Usuário:Jbribeiro1/Ex-Wikipedistas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ex-wikipedistas
Ex-wikipedistas

Esta é uma lista de Wikipedistas que, por diversos motivos, não participam mais da nossa comunidade.

O objetivo desta página é preservar um pouco da história da Wikipédia enquanto ainda é possível. Antes de mais nada, algumas regras:

  • Somente editores inativos podem constar aqui. Para fins desta lista, inativo é quem está sem editar há pelo menos 1 ano (sem contar passadinhas de menos de 10 edições num ano).
  • Caso alguém me contate e peça que o nome seja retirado, a entrada conterá somente o nome do editor, a quantidade de edições e a data da última edição. Se ao editor for concedido a cortesia de desaparecer, retirarei também o nome do usuário.
  • Não constarão aqui editores que já foram administradores, pois eles já tem uma página específica (Ex-Administradores).
  • Como critério de "notoriedade", estabeleço inicialmente:
    • Produção: 20.000 edições ou
    • Produção: 1.000 artigos criados ou
    • Eleição: Ter sido eleito como burocrata ou checkuser ou
    • Fama:Ter sido protagonista em alguma grande iniciativa da Wikipédia em português (jornal, humor, blogs internos, novas regras, projetos importantes etc.) ou
    • Infâmia: ter participado de casos notórios de fantocharia ou brigas de repercussão no projeto ou
Se você quer propor alguém para entrar aqui, use a página de discussão.
} Em construção.
Wikipedista Motivo Qtd de Edições Última edição Observações, registros e comentários
Clara C. D​ C​ E​ F Fama 28942 20/08/2009 Originalmente a Clara C. D​ C​ E​ F. Cabeça quente, participou de muitas sanções de insulto. Em pesquisa. Tinha uma segunda conta (sock) abertamente (Categorizador D​ C​ E​ F - a primeira a ter esse tipo de conta?) para tarefas triviais (vide Wikipédia:Pedidos de administração/Clara C.).
Fulcanelli D​ C​ E​ F Infâmia 6133 6/09/2009 Atual 999 D​ C​ E​ F. Iniciou sua carreira aqui em 02/04/2005 assinando como "Charley" ou "Charley Vasconcelos" e provavelmente não era novato (usava o "+" e "-" nos sumários e chamava predefinição de "predef", coisa de veterano na época). Sumiu em agosto e só voltou de fato em outubro de 2007, com passadinhas in between. No final de 2007, participou ativamente das discussões sobre Eventos recentes, já demonstrando o que achava da moderação de administradores. Em janeiro de 2008, sei lá o que ele fez (em 16/01), mas abandonou (redirect?) a conta Charley Vasconcelos D​ C​ E​ F e passou a usar a Fulcanelli D​ C​ E​ F. Atraído pelo lado negro, já se dedicava quase que só ao debate político nessa época. Divertido, em fevereiro se enfiou num quebra-pau com o Fred Xavier D​ C​ E​ F na Esplanada, que nos deu pérolas como "...vamos resolver essa parada por cá (BH)" e "Me dá seu MSN, celular, o caralh*, quero saber porque essa birra contra mim.". Praticamente sumiu até junho depois disso, aparecendo só pra dar um voto magoado numa das sanções de insulto da Clara C.. Se refugiou no domínio principal e ficou ali tranquilo até que explodiu contra o OS2Warp D​ C​ E​ F em setembro. Como se tornaria um padrão, gritava e ameaçava os outros de "vampirismo" (virava o "louco bêbado"). "VERGONHA" no PDA do Spoladore. Pegou no pé do Dantadd D​ C​ E​ F em novembro de 2008 numa discussão monstruosa no artigo do Jair Bolsonaro (pra quem acha que hoje é que é ruim...]). Resultou no pedido de desnomeação do administrador no início de 2009 (que ele furiosamente defendeu e que resultou na sensacional seção "Desconstruindo a mentira revanchista fulcanelliana"). Voltou pro DP, fino como sempre. Voltou-se novamente para o DP daí em diante e assim ficou, calmo, neste período fazendo milhares de edições com o HotCat e em predefinições. Em junho de 2009, Machocariocaneidade!!!. Taça cheia e boca suja. Em julho, a explosão final contra o RafaAzevedo D​ C​ E​ F. Passou a reverter tudo o que ele fazia e foi bloqueado. Reagiu super bem. Entre agosto e setembro brigou com quase todo mundo. Saiu quebrando o pau com o RafaAzevedo D​ C​ E​ F, gritando nos sumários e xingando até ser bloqueado. Posteriormente se confirmou a transformação em conta de ataque. Permanece bloqueado em infinito.
Sir Lestaty de Lioncourt D​ C​ E​ F Fama 6383 09/12/2011 Já foi o Avalon D​ C​ E​ F (aqui), que inclusive já foi indicado para ser sysop, numa página atualmente apagada. Foi tutorado da Belanidia D​ C​ E​ F, mas o engraçado é que não acho essa edição nas contribuições dela. Começou dando boas-vindas furiosamente, como era moda na época. Deu mais de mil delas até janeiro de 2008. Em 25 de janeiro, perguntou pra Manhê se estava bom pra votar, mas mantinha o padrão de, aqui, só boas vindas. No início do Correio da Wikipédia, se envolveu e disse já contribuir em seis projetos simultaneamente (eventualmente seriam 749). Em fevereiro de 2009, começou a votar bastante, se tornou um dos Pensares e já praticava a comunicação no chat (do qual seria o mentor). Começou a criar bots em março de 2008 (uns dez). Em abril, o