realizado anualmente. A cada evento é escolhido uma cidade sede para a competição que é disputada preferencialmente em um fim de semana com feriado prolongado e, desde que ficou anual, é disputada no mês de outubro ou novembro. Além das competições esportivas, também são organizadas festas temáticas durante as noites para maior integração entre os alunos das unidades participantes. O evento tem potencial para se tornar um dos maiores Jogos Universitários do país, pois atualmente existem 68 unidades espalhadas em 62 municípios do estado de São Paulo,[2] com mais de 80 mil alunos em 73 cursos de graduação tecnológica.[3] Os jogos são organizados pela LAF, Liga Atlética das Fatecs, junto com as entidades estudantis das FATECs, principalmente as Associações Atléticas Acadêmicas (A.A.A.).[4] Atualmente a LAF organiza também os jogos Metropolitanos e os Festivais Intermodalidades, outras competições entre as FATECs.

História[editar | editar código-fonte]

 A origem.[editar | editar código-fonte]

Os primeiros jogos aconteceram no final do século passado, quando eram ministradas aulas de Educação Física para todos os cursos das FATECs. Os eventos eram organizados pelos próprios professores dessa disciplina, e a última competição ocorreu em 1996. As FATECs São Paulo, Santos, Taquaritinga, Americana, Jaú e Ourinhos sediaram alguns desses torneios. Os títulos desses eventos não são contabilizados por falta de fontes com os dados dos campeões.[5] 

O primeiro retorno – Os jogos do Século XXI[editar | editar código-fonte]

No primeiro semestre de 2005, alunos da FATEC Botucatu e da FATEC Santos marcaram jogos amistosos na cidade de Santos durante um fim de semana. Eles discutiram sobre a volta do INTERFATEC e continuaram essa conversa no congresso do DCE UNESP-FATEC, que ocorreu no mesmo ano. No congresso os alunos da FATEC Praia Grande e da FATEC Santos decidiram voltar com o torneio, iniciando as tratativas com os alunos das outras FATECs. Os alunos de três unidades apresentaram projetos para sediar o evento: Praia Grande, Santos e Taquaritinga, mas Santos retirou seu projeto para apoiar o de Praia Grande, a qual foi escolhida. Como Praia Grande havia sediado os Jogos Regionais de 2005,[6] mostrou que possuía estrutura esportiva para organizar o evento fatecano. Outro ponto importante foi o fator atrativo de ser na praia. A cidade foi escolhida para essa edição de retorno do INTERFATEC, entre os dias 12 e 15 de novembro de 2005.[7]

Os participantes ficaram hospedados na própria FATEC de Praia Grande e os jogos foram realizados em alguns ginásios da cidade, na praia e na quadra da escola que fica ao lado da faculdade. Foram disputadas provas de futsal, futebol de praia, vôlei, vôlei de areia, futevôlei, basquete, handebol, xadrez e tênis de mesa entre 19 FATECs.[7] Ao término do torneio o título geral da competição foi divido entre as delegações de Jaú e Taquaritinga, pois ficaram empatadas em pontos.[8] Os jogos eram organizados pelos representantes de cada delegação das FATECs, chamados de Delegados e juntos formavam a LAF, Liga Atlética das FATECs. 

Primeira grande rivalidade[editar | editar código-fonte]

O evento passou a ser realizado semestralmente e no primeiro semestre de 2006 os alunos da FATEC de Botucatu organizaram, através de uma empresa contratada, os jogos em Avaré. A edição ocorreu entre os dias 21 e 23 de abril e a Fatec São Paulo se consagrou campeã. No segundo semestre, entre os dias 12 e 15 de outubro, foi a vez de Taquaritinga sediar o evento e se consagrou a primeira FATEC bi-campeã geral do evento. No ano de 2007 os eventos ocorreram nas cidades de Americana e Indaiatuba, respectivamente entre os dias 28 de abril e 1 de maio e entre 15 e 18 de novembro.[9] A Fatec de São Paulo ganhou o título geral nas duas competições, se tornando tri-campeã. Nessas cinco edições foi criada uma rivalidade entre as Atléticas da FATEC de Taquaritinga e de São Paulo, sempre disputando o título geral. 

