Usuário:Jilson Manuel/Abraham Lincoln

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Abraham Lincoln ( /ˈbrəhæm ˈlɪŋkən/; 12 de fevereiro de 1809 – 15 de abril de 1865) foi o 16 º Presidente dos Estados Unidos, servindo de Março de 1861 até seu assassinato em abril de 1865. Lincoln levou os Estados Unidos através de sua Guerra Civil—a sua guerra mais sangrenta e um evento, muitas vezes, considerado o seu maior morais, constitucionais, e a crise política.[1][2] ao fazer isso, ele preservou a União, aboliu a escravidão, fortaleceu o governo federal, e modernizou a economia.

Nasceu em Hodgenville, Kentucky, Lincoln cresceu na fronteira oeste , no estado de Kentucky e Indiana. Em grande parte autodidata, tornou-se um advogado, em Illinois, um líder do Partido Whig, e um membro da câmara dos Representantes de Illinois, onde atuou por doze anos. Eleito para a câmara dos Estados Unidos, Representantes em 1846, Lincoln promoveu uma rápida modernização da economia através dos bancos, tarifas e ferrovias. Porque ele tinha originalmente acordadas para não correr para um segundo mandato no Congresso, e por causa de sua oposição à Guerra Mexicano–Americana, era impopular entre Illinois eleitores, Lincoln voltou para a cidade de Springfield e retomou o sucesso de seu escritório de advocacia. Regressando a política em 1854, ele tornou-se um líder na construção do novo Partido Republicano, que tinha estadual maioria, em Illinois. Em 1858, durante a participar de uma série de muito divulgado debates com o seu adversário e rival, o Democrata Stephen A. Douglas, Lincoln falou contra a expansão da escravidão, mas perdeu a corrida para o Senado dos EUA para o Douglas.

Em 1860, Lincoln garantiu o Partido Republicano nomeação presidencial como um moderado, a partir de um balanço do estado. Embora ele ganhou muito pouco apoio na slaveholding estados do Sul, ele varreu o Norte e foi eleito presidente em 1860. Lincoln vitória solicitado sete sul escravo estados para formar os Estados Confederados da América , antes de ele se mudou para a Casa Branca - sem acordo ou reconciliação foi encontrado sobre a escravidão e a secessão. Posteriormente, em 12 de abril de 1861, um ataque Confederado em Fort Sumter inspirou o Norte para o entusiasmo abracem a União em uma declaração de guerra. Como o líder da facção moderada do Partido Republicano, Lincoln confrontado Republicanos Radicais, que exigiu mais duras tratamento do Sul, a Guerra Democratas, que pediu mais comprometimento, anti-guerra Democratas (chamado Copperheads), que o desprezava, e irreconciliáveis separatistas, que planejaram seu assassinato. Politicamente, Lincoln lutou por pitting seus adversários uns contra os outros, cuidadosamente planejada política de mecenato, e apelando para o povo Americano, com seu poder de oratória.[3] Seu discurso de Gettysburg se tornou um ícone endosso dos princípios do nacionalismo, o republicanismo, a igualdade de direitos, liberdade e democracia.

Lincoln inicialmente se concentrou em fazer o militar e político dimensões da guerra. Seu principal objetivo foi reunir a nação. Ele suspendeu o habeas corpus, levando o controverso ex parte Merryman decisão, e que desviou potencial Britânica na guerra acalmando o Trent Caso no final de 1861. Lincoln supervisionado de perto o esforço de guerra, especialmente na seleção dos melhores generais, incluindo o seu mais bem sucedido geral, Ulysses S. Grant. Ele também fez grandes decisões na União de estratégia de guerra, incluindo um bloqueio naval que desligar o Sul do comércio normal, move-se para assumir o controle de Kentucky e Tennessee, e usando canhoneiras para ganhar o controle do sul do rio de sistema. Lincoln tentou várias vezes para capturar a Confederação de capital em Richmond; cada vez que uma falha geral, Lincoln substituído outro, até que, finalmente, Conceder sucedido. À medida que a guerra progredia, o seu " complexo de movimentos para acabar com a escravidão incluiu a Proclamação de Emancipação de 1863; Lincoln usou o Exército dos estados unidos para proteger os escravos fugidos, incentivou os estados fronteiriços para proibir a escravidão, e empurrado através do Congresso a Décima terceira Emenda à Constituição dos Estados Unidos, que permanentemente proibida a escravidão.