infame voto do filhote. Continuou editando neste mesmo padrão, mas demonstrando uma clara indiferença às solicitações, in e off wiki. Um exemplo está aqui. Neste mesmo dia, fez outras tantas. Inovou em outubro, automatizando e colocando predef. Ficou fora entre novembro de 2008 e junho de 2009. Voltou e opinou no primeiro quebra-pau no chat da Wikipédia (não tenho detalhes). Se juntou ao OTRS no final do ano. Eleito o primeiro steward da Wikipédia em janeiro de 2010. Atividades modorrentas até o espetacular pedido de "intervenção" na wikipt", do MachoCarioca D​ C​ E​ F em outubro de 2010. Ele gerou este pedido aqui, cujas conclusões até hoje se discutem (aqui o que o Lestaty escreveu). Em fevereiro de 2011, a última participação (fora ações do OTRS e pequenas edições) foi na derrocada final do chat. Em dezembro, outra briga pública por conta de "desacordos" entre prática e política no Wikinews na Esplanada da ptwiki. O engraçado ali foi a citação às solicitações, prática amplamente usada para montar o projeto lá. A partir daí, só OTRS.
Anne Valladares D​ C​ E​ F Fama 6831 01/07/2010 Nas suas primeiras edições, praticamente só dava "bem-vindo" aos novatos. A partir de dezembro de 2007, passou a opinar mais junto à comunidade, sempre muito gentil. Em dezembro do mesmo ano, ocorreu uma confusa votação sobre o nome do que seria o nosso jornal. Juntamente com o infame HyperBroad D​ C​ E​ F (vide ex-administradores), era a responsável pelo finado "Correio da Wikipédia. As subpáginas do jornal ficavam no domínio Wikipédia até que, com a falência da proposta, foram movidas para o domínio da usuária pela administradora Beria D​ C​ E​ F em 30 de julho de 2008 (ex. aqui). Controvérsias sobre quem devia fazer o quê minaram a credibilidade do jornal ainda em 2008. Até novembro de 2009 editava regularmente e, a partir daí, sumiu gradativamente: reclamou da arrecadação de 2011 e o GoEThe D​ C​ E​ F arquivou definitivamente a iniciativa em janeiro de 2011. Esta mensagem parece reforçar o malefício da comunicação offwiki. A última participação foi esta, um voto no PDA do Willy Weazley D​ C​ E​ F. Em 15/10/2012, passou pra dar um oi e prometeu voltar.
Prowiki D​ C​ E​ F Produção 39169 02/07/2011 Desde o início, já criava artigos mínimos em massa, todos referenciados, com categorias e com imagens (se possível). Costumava monitorar as outras wikis pra identificar os padrões de criação em massa. Em novembro de 2010, lançou um desafio na Esplanada, que foi muito mal recebido. Em junho de 2011, pouco antes de sair, teve uma excelente ideia, depois muito copiada, a "adoção de parágrafos" para destaque (pelo qual recebeu muitos elogios. Concorreu para eliminador em julho de 2011 e, depois de um julgamento muito rígido, foi rejeitado. Magoado, deixou um desabafo e "humildememente" saiu desmotivado, em suas palavras". No dia seguinte, deixou a sua mensagem de despedida, onde se coloca entre os grandes e se compara ao NH D​ C​ E​ F com seus 8.400 artigos criados.
FML D​ C​ E​ F Produção 27069 27/12/2010 Em construção. (usuário sempre ativo. Lipe tem bastante história. É um construtor da wikipédia moderna, notadamente com a WP:PB)
Al Lemos D​ C​ E​ F Produção 26.588 23/01/2010 (de fato) Iniciou sua contribuição em abril de 2006, editando furiosamente no domínio principal. Animado, se intitulou o VDA killer em setembro, quando já tinha quase 10.000 edições e quase nada na Esplanada e afins. Muito eficiente, gerava suspeitas. Nos votos em PE, em geral votava pra apagar. A partir de novembro, o padrão de edição mudou: foram 176 edições no domínio " Usuário(a) Discussão:" entre 13 e 23 de novembro (contra 35 nos períodos anteriores). 50 participações no domínio Wikipédia no período. Foram muitos "bem-vindos" e um aumento brutal de participação em PEs (148 entre 23/11 e 01/12!! com mais 158 até 11/12...). A partir daí, só aumentou a participação em PEs, passando a fazer praticamente só isso (entre 200 e 300 edições em " Wikipédia:Páginas para eliminar/*" à cada quinhentas. A partir de abril de 2007, mudou novamente (a media caiu para 10-20 PEs em quinhentas edições), voltou ao domínio principal e praticamente sumiu das discussões. No início de 2008, começou a discutir mais ativamente a "wikipolítica" (como aqui, por ex.), se colocando contra a "Panela" ou aqui, se acertando com o Spoladore D​ C​ E​ F. Se envolveu ativamente na tentativa de criar um infame Conselho de Conduta. Esse padrão (DP x domínio wikipédia) continuou se repetindo até a sua saída: se envolvia loucamente e depois se afastava, magoado. Um dos grandes defensores de WP:COMDES, quase no final, e que acabou aprovado numa votação com pouca participação. Em abril de 2009 colocou a mensagem que está na PU dele até hoje (cujo original está aqui), reclamando da falta de rigor na wikipt. A partir de maio de 2009 começou a ratear, com praticamente só discussões e reversões, sumindo do DP. Agora aparece anualmente sempre no dia 23 de janeiro. Confirmado para 2010, 2011 e 2012. Criou mais de 2500 artigos.