A Interrupção[editar | editar código-fonte]

Em 2008 o evento estava planejado para ocorrer em Santos, mas foi cancelado por falta de inscritos, inviabilizando o financiamento dos jogos. Mesmo assim o prédio da FATEC em Santos foi liberado para que os alunos que se planejaram para o evento pudessem ficar hospedados na faculdade e aproveitar a praia. Houve muita depredação ao prédio da faculdade durante a estadia dos alunos e por isso o Centro Paula Souza (CEETEPS), autarquia do Governo do Estado de São Paulo responsável pelas FATECs,[10] não autorizou que o evento fosse realizado novamente.[11] No ano de 2009 iniciou as tratativas para realizar o INTERFATEC na cidade de Taquaritinga, no feriado de 21 de abril, mas acabou não se concretizando. 

O segundo retorno – jogos anuais e festas durante o ano[editar | editar código-fonte]

Somente no ano de 2010 é que o evento voltou a ser disputado. Os alunos da FATEC Botucatu apresentaram a empresa Ativa, que estava organizando jogos universitários na cidade de Botucatu,[12] para organizar um novo evento que recebeu o nome de InterTec, Jogos Universitários da Tecnologia, por causa da proibição do CEETEPS em realizar o INTERFATEC. Barra Bonita seria a cidade sede, mas foi alterada para Botucatu e os jogos foram disputados entre os dias 13 e 15 de novembro por aproximadamente 450 alunos de 20 FATECs . Em 2011 o evento seguiu os mesmos moldes do ano anterior e foi realizado em Garça entre os dias 12 e 15 de novembro.[13] Nesses dois anos a FATEC de São Paulo foi campeã geral se tornando penta-campeã do evento, com quatro títulos seguidos. Em 2010 a vice foi Taquaritinga, revivendo a grande rivalidade, porém em 2011 não conseguiu participar como delegação e o vice campeonato ficou com a FATEC Carapicuíba. Houve uma queda de público no evento em Garça, não atingindo o número ideal de participantes para o evento provocando um pouco de pessimismo entre os organizadores. 

Após o evento de 2010 os participantes gostaram tanto do clima dos jogos que decidiram fazer uma festa Pós INTERFATEC. A festa foi organizada pelos alunos da FATEC Jundiaí no fim de semana do dia 4 de dezembro. Em 2011 aconteceram 4 Pré INTERs: no mês de janeiro em Itanhaem organizado pelos alunos da FATEC de Praia Grande, no mês de março em Sorocaba, em maio foi em Jaú e em agosto foi a vez de Itapetininga. Nos anos seguintes foram organizados outros Prés e Pós INTERs, mantendo próximos os alunos de unidades distintas. 

Em 2012 os delegados, alunos que representam sua delegação, resolveram trocar a empresa organizadora e entrar em contato com o CEETEPS para autorizar a volta do uso do nome original, INTERFATEC. A nova empresa escolhida foi a Global Esportes,[14] que aconselhou os delegados a criar uma Liga Atlética de todas as FATECs para uma melhor organização do evento. As reuniões para organizar os jogos com a empresa contratada eram feitas com todos os delegados que pudessem comparecer, reunindo muitas pessoas, pois a cada evento novas FATECs queriam participar, e as reuniões se tornavam mais demoradas e muitas vezes ineficientes. Os delegados acataram a sugestão e resolveram criar esse grupo centralizado e elegeram em uma reunião uma diretoria para continuar as tratativas finais do evento de 2012 com a empresa. O nome usado foi o mesmo já utilizado antigamente, LAF, Liga Atlética das Fatecs. O evento ocorreu na cidade de Rio Claro entre os dias 2 e 4 de novembro[15] e a FATEC de Carapicuíba encerrou a sequência de títulos da FATEC São Paulo, se tornando campeã geral. O público superou as expectativas, tendo mais de 720 participantes de 25 unidades, um recorde de participantes que durou até 2017, e mesmo com problemas de alojamento e praças esportivas o evento foi bem organizado esportivamente.