Excepcionalmente astuto político profundamente envolvido com questões de poder em cada estado, Lincoln chegou a Guerra Democratas e gerir a sua própria campanha de reeleição no ano de 1864 eleição presidencial. Antecipando a guerra da conclusão, Lincoln empurrou uma visão moderada de Reconstrução, buscando reunir a nação rapidamente através de uma política generosa de reconciliação, em face dos remanescentes e amargo de divisão. Em 14 de abril de 1865, cinco dias após o dia 9 de abril de entrega da Confederação de comando general Robert E. Lee, Lincoln foi assassinado por John Wilkes Booth, um simpatizante da Confederação.

Lincoln tem sido consistentemente classificada tanto por estudiosos[4] e o público[5] como um dos três maiores presidentes dos EUA.

Família e infância[editar | editar código-fonte]

Início da vida e da família de ascendência[editar | editar código-fonte]

Abraham Lincoln nasceu a 12 de fevereiro de 1809, o segundo filho de Thomas e Nancy Hanks Lincoln, em um quarto de log cabin, no Naufrágio da Primavera Fazenda no Condado de Hardin, Kentucky[6] (agora LaRue Condado). Ele era descendente de Samuel Lincoln, que migraram a partir de Norfolk, Inglaterra, para Hingham, Massachusetts, em 1638. Samuel, neto e bisneto começaram a família ocidental da migração, que passou por Nova Jersey, Pensilvâniae Virgínia.[7][8] Lincoln paterna avô e homônimo, o Capitão Abraham Lincoln, a família mudou-se da Virgínia para Jefferson County, Kentucky , na década de 1780.[9] o Capitão Lincoln foi morto em um Indiano raid em 1786. Seus filhos, inclusive, de seis anos, Thomas, o futuro presidente do pai, testemunhou o ataque.[10][11] Após o assassinato de seu pai, Thomas foi para a esquerda para fazer seu próprio caminho na fronteira, trabalhando como vendedora em Kentucky e Tennessee, antes de estabelecer-se com membros de sua família Hardin County, Kentucky, no início de 1800.[12][13]

Lincoln mãe, Nancy, é amplamente considerado ter sido a filha de Lucy Hanks, embora nenhum registro de Nancy Hanks nascimento jamais foi encontrado.[14] de Acordo com William, a Liahona Lincoln livro A Descendência de Abraão Lincoln, Nancy era filha de José Hanks;[15] no entanto, o debate continua sobre se nasceu fora do casamento. Ainda um outro pesquisador, a Adin Baber, afirma que sua Mãe era filha de Abraão Hanks e Sarah Harper, de Virginia.[16] estes três genealogias, Baber é a única coerente com a Quaker nomeação tradição que Nancy Hanks deve ter usado em nomes de seus filhos. Consistente com Baber genealogia, Nancy nomeada sua filha mais velha, Sarah, depois de Sarah avó materna Sarah Harper, o filho mais velho de Abraão, depois de ambos os seus avôs Abraão Hanks, e o Capitão, Abraão Lincoln, e seu segundo filho, Thomas, depois que seu pai Thomas Lincoln.

Thomas Lincoln e Nancy Hanks casaram-se em 12 de junho de 1806, no Condado de Washington, e mudou-se para Elizabethtown, Kentucky, após o seu casamento.[17] Eles se tornaram os pais de três filhos: Sarah, nascido em 10 de fevereiro de 1807; Abraão, em 12 de fevereiro de 1809; e o outro filho, Thomas, que morreu na infância.[18] Thomas Lincoln comprados ou alugados várias fazendas no estado de Kentucky, incluindo o Afundamento Spring farm, onde Abraão nasceu; no entanto, um título de terra de litígios em breve forçado a Lincolns para mover.[19][20] Em 1811, a família mudou-se oito quilômetros ao norte, para Knob Creek Farm, onde Thomas adquiriu o título 230 acre(s)s (93 ha) de terra. Em 1815, o requerente em outra disputa de terras procurou para retirar a família da fazenda.[20] Do 816.5 hectares que Thomas realizada em Kentucky, ele perdeu tudo, mas 200 acre(s)s (81 ha) de sua terra no tribunal de litígios sobre títulos de propriedade.[21] Frustrado com a falta de segurança fornecida pelo Kentucky tribunais, Thomas vendeu o restante de terra que ele realizado em Kentucky, em 1814, e começou a planejar um movimento para Indiana, onde o processo de medição de terras era mais confiável e a capacidade de um indivíduo de manter títulos de terra era mais segura.[22]

