Usuário:Josepaulolima/Deanna Troi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Deanna Troi
Personagem de Star Trek
Informações gerais
Primeira aparição
Última aparição
Criado por Gene Roddenberry
Interpretado por Marina Sirtis
Informações pessoais
Nome completo Deanna Troi
Nascimento 29 de março de 2336
Betazed
Características físicas
Espécie Humana (lado paterno)
Betazoides (lado materno)
Sexo Feminino
Família e relacionamentos
Família Ian Andrew Troi (pai)
Lwaxana Troi (mãe)
Kestra Troi (irmã)
William T. Riker (marido)
Informações profissionais
Ocupação Conselheira (USS Enterprise-D e USS Enterprise-E)
Oficial Diplomática (USS Titan)
Afiliações atuais Frota Estelar
Federação Unida dos Planetas
Patente Tenente Comandante (1.° a 7° temporada)
Comandante (7.° temporada; filmes)
Aparições
Série(s) Star Trek: The Next Generation


Comandante Deanna Troi /dˈænə/ é a personagem principal da série de televisão de ficção científica Star Trek: The Next Generation e séries de TV relacionados e filmes, interpretada pela atriz Marina Sirtis.Troi é meio humana, meio betazóide e tem a capacidade psiônica de sentir emoções. Ela atua como conselheira da espaço nave USS Enterprise -D . Durante a maior parte da série, ela ocupa o posto de tenente-comandante . Na sétima temporada, no entanto, Troi faz o exame do oficial de ponte e é promovida ao posto de comandante, mas continua como conselheira. Deanna e Riker foram os últimos membros do elenco principal de Star Trek: The Next Generation a aparecer na televisão no final de 2005 do último programa de TV Star Trek: Enterprise, até Patrick Stewart anunciar que voltaria ao papel de Jean-Luc Picard em 2019 em Jornada nas Estrelas: Picard. Deanna aparece nos quatro filmes de cinema da TNG e também em três episódios de Star Trek: Voyager.

Seus interesses românticos, familiares e vida pessoal são elementos da trama em muitos episódios de Star Trek: The Next Generation ao longo da série.

Caracterização[editar | editar código-fonte]

Deanna Troi nasceu em 29 de março de 2336, perto do Lago El-Nar, Betazed.[1] Os pais de Deanna são o Embaixador Betazoid Lwaxana Troi (interpretada por Majel Barrett) e o falecido oficial da Frota Estelar humano, tenente Ian Andrew Troi (interpretado por Amick Byram). Uma irmã mais velha, Kestra, morreu em um acidente de afogamento durante a infância de Deanna. Embora Deanna Troi tenha pouca exposição à cultura da Terra, ela frequentou a Academia da Frota Estelar de 2355 a 2359, bem como a Universidade de Betazed, e obteve um diploma avançado em psicologia .

Deanna Troi atua como conselheira a bordo da nave da Frota Estelar USS Enterprise (NCC-1701-D) e Enterprise- E, sob o comando do capitão Jean-Luc Picard. Em Star Trek: Nemesis, Troi deixa a Enterprise com seu novo marido, William Riker, que acaba de ser promovido a capitão do USS Titan.

As habilidades empáticas de Troi são essenciais para os principais shows, e outra área popular são seus relacionamentos e sexualidade. Em " The Child ", ela dá à luz uma criança alienígena.

A raça Betazoid possui habilidades telepáticas. Devido à sua herança semi-humana, Troi tem apenas habilidades telepáticas parciais e, como resultado, é mais um empata com a clarividência. Em Star Trek: Nemesis, Troi expandiu suas habilidades empáticas, pois é capaz de se conectar a outro psíquico e seguir esse vínculo empático com sua fonte. Nesse caso, sua habilidade permite que a Enterprise- E alveje e acerte a nave romulana Scimitar, apesar do fato de estar oculta. