Usuário:DAR7/Testes/Linguística/Verbo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Verbo é a palavra pela qual, na oração é exprimida a representação de um fato (ação, estado, fenômeno) no tempo. Dessa forma, em "Deyvid edita na Wikipédia", "O coelhinho estava muito brincalhão", "Doeu muito o meu pé esses dias", em edita é exprimida uma ação (a de editar), estava um estado (o de estar muito brincalhão) e doeu um fenômeno da saúde física da pessoa (o de doer muito o pé). Os verbos, nas classes gramaticais, são opostos ao nomes, porque são indicadores de processos, sejam eles, ações, estado ou mudança de estado. Seu significação é de essência dinâmica: são referentes ao que é passado nos seres.

Os verbos incluem-se dentre a variação de palavras porque eles flexionam número, pessoa, modo, tempo e voz. Como as outras palavras de variação, dois números são admitidos pelo verbo: o singular e o plural. Um verbo é conjugado no singular quando é referente a um único indivíduo ou objeto (Eu estudei a geografia, a demografia e a economia do Maranhão) e no plural quando o sujeito são várias pessoas ou coisas (Nós estudamos a geografia, a demografia e a economia do Paraná).

As três pessoas verbais se relacionam em direção à pessoa gramatical pela qual é servida de sujeito. Dessa forma, a primeira é o falante correspondente aos pronomes eu (singular) e nós (plural), a segunda é o interlocutor correntes aos pronomes tu (singular) e vós (plural) e a terceira é aquela pessoa que não é falante nem interlocutor e é correspondente aos pronomes ele, ela (singular) e eles, elas (plural).

Número Pessoas
3x
Singular eu estudo tu estudas ele (ela) estuda
Plural nós estudamos vós estudais eles (elas) estudam

Os modos são as formas tomadas pelo verbo para que seja indicada a atitude — certeza, mando, dúvida, súplica — da pessoa falante no que diz respeito ao fato enunciado. São três os modos verbais da língua portuguesa: indicativo, subjuntivo e imperativo.

Definição[editar | editar código-fonte]

Um verbo é uma palavra que exprime ações, estado, mudança de estado e fenômenos meteorológicos, sempre em determinado tempo.[1]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A palavra verbo vem do latim verbum, que significa palavra.

Visão geral[editar | editar código-fonte]

O verbo, geralmente, é a classe gramatical constituinte dos predicados das orações. Nos predicados são designadas as propriedades ou relações localizadas baseadas nas predicações que são formados quando eles são construídos com os seus argumentos (os que participam da relação predicativa) e com outros elementos do enunciado.

Na predicação é constituído, pois, o resultado de determinado número de termos aplicados a um predicado (que dá a designação a propriedades e relações). Para que seja construída uma oração é requisitado, então, antes de mais nada, um predicado, cuja categoria gramatical representativa básica é o verbo, ou, ainda, o adjetivo (que constrói-se com verbo de ligação).

No predicado nota-se a existência de propriedades de sintaxe e de semântica, como a forma lexical, a categoria, o número e a função semântica dos termos, além das restrições seletivas a estes dadas por imposição. Somente não são predicados constituintes os verbos modalizadores (poder, dever, precisar, etc.), os indicadores de aspecto e os auxiliadores de tempo e de voz indicados.

  1. Almeida, Napoleão Mendes de, 1911, Gramática Metódica da Língua Portuguesa, Cap. VIII, §157 - 38. ed. - São Paulo: Saraiva, 1992.