O renascimento da LAF e a nova rivalidade confirmada [editar | editar código-fonte]

Primeira assembleia da LAF onde a primeira diretoria foi eleita pelos delegados representantes discentes das Fatecs filiadas.

Em janeiro de 2013 houve a assembleia geral para a fundação oficial da LAF, sendo eleita a primeira diretoria oficial, mantendo os membros provisórios de 2012. Foi escolhida uma Fênix como símbolo, em referência ao renascimento da Liga e com a recriação da LAF a organização melhorou com reuniões mais freqüentes da diretoria e com maior planejamento. Um novo regulamento esportivo foi criado e houve discussões sobre a criação de divisões pelo auto número de FATECs participantes, mas não foi aceita pela maioria dos Delegados. Foi escolhido um sistema de módulos, onde as FATECs participantes foram separadas em dois módulos, e o campeão de cada modalidade em seu módulo enfrentava o campeão do outro. O sistema tinha o objetivo de minimizar os batimentos de horários entre equipes da mesma delegação. O evento ocorreu na cidade de Itapetininga entre os dias 15 e 17 de novembro, organizada pela LAF em conjunto com uma empresa local.[16] A FATEC de São Paulo voltou a ser campeã e Carapicuíba ficou em vice, assim reafirmando a rivalidade entre as duas unidades, que disputaram praticamente sozinhas os títulos das últimas três edições.

A divisão em séries e o retorno do título ao interior [editar | editar código-fonte]

Em janeiro de 2014 houve a assembleia geral da LAF, onde nenhum membro quis tentar se reeleger e uma diretoria, completamente nova, foi eleita. Durante o início de 2014 não houve reuniões entre a nova diretoria da LAF e os delegados das FATECs o que ocasionou desconfiança nos delegados. Nesse ano não teve feriados prolongados em outubro e novembro,[17] dificultando a organização do INTERFATEC. Pela demora em definir os detalhes do evento a Atlética da FATEC São Paulo decidiu não participar dos jogos. Com a desistência da Hexacampeã e o anúncio do evento ser em Sorocaba, próximo da capital e de muitas FATECs do interior, as outras unidades sentiram que era a oportunidade de brigarem por título geral e Carapicuíba tinha grande chances de se tornar bi-campeã.

Pela primeira vez a competição foi divida em primeira divisão, chamada de Série Ouro, contendo oito FATECs, e segunda divisão, a Série Prata, com o restante das participantes. O principal objetivo foi deixar os jogos mais competitivos e adequar melhor às tabelas que a cada ano havia mais FATECs participantes. O INTERFATEC ocorreu nos dias 15 e 16 de novembro e por ter sido disputado em apenas 2 dias não foi possível ter competições de atletismo. A Atlética da FATEC Sorocaba conseguiu o título inédito da Série Ouro com 173 pontos, 64 a frente de Carapicuíba, que ficou na vice liderança, e 70 de Americana que ficou em terceira.[4] Com o título inédito de Sorocaba, a esperança das outras unidades em também conquistar o título geral da competição nos próximos anos aumentou. O campeão da primeira edição da Série Prata foi a FATEC Ipiranga (da cidade de São Paulo). O evento teve uma boa organização esportiva, mas o público foi abaixo do esperado. Em janeiro de 2015 uma nova diretoria da LAF foi eleita mantendo-se alguns membros da diretoria anterior, inclusive o presidente. 