Em fevereiro de 2009, ele concorreu a steward no Meta, sem sucesso.

João P. M. Lima D​ C​ E​ F Produção >20.000 edições; >2000 artigos
AltCtrlDel D​ C​ E​ F Produção >20.000 edições
Ceresta D​ C​ E​ F Produção >2000 artigos
Manuel Correia D​ C​ E​ F Produção >2000 artigos
Dalton Holland Baptista D​ C​ E​ F Produção 7534 1/3/2009 Um dos editores com mais artigos criados na ptwiki (ei-lo), dedicava-se com afinco às orquídeas. Uma lista que levaria uma vida para azular como destaques era sua paixão e, perseguindo esse ideal, criou 2.077 artigos em pouco mais de 6 meses. Foi embora para o Citizendium por se sentir menosprezado quando reclamaram do "excesso" de artigos destacados sobre plantas., como lembrado pelo GoEThe na Esplanada. Perder gente por "destacar demais" é duro.... Voltou em 17/12/2012 depois de ficar sem editar desde 01/03/2009! Questionado, deixou este depoimento na minha página.
Inox D​ C​ E​ F A confirmar elegibilidade
Mizunoryu D​ C​ E​ F A confirmar elegibilidade
Pediboi D​ C​ E​ F A confirmar elegibilidade
Jack Bauer00 D​ C​ E​ F A confirmar elegibilidade
Fabiano Prata D​ C​ E​ F Infâmia Talvez o mais insidioso caso de ataque à ptwiki, este usuário declarou guerra à Wikimedia Foundation supostamente contra-atacando alegadas agressões ao site [http://www.thinkfn.com/wikibolsa/P%C3%A1gina_principal Think Finance] na chamada "Revolta dos Monges". A história quase toda pode ser compreendida - com alguma paciência - aqui, onde o uso de diversas contas e emails para produzir ataques como este em diversas páginas da wiki e do Commons (inclusive colocando imagens pornográficas na PP via "Imagem do dia" ou "Efemérides"). Entre os mais reconhecidos fantoches estava José3 D​ C​ E​ F e Incognitus D​ C​ E​ F (cujo redirect pro José3 foi apagado sei lá por que). Aparentemente, a treta começou aqui, numa disputa sobre o artigo Think Finance, criado por um sock dele, o Market Maker D​ C​ E​ F. Contrariado, imediatamente apareceram ataquem como este ou estes por toda a wiki. Estes ataques, descritos na Esplanada, se utilizavam de robôs para randomizar os IPs e dificultar os bloqueios.
Buí D​ C​ E​ F Produção >20.000 edições
Arthur Chevailier D​ C​ E​ F Infâmia
Lépton D​ C​ E​ F Infâmia Grande combatente ao vandalismo, foi um dos principais usuários empenhados em trazer o estatuto de autorevisor para a Wikipédia em Português. Era o Quark D​ C​ E​ F.
Lecen D​ C​ E​ F Fama Já destacou mais de 10 artigos sobre o Brasil na enwiki após ter sido supostamente expulso daqui.
David Stress D​ C​ E​ F Produção 2.472 3/6/2007 Esse cabra tem 1.502 artigos criados em 2.472 edições em aproximadamente 200 dias entre dezembro de 2006 e junho de 2007. São mais de 100 edições por dia e 15 artigos novos a cada dois dias por um semestre. Sumiu de repente.....
Bruno Leonard D​ C​ E​ F Infâmia Fantocheiro. Não esqueça deMarcos Maronez Júnior D​ C​ E​ F.