Em 1816, a família mudou-se para o norte através do Rio Ohio para Indiana, uma licença gratuita, não slaveholding território, onde eles se estabeleceram em uma "floresta contínua"[23] no Furacão Township, Condado de Perry. (Sua terra no sul de Indiana tornaram-se parte de Spencer, no Condado de Indiana, quando o município foi criado em 1818.)[24][25] A fazenda está preservada como parte do Lincoln Infância National Memorial. Em 1860, Lincoln observou que a família de mudança para Indiana era "em parte por causa da escravidão"; mas principalmente devido a título de terra dificuldades em Kentucky.[21][26] Durante a família anos em Kentucky e Indiana, Thomas Lincoln trabalhou como agricultor, marceneiro e carpinteiro.[27] Ele era dono de fazendas, vários cidade lotes e pecuária, impostos pagos, sentou-se em júris, avaliados quintas, servido no país de escravos patrulhas, e guardavam os prisioneiros. Thomas e Nancy Lincoln também eram membros de um Batistas em Separado da igreja, que tinha restritiva e padrões morais contrário do álcool, da dança e de escravidão.[28] Dentro de um ano da família da chegada em Indiana, Thomas reivindicaram a propriedade de 160 acre(s)s (65 ha) de Indiana terra. Apesar de algumas dificuldades financeiras, ele finalmente conseguiu o título 80 acre(s)s (32 ha) de terra, no que ficou conhecido como o Little Pigeon Creek Comunidade no Condado de Spencer.[29] Antes da família se mudar para Illinois, no ano de 1830, Thomas tinha adquirido a um adicional de vinte hectares de terra ao lado de sua propriedade.[30]

A statue of young Lincoln sitting on a stump, holding a book open on his lap
O jovem Lincoln, na escultura, no Senn Park, Chicago.

Vários eventos familiares tiveram lugar durante Lincoln da juventude no estado de Indiana. No dia 5 de outubro de 1818, Nancy Lincoln morreu de leite de doença, deixando os onze anos, Sarah chefes de família, que incluía seu pai, de nove anos, Abraão, e Dennis Hanks, Nancy dezenove anos de idade, órfão de um primo.[31] Em 2 de dezembro de 1819, Lincoln pai casou-se com Sarah "Sally" Bush Johnston, uma viúva de Elizabethtown, Kentucky, com três filhos.[32] Abraão tornou-se muito perto de sua madrasta, a quem ele se refere como "Mãe".[33][34] quem sabia Lincoln como um adolescente, mais tarde ele ser muito perturbado por sua irmã Sarah morte em 20 de janeiro de 1828, ao dar a luz a um natimorto filho.[35][36]

Como um jovem, Lincoln não gostava de o trabalho associado com a vida na fronteira. Alguns de seus vizinhos e membros da família pensou por um momento que ele era preguiçoso para toda a sua "leitura, rabiscar, escrever, cifra, escrever Poesia, etc.",[37][38][39] e deve ter feito isso para evitar o trabalho manual. A sua madrasta também reconheceu que não gostam de "trabalho físico", mas gostava de ler.[40] Lincoln foi em grande parte autodidata. Sua educação formal a partir de vários professores itinerantes intermitente, com o agregado de que podem ter atingido menos de um ano; no entanto, ele era um ávido leitor e mantidas ao longo da vida interesse em aprender.[41][42] a Família, vizinhos e colegas de escola de Lincoln juventude lembrou que ele leu e releu a Bíblia King James, das Fábulas de Esopo, Bunyan's O Peregrino, Defoe's Robinson Crusoe, Weems da Vida de Washingtone Franklin's Autobiografia, entre outros.[43][44][45][46]

Como ele cresceu em sua adolescência, Lincoln tomou a responsabilidade para as tarefas que se esperam dele como um dos meninos da casa. Ele também cumpriu com o habitual obrigação de um filho dando seu pai todos os rendimentos do trabalho feito fora de casa até a idade de vinte e um.[47] Abraão tornou-se adepto usando um machado. De altura para a idade dele, Lincoln também foi forte e atlético.[48] Ele obteve uma reputação para a brawn e audácia depois de um competitivo jogo de luta com o renomado líder de um grupo de bandidos conhecido como o "Clary Grove meninos".[49]

No início de Março de 1830, temendo um leite de doença surto ao longo do Rio Ohio, Lincoln família mudou-se para oeste de Illinois, um não-slaveholding estado. Eles se estabeleceram em um site, no Condado de Macon, Illinois, 10 milhas (16 km) a oeste de Decatur.[50][51] os Historiadores discordam sobre quem iniciou o movimento.[52] Depois que a família mudou-se para o estado de Illinois, Abraão tornou-se cada vez mais distante de seu pai,[53] , em parte por causa de seu pai, a falta de educação, e, ocasionalmente, emprestou-lhe o dinheiro.[54] Em 1831, como Thomas e outros membros da família está preparada para passar para um novo homestead em Coles County, Illinois, Abraão era velho o suficiente para fazer suas próprias decisões e bateu por conta própria.[55] Viajar até o Rio Sangamon, ele acabou na aldeia de New Salem , no Condado de Sangamon.[56] mais Tarde, naquela primavera, Denton Offutt, uma Nova Salem comerciante, contratado Lincoln e alguns amigos para tomar os bens por flatboat de Nova Salem para Nova Orleans através de Sangamon, Illinois, e rios Mississippi. Depois de chegar em Nova Orleans—e testemunhando a escravidão em primeira mão—Lincoln voltou para New Salem, onde permaneceu durante os próximos seis anos.[57][58]

Casamento e filhos[editar | editar código-fonte]

Lincoln, o primeiro interesse romântico foi Ann Rutledge, a quem conheceu quando ele se mudou para New Salem; em 1835, eles estavam em um relacionamento, mas não formalmente envolvidos. Ela morreu com a idade de 22 a 25 de agosto de 1835, provavelmente de febre tifóide.[59] No início da década de 1830, ele conheceu Maria Owens, do Kentucky, quando ela estava visitando sua irmã.[60]

No final de 1836, Lincoln acordado para um encontro com Maria se ela voltou para New Salem. Maria voltou em novembro de 1836, e Lincoln cortejou por um tempo; porém, ambos tinham segunda pensamentos a respeito de seu relacionamento. Em 16 de agosto de 1837, Lincoln escreveu a Maria uma carta sugerindo que ele não iria culpá-la se ela terminou o relacionamento. Ela nunca respondeu e o namoro terminou.[60]

Em 1840, Lincoln tornou-se noivo de Mary Todd, que era de uma rica escravo-holding da família em Lexington, Kentucky.[61] Eles se reuniam em Springfield, Illinois, em dezembro de 1839[62] e foram contratados no mês de dezembro seguinte.[63] Um casamento ajustado para 1 de janeiro de 1841, foi cancelada quando os dois romperam o noivado em Lincoln da iniciativa.[62][64] mais tarde, Eles se reuniram novamente em uma festa e se casaram em 4 de novembro de 1842, em Springfield, na mansão de Maria, a irmã casada.[65] Enquanto se preparava para as núpcias e a sensação de ansiedade, Lincoln, quando perguntei onde ele estava indo, respondeu: "Para o inferno, eu suponho."[66] Em 1844, o casal comprou uma casa em Springfield, perto de Lincoln ao escritório de advocacia. Mary Todd Lincoln sustentava a casa, muitas vezes com a ajuda de um parente ou diarista menina.[67]

9-10 de Maio, 1860, de Illinois, Estado Republicano Convenção foi realizada em Decatur.[68] Lincoln seguidores organizou uma campanha da equipe liderada por David Davis, Norman Judd, Leonard Swett, e Jesse DuBois, e Lincoln recebeu sua primeira aprovação para concorrer à presidência.[69] Explorando a embelezado lenda de seu fronteira dias com o seu pai (limpando a terra e a divisão cerca de trilhos com um machado), Lincoln torcedores adotaram o rótulo de "O Trilho do Candidato".[70] Em 1860, Lincoln descreveu a si mesmo : "eu sou uma altura de seis metros, de quatro polegadas, quase; magras de carne, pesando, em média, cento e oitenta libras; tez escura, com grossas de cabelo preto, e olhos cinzentos." Seus biógrafos acrescentou que tinha um:

References[editar | editar código-fonte]

