Usuário(a):Assmastersite/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Brunete Fraccaroli
Nome completo Brunete Fraccaroli
Nascimento 15 de maio de 1954 (69 anos)
São Paulo, SP
Residência São Paulo, Brasil
Nacionalidade brasileira
Ocupação
Período de atividade
Página oficial
brunetefraccaroli.com.br

Brunete Fraccaroli (São Paulo, 15 de maio de 1954) é uma arquiteta e designer brasileira.

Sobre[editar | editar código-fonte]

Brunete Fraccaroli, é uma arquiteta e socialite brasileira, considerada uma das mais importantes na história de arquitetura e design de interiores moderno e contemporâneo. Ela é conhecida mundialmente como “a arquiteta colorida”, é requisitada para projetos residenciais e comerciais, assim como mostras e exposições da área. Seus trabalhos podem ser conferidos em todo o Brasil e também em cidades do exterior como Milão, Punta Del Este, Nova York, New Orleans e Miami. Além de arquiteta, Brunete administra a fábrica de sua família.

Vida pessoal e profissional[editar | editar código-fonte]

Filha de Bruno e Munira Fraccaroli, Brunete Fraccaroli nasceu em São Paulo, mas possui cidadania italiana, estudou no colégio Dante Alighieri, formou-se em Arquitetura e Urbanismo, Administração de empresas e fotografia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo. Anos mais tarde cursou paisagismo pela Universidade de São Paulo (USP), e fez pós-graduação de arquitetura e administração hospitalar em South Baltimore General Hospital. Itaú [1] Panamericana[2]


Brunete Fraccaroli ao lado de Ruy Ohtake
Brunete Fraccaroli ao lado de Ruy Ohtake

Em 1975 ela fez estágio com o Ruy Ohtake que durou por quatro anos, foi ele quem a incentivou ir para área de design de interiores, na qual ela possui grande destaque hoje em dia.

Em 1976, ela iniciou sua participação em congressos. Em 1985 abriu seu escritório no qual só trabalhava mulheres. Em 1990, Brunete passou a integrar a diretoria da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), onde em 2003 tornou-se presidente da associação e de 2006 até o momento, participa do conselho deliberativo da ABD.

Brunete Fraccaroli é uma das arquitetas que mais participou de edições da Casacor[3], uma das maiores mostras de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. Participou da mostra em Brasília, Curitiba, São Paulo e Punta Del Este. Ela também participou de outras mostras, como: Casa Trio,Casa Boa Mesa, Casa Entretenimento e Casa Office. Sua ousadia garante reconhecimento na imprensa especializada em todo o mundo, a arquiteta aparece constantemente em publicações de revistas da arquitetura, decoração, livros[4], periódicos especiais e também em entrevistas para programas de tv. Brunete Fraccaroli atualmente é divorciada, tem uma filha, adora cachorros da raça maltês e reside em São Paulo.

Projetos famosos[editar | editar código-fonte]

Brunete Fraccaroli possui muitos projetos que ficaram famosos. No entanto, alguns deles têm maior destaque, inclusive por serem recebedores de prêmios, como:

Jardim em Vidro para o Espaço Deca de 1999, citado no Jornal The New York Times que conquistou o prêmio CREA de Belo Horizonte, além de 1º lugar no Prêmio Espaço D e outras premiações nacionais e internacionais.

'Espaço Garagem em Vidro para a mostra Casacor de 2001, projetada em homenagem ao seu pai, admirador de carros, esse projeto recebeu o prêmio Solutia Design Awards em 2002.

Glass Store que fez juntamente com ao arquiteto espanhol Santiago Calatrava esse projeto recebeu o Solutia Design Awards em 2003.

