Usuário(a):Clara C./2005 Fevereiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
ARQUIVO
2005
Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Boas vindas[editar | editar código-fonte]

Bem-vindo(a) à Wikipédia, Clara C.!

A Wikipédia é uma enciclopédia em mais de 250 línguas que surgiu em 2001 e é fruto do trabalho voluntário de milhares de colaboradores como você.

Erros comuns na Wikipédia

Seja audaz! Não tenha receio de cometer erros: isso é normal. Todas as modificações que fizer serão assistidas pelos usuários mais experientes que poderão corrigir seus eventuais erros. Não se ofenda com essas intervenções, nem com as chamadas de atenção que receber. Destinam-se apenas a ajudá-lo(a) a compreender o modo de funcionamento da Wikipédia. Siga o conselho dos editores mais experientes e, sempre que não entender alguma coisa, não hesite em perguntar. Ainda que a Wikipédia seja produto de um trabalho complexo, feito por milhares de usuários, sua filosofia pode ser resumida em poucas palavras: "Não hesite em melhorá-la!"

Princípios fundadores

Os editores trabalham em harmonia, respeitando as diferenças e administrando divergências por meio do diálogo construtivo. Nas suas edições, tenha em mente que a Wikipédia é uma enciclopédia, pelo que é necessário manter um ponto de vista neutro e fornecer informação que possa ser verificada e confirmada. Para além disso, todo o conteúdo deve estar em conformidade com a nossa licença de utilização livre (GFDL). O nosso programa de tutoria poderá ajudá-lo a ambientar-se e a conhecer os editores mais experientes. Dê particular atenção à construção da sua página de usuário, falando um pouco sobre si e sobre os seus interesses particulares.

Normas de conduta

Esta é sua página de discussão. Para deixar uma mensagem a um wikipedista, escreva na página de discussão dele. No decorrer de uma discussão, assine no fim de suas mensagens, usando quatro tiles (~~~~) ou o botão presente no alto da janela de edição. No entanto, não assine nos artigos quando os editar, já que todas as modificações são registradas no histórico dele com indicação do autor. Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato com a Wikipédia.
Leituras recomendadas
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprenda a editar passo-a-passo
Wikipedia:Políticas e recomendações Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros a evitar
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação usuais
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde tirar suas dúvidas
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer suas experiências
Welcome to the Portuguese edition of Wikipedia. If you have trouble understanding Portuguese, please consider using Babel so we are aware of your difficulties.
Todo o indispensável... para começar a editar: não deixe de ler. Desejo-lhe uma boa estada na Wikipédia!--gaf 23:25, 13 Fev 2005 (UTC)

Partidos[editar | editar código-fonte]

Em primeiro lugar, agradecemos o empenho que você tem tido nos artigos sobre os partidos. Gostaria que você notasse, porém, que a Categoria:Partidos extintos do Brasil se refere apenas aos partidos efetivamente fora de atividade. Creio que o PDC e o PTB, por exemplo, possam estar na categoria principal (Categoria:Partidos políticos brasileiros). --gaf discus 00:59, 19 Fev 2005 (UTC)

Eu não sei se respondo aqui ou na tua página de discussão. É a primeira mensagem que recebo! Também não sei como assinar… Clara C. Bom… Vai assim mesmo. Acontece que estou engatinhando ainda na Wikipedia e não havia categorizado nenhum deles, quando percebi que você começou a fazê-lo. Obrigada! Aí passei a seguir o teu modelo. Não sei se a minha opinião pode ser levada em conta com relação a qual categoria devem pertencer estes partidos. O que se deve notar é que eles foram extintos e refundados muitos anos depois. Clara C.

Para assinar, digite 4 tils (~~~~). E se responder na página do utilizador que enviou a mensagem (gaf discus) ele será notificado, tal como você foi. Basta clicar no nome do utilizador, e dirigir-se à página de discussão do mesmo. Bom trabalho! -- Nuno Tavares 01:44, 19 Fev 2005 (UTC)

Olá! Novamente, parabéns pelas contribuições na área de partidos políticos. Quanto aos partidos comunistas, eu criei uma página de desambiguação em Partido Comunista (note que ela se refere a qualquer partido com tal nome, seja do Brasil ou de fora). Pelo visto precisaremos criar mais uma desambiguação (a respeito do Partido Comunista original, a dissidência e o refundado). Dê uma olhada e faça as alterações necessárias. PS: para criar uma página de desambiguação, digite a expressão "{{desambiguação}}" no começo da página.--gaf discus 18:43, 19 Fev 2005 (UTC)

Desculpe-me… acho que me expressei mal. A página de desambiguação funciona como que um índice de homônimos. No caso do estribo, poderia existir uma página chamada estribo (que seria a própria página de desambiguação), da qual surgiriam estribo (osso) e estribo (cavalaria). Não é a única alternativa, veja por exemplo as páginas Arquitetura e Arquitetura (desambiguação).--gaf discus 19:20, 19 Fev 2005 (UTC)
Obrigado pelas boas vindas. Estou querendo iniciar um projeto de documentação política do Brasil *atual*. Não é um projeto histórico, mas mais um acompanhamento com biografia dos atuais membros do executivo e legislativo Brasileiro. Acho que dá para criar uma fonte valiosa para as próximas eleições brasileiras (2006). Como sou novo na Wikipedia, qualquer dica é válida. Bernardo Carvalho 13:46, 13 Abr 2005 (UTC)
Valeu o toque. Já li bastante sobre a Wikipedia, mas Salvar a Página quando eu quero apenas fazer um preview é um erro que eu cometo mais vezes do que gostaria de admitir (até na Wikipedia-en :-) ). Bernardo Carvalho 14:08, 13 Abr 2005 (UTC)

Luís Fernando Veríssimo[editar | editar código-fonte]

Oi, qual a sua fonte que afirma que o nome é Luís Fernando Veríssimo? --E2m 01:36, 24 Fev 2005 (UTC)

Pois não é bom confiar na wikipédia. Tentei resolver esse problema do nome dos dois faz um tempo e não consegui; mais pesquisa é necessária. --E2m 03:46, 24 Fev 2005 (UTC)
Não, basta criar algum redirecionamento. Como o que está em Luis Fernando Verissimo. --E2m 04:11, 24 Fev 2005 (UTC)
Basta mover os artigos. Ao lado da aba história, em cima do artigo que deve ter seu nome alterado, há uma aba mover. Clique nela e siga a instruções. --E2m 04:22, 24 Fev 2005 (UTC)

Sim, por isso você vai mover o artigo Luís Fernando Veríssimo para Luis Fernando Verissimo. Vamos lá, tente! Como devo chamá-la? Clara C. mesmo? --E2m 04:33, 24 Fev 2005 (UTC)

(Risos) Meus colegas me chamam de e2m, você vai ter de se acostumar, Lúcia. Se houver qualquer outra dúvida, não hesite em perguntar. --E2m 04:46, 24 Fev 2005 (UTC)

Desambiguação[editar | editar código-fonte]

Acho que o município deveria ficar na página principal. Não acho que um distrito deva retirá-lo da página principal. --E2m

Os que você citou estão bem, mas Brasilândia não. Vou arrumar. --E2m 17:27, 24 Fev 2005 (UTC)

Assim, quando houver uma cidade e um distrito com o mesmo nome, fica a cidade no artigo principal. Distritos não são conhecidos como cidades. Então, Brasilândia é o artigo sobre a cidade. Brasilândia (desambiguação) guarda a desambiguação. Brasilândia (distrito de São Paulo), ao artigo sobre o distrito. Entendeu? --E2m 18:16, 24 Fev 2005 (UTC)

Dê uma olhada em Wikipedia:Desambiguação. Lá há mais instruções. --E2m 20:09, 24 Fev 2005 (UTC)

distritos x bairros[editar | editar código-fonte]

Olá, queria alertá-lo para a existência da predefinição {{esboço-geobr}}, específica para artigos sobre a geografia do Brasil. Assim será mais fácil encontrar esboços por tema. Por favor, utilize-a! -- Nuno Tavares 21:46, 25 Fev 2005 (UTC)

Existe sim! Quando se pretende fazer alterações em massa (seguindo um padrão, que é o caso), pode requisistar a ajuda da Coordenação robótica — existe robots para fazer isso. Para já, oficialize o pedido na página de discussão do NTBot, aqui, dizendo exactamente o pretende. Entretanto vou fazer uma lista das suas contribuições. Bom trabalho! -- Nuno Tavares 22:40, 25 Fev 2005 (UTC)

Ok, a lista que tenho (o melhor que consegui) está aqui. Queira editá-la e transferi-la para a página dos pedidos do robot. Vou ver isso das categorias, dê-me uns minutos. -- Nuno Tavares 23:09, 25 Fev 2005 (UTC)

Clara C., estive a ver a questão das categorias. Pelo que entendi, o seu problema é que Categoria:São Paulo (e derivadas, i.e., Categoria:Distritos de São Paulo e Categoria:Bairros de São Paulo) estão subordinadas a Categoria:Estados do Brasil, é isso? Não se preocupe com isso, o processo de recolocação é apenas de uma edição simples, basta recategorizar essas duas subordinadas, criando outra, por exemplo, Categoria:Cidade de São Paulo e subordinando-as a esta última. Para tal, faria sentido MOVER Categoria:São Paulo para Categoria:Estado de São Paulo, pois o nome pode gerar confusão.
Pode fazê-lo, mas não creio que, para já, seja necessário. É consigo! Como vai essa lista dos artigos a alterar? Bom trabalho!.. -- Nuno Tavares 23:39, 25 Fev 2005 (UTC)

Vi a lista sim, mas só reparei agora na sua mensagem. No entanto o bot já está a alterar as páginas há algum tempo, vamos esperar. Quando estiver concluído deixo mensagem. Já agora, talvez lhe dê jeito participar no WikiProjecto Subdivisões do Brasil :) -- Nuno Tavares 00:27, 26 Fev 2005 (UTC)


Clara C., deixaram uma mensagem na minha página, embora eu não tenha nada a ver com o assunto. Talvez lhe seja útil. Transcrição (original):

Caro Nuno,

Com relação às divisões existentes no Brasil, só como lembrete saliento a validade e a importância da página do IBGE - SIDRA (Banco de Dados Integrados), que em sua subdivisão Território relaciona todas as unidades dos diversos níveis de divisões legalmente existentes no país. Observo também que, nem sempre, os bairros relacionados nas diversas páginas (sobretudo nas subdivisões da cidade de São Paulo) correspondem de fato a bairros conhecidos da população, mas sim denominações de loteamentos que ainda figuram nas diversas plantas editadas por empresas particulares que editam guias da cidade.

Obrigado Tulio Amaro

Perdão, esqueci assinar. -- Nuno Tavares 01:25, 26 Fev 2005 (UTC)


Cara Clara C., o bot já passou os artigos todos. Bom trabalho! -- Nuno Tavares 03:19, 26 Fev 2005 (UTC)

Clara C., calma, não estava a colocar em causa o seu trabalho! Eu apenas transcrevi a mensagem pois creio que o autor (Tulio Amaro) observou o NTBot a efectuar as alterações que me pediste e pensou que fosse eu. Seja como for, não há maneira de discutir o assunto com ele, pois não estava registado, apenas assinou. Honestamente, nem li a mensagem com atenção eheheh :)
Com que então São Paulo? ;) Curioso, tenho uma viagem a SP agendada para meados deste ano! E já sei onde mora e tudo ahahah. Brincadeira! Tenha cuidado com as informações… Bom Trabalho! -- Nuno Tavares 17:18, 26 Fev 2005 (UTC)

Ahahah, Cícerone (oops, não tem)? Dava jeito! Ouvi dizer que vocês têm férias em Janeiro/Fevereio :> Olha eu a apressar a viagem ahahahah! -- Nuno Tavares 17:46, 26 Fev 2005 (UTC)

Cicerone[editar | editar código-fonte]

Caríssima Clara C., queira transportar a sua última edição (Cicerone) para Cicerone, já constitui um {{mínimo}}. Mas aproveite para falar um pouco da mitologia, pois Cicerone tem muito que se lhe diga (risos).

Aqui (Portugal) quem vem de férias do Natal não precisa de férias em Fevereiro :( Ou assim diz/pensa o governo… Quanto a SP, vamos lá ver se acerto no "férias sempre", para depois poder ajudar aí com a questão "distritos x bairros" (mais risos). Abraço, -- Nuno Tavares 18:09, 26 Fev 2005 (UTC)

São Paulo[editar | editar código-fonte]

Olá Clara C.! Vamos por partes,

  • Pacaembu (bairro de São Paulo): sinceramente, eu preferia que a desambiguação fosse feita com Pacaembu (bairro) (excepto se for previsível a existência de outro bairro), ou Pacaembu (São Paulo) (excepto se existisse também, p.e., o município ou distrito de São Paulo). O critério é apenas o da extensáo do título da página). Para já, deixei ficar como sugeriu: transportei para lá as imagens, como me pediu. Sendo assim, Pacaembu deveria ficar, NMO (na minha opinião), com o conteúdo mais abrangente geograficamente, com uma nota {{ver desambiguação}} na primeira linha - penso que seja município.
  • Vila Romana, muito bom artigo :) Como disse "onde vivo actualmente", posso esperar mais artigos sobre bairros paulistas (dos outros, previamente)? :) E já agora, umas fotos de Vila Romana não ficavam nada mal! :)
  • Quanto à nota para o bot, assunto que até está relacionado com o que disse no ponto primeiro: pelo que percebi, a Clara C. moveu alguns artigos cujo nome era "XXX (São Paulo)" para "XXX (bairro de São Paulo)" é isso? NMO, era desnecessário, a menos que exista um outro "XXX" que seja também, p.e., distrito (de São Paulo, claro). No caso de não haver, seria explicitado no texto que "XXX é um bairro de SP" além da categorização "Categoria:Bairros de São Paulo". Não sei se me fiz entender: desambiguar no título apenas quando necessário. O resultado será, portanto:
  • XXX (o mais geograficamente abrangente, com nota de desambiguação)
  • XXX (desambiguação), com a lista de todos os XXX
  • XXX (bairro), também com a nota de desambiguação, categorizado em bairros de SP. Seria "(bairro de São Paulo" apenas se existisse (no seu mundo de conhecimento) outro XXX que pudesse ser também bairro (por exemplo do RJ.
  • etc. para outros XXX.

Ufa, desculpe a extensão! Quanto à eliminação dos redirects, é um processo talvez demasiado burocrático (se a lista for extensa) que mereça a pena resolver — terá que ser manual. Tem uma lista que eu possa ver? A serem removidos, não poderiam existir afluentes (para os redirects) pelo que as antigas ligações teriam que ser substituídas (pelo que percebi já foi feito, certo?).

Finalmente, obrigado pela simpatia. No meio de tanta conversa técnica soube mesmo bem dar umas gargalhadas consigo. Não sabia que a wikipédia também tinha disto :) Um abraço português! -- Nuno Tavares 17:35, 27 Fev 2005 (UTC)


Distritos e bairros - Lembrete: Sumaré é bairro de São Paulo, e não distrito. E já que você comentou que mora atualmente na Vila Romana (onde vivi durante 30 anos), pergunto se você já encontrou alguém que diga que mora no Bairro da urbanizadora, nos Campos da Escolástica ou no Jardim Dom José, omes que aparecem nos guias da cidade, mas que na verdade não correspondem a bairros propriamente ditos, e sim a puros loteamentos que surgiram onde hoje é o distrito de Perdizes. O comentário vale para todos os outros distritos.

obrigado

Tulio Amaro


Parece que o Tulio Amaro respondeu novamente. Ele podia-se registar e tentar discutir o assunto contigo, assim é difícil.

Tinha visto a tua mensagem sim, só que estou sempre a fazer várias coisas ao mesmo tempo eheheh e perdi-me. Curioso, é que agora estava a olhar para a tua página e tu colocaste novo aviso na minha hahah. Bom… concordo com o E2m sim, e parece que tu percebeste o que queríamos dizer. Parece-me que tens aí bastante trabalho, para apenas uma cidade! :)

De momento estou um pouco ocupado noutras páginas (tenho 10 páginas abertas na wikipedia..), se precisares mesmo da minha ajuda, explica bem o que é para fazer que vou lá assim que possa. Quanto mais automática a tarefa melhor :) Quanto ao conflito não sei.. está-se a tornar uma página concorrida, penso eu eheheh -- Nuno Tavares 20:32, 27 Fev 2005 (UTC)

Eheheheh aquela mensagem que tu viste é uma predefinição! Nestas situações basta escrever {{subst:Bem vindo}} (e convém assinar), e aparece aquele texto todo! -- Nuno Tavares 04:05, 28 Fev 2005 (UTC)

Clara C., desculpa a ousadia, qual é a tua área profissional? -- Nuno Tavares 09:50, 28 Fev 2005 (UTC)

Eliminação rápida[editar | editar código-fonte]

É mesmo! E fui eu que o propus para eliminação rápida haha. Bom eu vou corrigir, obrigado pelo reparo, na altura não era administrador. Bom trabalho! -- Nuno Tavares 20:57, 27 Fev 2005 (UTC)

distrito x bairro[editar | editar código-fonte]

Iniciando uma troca de idéias

Clara C., como sou muito novato ainda, estou tentando entender algumas coisas aqui na Wikipédia. Uma delas é a diferença entre Distrito e Bairro. Qual seria a definição para organizar esta coisa?

outra coisinha… por que quando busco apenas por "São Miguel" não aparece o tópico São Miguel Paulista?