A liga metropolitana e novo número de participantes na série ouro [editar | editar código-fonte]

A nova LAF inicia o ano mais ativa e cria a Liga Metropolitana, competição disputada na Grande São Paulo entre as FATECs, principalmente entre as unidades da região, porém outras poderiam participar como a FATEC de Jundiaí, que tem participado desde a primeira edição. A organização do INTERFATEC decidiu aumentar o número de participantes da Série Ouro para doze e abriu a oportunidade das melhores colocadas na Série Prata do ano anterior, que não haviam subido para a Série Ouro, para subirem desde que assumisses o compromisso de levar mais pessoas ao evento. Como muitas sabiam que não conseguiriam levar mais pessoas preferiram continuar na Série Prata, o que abriu oportunidade para as FATECs rebaixadas, Barueri e Zona Leste (da cidade de São Paulo), e da FATEC de São Paulo (Bom Retiro), que não havia participado dos jogos de 2014, participarem da Série Ouro, o que ocasionou muita polêmica e revolta de outras Atléticas.

O INTERFATEC foi realizado na cidade de Sertãozinho,[18] entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro. Com mais tempo de competição houve a volta do atletismo, além da inclusão do futebol de campo e do tênis de quadra. Atendendo as expectativas, o evento foi muito disputado, havendo quatro FATECs brigando pelo título, ponto a ponto: São Paulo, Carapicuíba, Sorocaba e Barueri. A Atlética da FATEC de São Paulo conseguiu seu sétimo título geral conquistando 167 pontos, Carapicuíba novamente foi vice campeã com 158 pontos e Sorocaba terminou em terceiro com 152 pontos, sendo o ano com a disputa mais acirrada desde a volta dos jogos.[19] A campeã da Série Prata foi a FATEC de Jaú, a segunda colocada foi a FATEC de Santos e a terceira foi a FATEC Praia Grande. Jaú se tornou a primeira delegação em possuir título da série principal e da divisão de acesso.

Os festivais intermodalidades e de volta a Itapetininga [editar | editar código-fonte]

Na nova eleição da LAF, a diretoria manteve alguns membros enquanto outros foram renovados novamente. A nova diretoria aperfeiçoou a Liga Metropolitana e também criou o Festival Intermodalidades, que são competições como o INTERFATEC, mas disputado em apenas um fim de semana, com menos participantes e menos modalidades. O intuito foi tentar deixar os times das FATECs de todo o estado ativos durante o ano todo, se preparando para o evento principal que é o INTERFATEC. A primeira edição do Festival ocorreu em Praia Grande, nos dias 12 e 13 de março e a Atlética de Santos conseguiu o título geral da competição. Nos dias 21 e 22 de maio aconteceu a segunda edição do Festival, dessa vez na cidade de Americana. A Atlética da FATEC Piracicaba se consagrou campeã geral nessa edição.[20]

O INTERFATEC voltou a ser disputado na cidade de Itapetininga, do dia 11 ao dia 15 de novembro de 2016.[21][22] Foi gerada uma expectativa de uma competição mais acirrada, pois além das 4 FATECs que disputaram a ponta da Série Ouro em 2015, era esperado outras viessem fortes para a disputa como: FATEC Santos, por ter subido bem da Série Prata e ter conquistado o primeiro Festival Intermodalidades, a FATEC de Piracicaba como surpresa, após o título do segundo Festival Intermodalidades, a tradicional FATEC de Jaú, campeã da última Série Prata e da primeira edição do INTERFATEC, e ainda a FATEC da casa, Itapetininga, que desde sua estreia na competição esteve entre as cinco melhores e em casa esperavam times mais fortes do que o comum, como fez Sorocaba em 2014. Ao final da competição a FATEC de Carapicuíba consagrou-se bi-campeã deixando em segundo a FATEC de São Paulo (Bom Retiro) e em terceiro a FATEC de Itapetininga. A FATEC de Osasco conseguiu o acesso a Série Ouro com o título da Série Prata e a vice campeã foi a FATEC de Jundiaí. 

Novas campeãs[editar | editar código-fonte]

O ano de 2017 inicia com uma nova diretoria da LAF eleita. Mais uma edição da Liga Metropolitana foi organizada e o terceiro Festival Intermodalidades aconteceu nos dias 29 e 30 de julho na cidade de Sorocaba e a FATEC local mais uma vez mostrou sua força em casa levando o título geral da competição,[23][24] se tornando assim a única FATEC que obteve tanto o título geral da Série Ouro como do Festival Intermodalidade. A novidade do ano foi a criação de mais uma competição,  o torneio de Futsal Sports.Pan LAF, realizado no segundo semestre entre equipes masculinas e femininas. O INTERFATEC foi realizado na cidade de Itu, entre os dias 2 e 5 de novembro.[25][26] A Série Ouro voltou a ser disputada apenas por oito delegações. A delegação de Barueri se torna campeã da série Ouro pela primeira vez deixando em segunda Sorocaba e terceira Carapicuíba. A campeã da série Prata foi a dona da casa, Itu, e junto com ela subiu para a série principal a Fatec de Guarulhos. Tatuapé e Itapetininga foram as delegações que caíram para a Prata. Nos últimos quatro anos de disputa houve 8 diferentes campeãs somando a Série Ouro com a Prata, sendo que 5 delas foram o primeiro título geral. Isso mostra que a disputa para o título geral tem ficado cada vez mais acirrada.

Boa parte da diretoria da LAF se manteve em 2018, porém durante o ano a gestão entregou a diretoria e os delegados elegeram uma nova diretoria. Itu foi novamente escolhida como cidade para o evento no ano de 2018.[27] A cidade junto com Itapetininga são as que mais sediaram o evento, sendo duas edições para cada. Com o título da Série Prata de 2017 a FATEC sede disputou a Série Ouro em 2018. Foi a terceira vez que isso ocorre desde a criação das séries, sendo as outras vezes em 2014 e 2016, em Sorocaba e Itapetininga, respectivamente. Com a desistência da delegação de Carapicuíba, Tatuapé voltou para a Série Ouro. O título da Série Ouro foi disputado principalmente por três delegações e Barueri conseguiu o bi campeonato por dois pontos de diferença da segunda colocada, São Paulo. Em terceiro ficou Sorocaba e as duas delegações que caíram para a Série Prata foram Santos e Osasco. Barueri se torna a quarta FATEC que conseguiu mais de um título na divisão principal. Já na Série Prata Itapetinga consegue o título inédito com 57 pontos a frente da segunda colocada Jundiaí. Jaú novamente ficou com a terceira posição, permanecendo mais um ano na Série Prata. Pelo quinto ano consecutivo o campeão da Série Prata foi inédito.

Em 2019 o Evento foi realizado pela primeira vez na cidade de Santa Rita do Passa Quatro[28] por uma nova diretoria da LAF. A delegação de São Paulo ganhou seu oitavo título da Série Ouro, assim se isolando ainda mais como a maior detentora de títulos da Série Ouro. A segunda e terceira colocação ficaram com as delegações de Barueri e Itapetininga respectivamente. Com o título da Série Prata a delegação de Ipiranga se tornou a primeira a ter dois títulos dessa divisão. A outra delegação que obteve o acesso a Série Ouro foi a de Osasco. As delegações de Sorocaba e Itu foram as que caíram para a Série Prata.

Organização [editar | editar código-fonte]

O evento é organizado pela LAF, Liga Atlética das Fatecs, em conjunto com os alunos das FATECs, sendo representados pelas entidades estudantis, principalmente as Associações Atléticas Acadêmicas (A.A.A.).[4] Outras unidades estudantis também presentes são os Diretórios Acadêmicos (D.A.) e os Centros Adadêmicos (C.A.). No início do ano, a diretoria eleita da LAF abre o cadastro dos representantes de cada unidade. Cada FATEC, por meio de sua entidade estudantil, indica três representantes, que são chamados de Delegados, sendo um titular e dois suplentes. Caso a FATEC não possua nenhuma entidade representativa na unidade, os alunos podem criar uma votação interna para eleger três interessados que serão indicados para ser os Delegados da unidade.

Durante o ano acontecem reuniões entre os membros da diretoria da LAF para a organização do INTERFATEC e também das outras competições, como a Liga Metropolitana e os Festivais Intermodalidades. Também acontecem reuniões da Diretoria com os Delegados. As reuniões podem ser presenciais ou via programas de comunicação por internet e além das reuniões, os organizadores mantém contato o ano todo por e-mails, mensagens via aplicativos e grupos em redes sociais. A LAF e os Delegados fazem orçamentos de empresas que organizam jogos e festas para escolherem a melhor proposta para o INTERFATEC e tentam até o meio do ano anunciar o evento com a definição da empresa organizadora, cidade sede e atrações das festas. Também é discutido, nas reuniões, mudanças de regulamentos e inclusão ou retirada de modalidades.

Modalidades[editar | editar código-fonte]

Atualmente são disputadas 10 modalidades esportivas, sendo 9 divididas em masculinas e femininas, e o xadrez é disputado como absoluto. As modalidades com divisão entre masculino e feminino são: atletismo, basquete, futsal, handebol, natação, tênis de mesa, truco, vôlei e vôlei de praia. O atletismo masculino conta com as provas de 100m, 400m, 800m, 5000m e revezamento 4x100m rasos. Já a categoria feminina conta com as provas de 100m, 400m, 800m e revezamento 4x100m rasos. A natação masculina conta com as provas de 4x50m livre, 50m borboleta, 50m costas, 50m livre, 50m, peito e 4x50m medley. A categoria feminina conta com 4x25m livre, 25m borboleta, 25m costas, 25m livre, 25m peito e 4x25m medley.

Para o quadro geral de pontuação o primeiro colocado na modalidade ganha 13 pontos, o segundo recebe 9, e os seguintes recebem 7, 5, 3, 2 e 1, para o sétimo colocado. Nas modalidades com disputa eliminatória, o terceiro lugar é a equipe que perde nas semifinais para a equipe que se torna campeã. A mesma lógica é usada para definir do 5º ao 7º lugar. Para o atletismo masculino é feito um quadro geral próprio com suas provas e ao final de todas as provas a delegação com melhor pontuação nesse quadro próprio recebe os 13 pontos para o quadro geral do INTERFATEC, o segunda delegação melhor pontuada recebe 9 pontos e assim por diante. A mesma lógica é feita com o atletismo feminino, a natação masculina e a natação feminina.