O Escritório de Brunete Fraccaroli[editar | editar código-fonte]

Seu escritório de Arquitetura e Interiores está localizado no Jardim Paulista, bairro nobre da capital paulistana, Brunete aposta em uma equipe inovadora de jovens promissores no mercado. Sempre buscando transmitir bem-estar, conforto e segurança para seus profissionais. O escritório da renomada arquiteta ocupa a planta inteira do pavimento de um prédio, apresenta forte impacto visual, visto que tanto as paredes, como, os móveis apresentam acabamento colorido.

Famosos e grandes empresários que a contrataram para projetos[editar | editar código-fonte]


Adriane Galisteu
Amaury Jr.
Ana Maria Diniz
Eliana
Hebe Camargo
Lu Alckmin
Luciano Callega
Luciano Huck
Otávio Mesquita
Val Marchiori

Na TV[editar | editar código-fonte]

Mulheres Ricas
Mulheres Ricas

Brunete Fraccaroli foi convidada para diversas entrevistas ao longo de sua carreira e também foi convidada para compor o elenco da primeira temporada do reality show, “Mulheres Ricas” em 2012, transmitido na época pela TV Bandeirantes. Durante o reality show Brunete Fraccaroli esteve ao lado de Débora Rodrigues, Lydia Sayeg, Narcisa Tamborindeguy e Val Marchiori.

Empresas e Edifícios que a contrataram para projetos[editar | editar código-fonte]

Cyrela Lopes Avon Cosméticos Sala de Ginástica e Vestiário Diretoria da Duratex


Homenagens de Destaque[editar | editar código-fonte]

Brunete Fraccaroli fez o projeto Casa das Bonecas na Casacor de 2010. Em 2011 a Mattel Brasil fez a Barbie Arquiteta em homenagem a Brunete Fraccaroli. Cosentino fez parceria com Brunete Fraccaroli, criando a cor Acqua Fraccaroli, na qual Brunete usou na Casacor de 2015. Casacor fez uma homenagem a Brunete Fraccaroli por ter diversas participações no evento.


Projetos[editar | editar código-fonte]


2016 - «Casinha Sissi». Consultado em 17 de novembro de 2022  - Casa Cor
2015 - «Acqua que te quero Água». Consultado em 17 de novembro de 2022  - Casa Cor
2014 - «Meu mundo em chocolate». Consultado em 17 de novembro de 2022  - Casa Cor
2011 - «Casa Container - Casa Cor». Consultado em 17 de novembro de 2022  - Casa Cor
2010 - «Coleção Shefield Plate». Consultado em 17 de novembro de 2022  - Casa Cor

Citação em Revistas[editar | editar código-fonte]

  • CASACOR SÃO PAULO 2016 - Página: capa + 104
  • CASACOR SÃO PAULO 2015 - Página: capa + 99 a 101
  • CASACOR SÃO PAULO 2022 - Edição carbono zero Página: 80 a 83
  • Brasil arquitetos decoradores paisagistas - Edição 1 - Editora: Victoria Books Página: 115 a 132
  • 60 Artistas & Arquitetos, 2008 - Edição 1 Editora: Magma Página: 176 a 179
  • Decor Year Book Brasil Anuário - Volume XVI Editorial: Decor Books Página: 116 a 125
  • Anuário Brasileiro dos Designers de Interiores 1992-1993 Editora: Grupo G&A Página: 72 a 87
  • Decor Book Coleções - Cozinhas - Volume 2 Editorial: G&A Editorial Página: 24 a 27


Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira». Brunete Fraccaroli Itaú Cultural. Consultado em 17 de novembro de 2022 
  2. «Expo Panamericana de artes - Brunete Fraccaroli». Panamericana de Artes. Consultado em 27 de novembro de 2022 
  3. «Brunete Fraccaroli na CasaCor». Mostra CASACOR. Consultado em 11 de agosto de 2022 
  4. FRACCAROLI, Brunete (2013), Habitar, Trabalhar, Imaginar, Inovar, Brilhar, ISBN 978-8599742624 1ª ed. , São Paulo: Editora Décor