  1. William A. Pencak (2009). Encyclopedia of the Veteran in America. [S.l.]: ABC-CLIO. p. 222. ISBN 978-0-313-08759-2 
  2. Paul Finkelman; Stephen E. Gottlieb (2009). Toward a Usable Past: Liberty Under State Constitutions. [S.l.]: U of Georgia Press. p. 388. ISBN 978-0-8203-3496-7 
  3. Randall (1947), pp. 65–87.
  4. "Ranking Our Presidents".
  5. "Americans Say Reagan Is the Greatest President".
  6. Donald (1996), pp. 20–22.
  7. Louis A. Warren (1991). Lincoln's Youth: Indiana Years, Seven to Twenty-One, 1816–1830. Indianapolis: Indiana Historical Society. pp. 3–4. ISBN 0-87195-063-4 
  8. Donald (1996), p. 20.
  9. Warren, p. 4.
  10. Michael Burlingame (2008). Abraham Lincoln: A Life. I. Baltimore, MD: Johns Hopkins University Press. pp. 1–2. ISBN 978-0-8018-8993-6 
  11. White, pp. 12–13.
  12. Warren, p. 5.
  13. Donald (1996), p. 21.
  14. William E. Bartelt (2008). There I Grew Up: Remembering Abraham Lincoln's Indiana Youth. Indianapolis: Indiana Historical Society Press. p. 79. ISBN 978-0-87195-263-9 
  15. Lincoln, Eilliam Ensign (1909). The Ancestry of Abraham Lincoln. Boston: Houghton Mifflin Co. p. 85 
  16. Adin Baber (2004). The Hanks Family of Virginia and Westward: a genealogical record from the early 1600s, including charts of families in Arkansas, the Carolina, Georgia, Illinois, Indiana, Iowa, Kentucky, Missouri, Oklahoma, Ohio, Pennsylvania, Texas, and west to the Pacific Ocean and beyond. Carpenterina, CA: Nancy Baber McNeil. p. 154. ISBN 0-87062-334-6 
  17. Warren, p. 9.
  18. Warren, p. 9–10.
  19. Bartelt, p. 14.
  20. a b Warren, p. 12.
  21. a b Sandburg (1926), p. 20.
  22. Warren, p. 13.
  23. Warren, p. 26.
  24. Warren, p. 16 and 43.
  25. Bartelt, p. 3, 5, and 16.
  26. Donald (1996), p. 23–24.
  27. Bartelt, p. 34 and 156.
  28. Donald (1996), pp. 22–24.
  29. Bartelt, p. 24 and 104.
  30. Bartelt, p. 25 and 71.
  31. Bartelt, p. 22–23, and 77.
  32. Bartelt, p. 23 and 83.
  33. Donald (1996), pp. 26–27.
  34. Bartelt, p. 10.
  35. Donald (1996), p. 20, 30–33.
  36. Bartelt, p. 37.
  37. William Lee Miller (2002). Lincoln's Virtues: An Ethical Biography Vintage Books ed. New York: Random House/Vintage Books. p. 31. ISBN 0-375-40158-X 
  38. White, pp. 25, 31, and 47.
  39. Donald (1996), p. 33.
  40. Bartelt, p. 66.
  41. Bartelt, p. 10 and 33.
  42. James H. Madison (2014). Hoosiers: A New History of Indiana. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press and Indiana Historical Society Press. p. 110. ISBN 978-0-253-01308-8 
  43. Donald (1996), pp. 29–31, 38–43
  44. Merrill D. Peterson (1995). Lincoln in American Memory. [S.l.]: Oxford U.P. p. 110. ISBN 978-0-19-988002-7 
  45. Bartelt, p. 118, 143, and 148.
  46. Warren, p. xix, 30, 46, and 48.
  47. Donald (1996), pp. 30–33.
  48. Warren, p. 134–35.
  49. Donald (1996), p. 41.
  50. Donald (1996), p. 36.
  51. Bartelt, p. 41 and 63.
  52. Bartelt, p. 38–40.
  53. Bartelt, p. 71.
  54. Donald (1996), p. 28 and 152.
  55. Stephen B. Oates (1994). With Malice Toward None: The Life of Abraham Lincoln. New York: HarperPerennial. pp. 15–17. ISBN 978-0-06-092471-3 
  56. Thomas (2008), pp. 23–53
  57. Sandburg (1926), pp. 22–23.
  58. Donald (1996), p. 38.
  59. Donald (1996), pp. 55–58.
  60. a b Donald (1996), pp. 67–69; Thomas (2008), pp. 56–57, 69–70.
  61. Lamb, p. 43.
  62. a b Sandburg (1926), pp. 46–48.
  63. Donald (1996), p. 86.
  64. Donald (1996), p. 87.
  65. Sandburg (1926), pp. 50–51.
  66. Donald (1996), p. 93.
  67. Baker, p. 142.
  68. Donald (1996), p. 244.
  69. Oates, pp. 175–176.
  70. Donald (1996), p. 245.

[[Categoria:Nascidos em 1809]] [[Categoria:Mortos em 1865]] [[Categoria:Abraham Lincoln]] [[Categoria:Anglo-americanos]] [[Categoria:Chefes de Estado assassinados]] [[Categoria:Republicanos do Illinois]] [[Categoria:Membros da Câmara de Representantes de Illinois]] [[Categoria:Presidentes dos Estados Unidos]]