Referências

  1. «Jogos Universitários de Tecnologia (InterTEC)». www.fatecourinhos.edu.br. Consultado em 28 de outubro de 2017 [ligação inativa]
  2. «Centro Paula Souza - Localização das Fatecs». www.portal.cps.sp.gov.br. Consultado em 28 de outubro de 2017 
  3. «Centro Paula Souza - Cursos Superiores de Tecnologia». www.portal.cps.sp.gov.br. Consultado em 28 de outubro de 2017 
  4. a b c «A Fatec Sorocaba é campeã geral nos jogos Interfatec 2014». www.fatecsorocaba.edu.br. Consultado em 28 de outubro de 2017 
  5. «Informações do Interfatec». INTERFATEC. Consultado em 1 de novembro de 2012. Arquivado do original em 13 de agosto de 2013 
  6. Frutuoso, Alex (6 de julho de 2005). «Jogos Regionais de Praia Grande - 2005». Prefeitura de Praia Grande. Consultado em 27 de outubro de 2018 
  7. a b «UNIVERSITÁRIO - Jaú prepara equipe para ir aos Jogos InterFatecs - Comércio do Jahu». Comércio do Jahu. 3 de novembro de 2005 
  8. «Mercedes faz festa com forró universitário e MPB - Comércio do Jahu». Comércio do Jahu. 17 de novembro de 2005 
  9. «5ª Interfatec leva esporte e cultura para Indaiatuba no Feriado». Centro Paula Souza. 14 de novembro de 2007. Consultado em 28 de outubro de 2017 
  10. «Sobre o Centro Paula Souza». Centro Paula Souza. Consultado em 16 de dezembro de 2018 
  11. interfatec2008 (27 de maio de 2008), Vândalismo na Fatec Santos, consultado em 28 de outubro de 2017 
  12. «Jogos Universitários de Botucatu reverterão alimentos para Fundo Social». Prefeitura municipal de Botucatu. Consultado em 28 de outubro de 2017 
  13. Garça, Jornal Comarca de. «Garça recebe a Intertec durante o feriado prolongado | Jornal Comarca de Garça». Jornal Comarca de Garça. Consultado em 28 de outubro de 2017. Arquivado do original em 12 de novembro de 2017 
  14. Esportes, Global. «Interfatec 2012». agenciaglobalesportes.com.br. Consultado em 28 de outubro de 2017 
  15. «Oitava edição da Interfatec começa nesta sexta, 2». Centro Paula Souza. 1 de novembro de 2012. Consultado em 28 de outubro de 2017 
  16. www.pontojovemnet.com.br, Ponto Jovem Net 2.0 -. «INTERFATEC ITAPETININGA 2013 - Portal Ponto Jovem Net - Descubra os melhores lugares!» 
  17. «Veja a lista de feriados nacionais e pontos facultativos de 2014». Brasil. 6 de janeiro de 2014 
  18. «Lei Ordinária 5880 2015 de Sertãozinho SP». leismunicipais.com.br. Consultado em 28 de outubro de 2017 
  19. «A FATEC SOROCABA É A 3ª COLOCADA NOS JOGOS INTERFATEC 2015». Faculdade de Tecnologia de Sorocaba - FATEC José Crespo Gonzales. Consultado em 28 de outubro de 2017 
  20. «Alunos da Fatec de Piracicaba vencem torneio e voltam com ouro e prata para casa - PIRANOT». www.piranot.com.br. Consultado em 28 de outubro de 2017 
  21. «Itapetininga recebe mais uma edição dos Jogos InterFatec». globoesporte. Consultado em 28 de outubro de 2017 
  22. aojunioro (3 de setembro de 2016). «InterFatec 2016 reunirá atletas em dez práticas daqui a 2 meses». O Progresso de Tatuí. Consultado em 16 de dezembro de 2018 
  23. «Festival Intermodalidades 2017 | Makolada.com». Makolada.com. Consultado em 28 de outubro de 2017. Arquivado do original em 7 de novembro de 2017 
  24. «Atlética FATEC SR disputa torneio intermodalidades neste fim de semana - Correio do Interior». Correio do Interior. 26 de julho de 2017. Consultado em 28 de outubro de 2017. Arquivado do original em 7 de novembro de 2017 
  25. «InterFatec 2017 – Itu Itu Estância Turística de Itu – Cidade Gigante». www.borasair.com.br. Consultado em 28 de outubro de 2017 
  26. «INTERFATEC 2017 - Acompanhe a programação dos Jogos». Fatec Itu. 1 de novembro de 2017. Consultado em 11 de novembro de 2017 
  27. «Inter Fatec 2018». Fatec Itu. 8 de novembro de 2018. Consultado em 16 de dezembro de 2018 
  28. «Santa Rita recebe mais uma competição esportiva entre estudantes neste feriado». Prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro. 14 de novembro de 2019. Consultado em 11 de abril de 2020  |nome1= sem |sobrenome1= em Authors list (ajuda)