Ah! existe o distrito (ou bairro) de Lajeado em Sâo Paulo (que é parte de Guaianazes). Seria interessante algum tipo de foto de São Miguel (talvez um tópico separado sobre a velha igreja de São Miguel - a Capela dos Índios)

Ousadias e desambiguações[editar | editar código-fonte]

Eheheh, eu sou da área de informática! Um terrível técnico aborrecido ahah! A resposta à questão que me colocou… NMO, depende senso comum, embora geralmente se opte pelo nome da pessoa, com a respectiva nota de desambiguação. Há casos em que a página principal é a própria página de desambiguação, medida que eu não aprovo. As convenções para estas situações ainda não estão bem definidas. -- Nuno Tavares 10:16, 28 Fev 2005 (UTC)

Um exemplo disso é o que acabou de fazer com Mercado. A palavra na página principal deve ter sempre um âmbito ou abrangência superior às restantes. Claro que sempre é um conceito relativo, mas temo-nos safado eheh -- Nuno Tavares 10:22, 28 Fev 2005 (UTC)

Clara C., aproveito para salientar que, caso não se tenha apercebido, existem várias votações e discussões da comunidade em curso. Convido-a a participar, sempre serve de pausa e para participar activamente nos assuntos da wikipedia. Eu uso a página das Especial:Recentchanges como centro de operações, mas há outras.. -- Nuno Tavares 10:26, 28 Fev 2005 (UTC)

Sampa ahahah! Não fosse o contexto, eu andava perdido na wikipedia à procura do significado eheh (já nem uso o google :P) É uma história comprida.. a ir, vou conhecer um ramo da família que descobrimos há relativamente pouco tempo. E como a viagem não é barata, quero aproveitar para conhecer bem a cidade (já sei que tem uma praia aí perto ;) eheh Hmmm, dou muito nas vistas que sou informático? Hey, mas eu tinha vida social (antes de chegar à wikipedia..) -- Nuno Tavares 10:29, 28 Fev 2005 (UTC)

Existem muitos Nuno Tavares no mundo, reparei nisso há uns meses… mas no google eu diferencio-me por "Nuno Tavares linux" eheheh. Eu tenho conta no Skype, mas não costumo usar. Nem sei se dei os dados correctos, tente ver Viseu ou Castelo Branco… adicione-me, já liguei o programa! -- Nuno Tavares 11:23, 28 Fev 2005 (UTC)

Por ser português, devia dizer Vila Moreira fica, o bairro para desambiguação ahah. É como quiseres, têm igual valor abrangente, penso eu. Talvez a desambiguação na página principal, mas seria de boa política resolver os afluentes ;). Vá lá, é só um! -- Nuno Tavares 13:23, 28 Fev 2005 (UTC)

Sim, pensei que fosses trabalhar no bairro. Se não vais fazer os artigos, não vale a pena desambiguar! -- Nuno Tavares 13:31, 28 Fev 2005 (UTC)

Clara C., é a 3a vez que tento escrever esta msg, a luz está sempre a falhar!
  • Artigos inactivos: não faço idéia a que te referes. Mas já que estás a organizar essa área, tens autonomia para tomares decisões. Se alguém se mostrar lesado, é de bom tom justificares as tuas alterações.
  • Cerqueira César (parque): Se está errado, corrige-se. Não é necessário avisar o Nero, mas talvez ele tenha algo para te dizer acerca do assunto.
  • Suposto erro ortográfico em {{subst:Bem vindo ip}}: não é erro ortográfico, provavelmente a predefinição foi feita por um PT-PT. Em português PT-PT o erro ortográfico será registrar-se. Vou dar um jeito nisso, embora inscrever não me pareça sugestível q.b.

-- Nuno Tavares 00:06, 1 Mar 2005 (UTC)