Usuário(a):ZnashBR/The World Is Not Enough (música)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"The World Is Not Enough"
Garbage-the world is not enough cover.jpg
Single de Garbage
do álbum The World Is Not Enough
Lado A "The World Is Not Enough"

(1999)

Lado B "Ice Bandits"
Lançamento 4 de Outubro de 1999 (1999-10-04)
Formato(s)
  • CD
  • Fita cassete
Gravação Junho–Agosto de 1999;
Gênero(s)
  • Eletrônica
  • Sinfônica
Duração 3:57
Gravadora(s) Radioactive
Composição
Produção
  • Garbage
  • David Arnold
Cronologia de singles de Garbage
"You Look So Fine"

(1999)

"Androgyny"

(2001)

Predefinição:Extra chronology

"The World Is Not Enough" é a canção-tema do homônimo de 1999, filme do James Bond, realizado pela banda de rock alternativo Garbage. A canção foi escrita pelo compositor David Arnold (que também fez o filme) e o letrista Don Black, anteriormente responsável por quatro outras músicas do James Bond, e foi produzido por Garbage e Arnold. "The World Is Not Enough" foi composta no estilo das músicas do título da série, em contraste com o pós-modernos de produção e de gênero-hopping dos dois primeiros álbuns de Garbage. O grupo gravou a maior parte de "The World Is Not Enough", enquanto em turnê pela Europa em suporte de seu álbum, Versão 2.0, telefonando para o Arnold já que ele registrou a orquestra de apoio quando estava em Londres antes de viajar para a Inglaterra. Garbage  terminou de gravar e mixar a música no Armoury Studios no Canadá. As letras refletem o enredo do filme (contada a partir do ponto de vista do antagonista Elektra King), com temas como domínio do mundo e sedução.

A música e a sua trilha sonora que o acompanha foram lançados internacionalmente por Radioactive Records, quando o filme estreou mundialmente no final de novembro de 1999. "The World Is Not Enough" foi elogiado pela crítica; alcançou o top quarenta de dez singles charts e está no top dez de quatro. Ele foi incluído na compilação do James Bond O Melhor de Bond... James Bond e álbum de melhores hits do Garbage, Absolute Garbage.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Fundo[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 1998, Michael G. Wilson e Barbara Broccoli, os proprietários do Eon Productions e produtores de longa data de filmes de James Bond, escolheu a David Arnold para compor a trilha sonora para o décimo nono filme de James Bond (agendado para lançamento em novembro do ano seguinte).[1] Arnold compôs a trilha para o Tomorrow Never Dies, o filme anterior, e supervisionou a gravação de Shaken and Stirred: The David Arnold James Bond Project  (um álbum de covers gravados por artistas contemporâneos, incluindo Pulp Aimee Mann e David McAlmont). Arnold e a equipe de produção do filme queriam um início de rascunho da música para então elementos de sua melodia poderiam ser incorporados á principal trilha. O diretor Michael Apted pensou que o uso de "Nobody Does It Better" como um tema de romance em The Spy Who Loved Me ficaria muito eficaz, e ele queria Arnold para usar isso como um ponto de referência.[2]

Composição[editar | editar código-fonte]

Arnold queria uma música-tema casando com o "clássica música do Bond" com a música eletrônica que viria a influenciar a maior parte de suas trilhas. Uma orquestra seria necessária, como o público espera elementos tradicionais de um filme de james Bond, e sem eles, The World Is Not Enough poderia ser visto como um genérico filme de ação. A obtenção do equilíbrio correto pode ser um "cálice envenenado", uma vez que os resultados podem parecer muito ou muito pouco como um tema de Bond.[3] Arnold colaborou com o compositor Don Black na música. Black, com 30 anos de experiência em escrever temas de Bond, escreveu a letra para "Thunderball", de Tom Jones, "Diamonds Are Forever", de Shirley Bassey,  "The Man with the Golden Gun", de Lulu, e tema dos créditos finais, "'Surrender",  de Tomorrow Never Ends.[4] Arnold e Black se reuniu várias vezes para discutir a letra de "The World Is Not Enough", também colaborando por telefone, fax e e-mail. de Acordo com Arnold, ele "enfiadas alguns la-las juntas, e, de repente, a música veio a vida". Até o final de 1998, ele e Black terminou a música e a letra, exceto pela Bridge (um secção contrastante de cerca de oito barras).

As letras são do ponto de vista de Elektra King, a Bond girl revelada como o cérebro do esquema do vilão. Seus temas fundamentais, como são a sedução e dominação, descrita por Arnold como "um punho de aço em uma luva de veludo. Ele acena com o seu dedo torto." Black acrescentou que, embora a letra reflete o enredo do filme, eles foram como "claro, tudo sobre a dominação do mundo" e "muito mais pessoal e intenso", evocando uma "balada e dramática" de humor.[5] Uma linha de diálogo no filme, "não há sentido em viver se você não pode se sentir vivo," foi incluído em suas letras.

Até a primeira semana de janeiro de 1999, Arnold concluíu o contorno da canção e fez um sintetizador-organizado demo de gravação em seu estúdio de gravação. Ele jogou a demo para Wilson, Brócolis e Apted, que foram "extremamente satisfeito" com os resultados. Arnold agente , em seguida, apresentou a demonstração para a MGM executivos em Los Angeles, que inicialmente não gostava dele porque ele era uma balada e que espera uma maisritmo da música. MGM perguntou Arnold para reescrever um três-nota sequência considerado muito semelhante a um motivo anteriores de Bond temas.Erro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Fogerty v. MGM Group Holdings Corp Inc MGM Eon». United States Court of Appeals for the Sixth Circuit. 3 de agosto de 2004. Consultado em 24 de setembro de 2006. Arquivado do original em 22 de julho de 2011 
  2. Michael Apted (2000). The World Is Not Enough DVD Commentary (DVD). MGM Home Video. I made it clear to [Arnold] the sort of tone I needed for the song. We wanted something romantic and haunting. I was insistent that we got a rough draft of the song out soon enough so that it could be incorporated into the score. I remembered how effective that was in The Spy Who Loved Me; they were able to use the song, "Nobody Does It Better" as a love theme throughout the film. 
  3. David Arnold (2003). The World Is Not Enough DVD Commentary: Pete Lauritson, David Arnold & Vic Armstrong (DVD). MGM Home Video 
  4. «Chronology». Don Black official website. Consultado em 23 de julho de 2011 
  5. «It's Official: Garbage lands song». IanFleming.org. Consultado em 19 de setembro de 2006. Arquivado do original em September 27, 2007  Verifique data em: |arquivodata= (ajuda)

[[Categoria:Singles de 1999]] [[Categoria:Canções de 1999]]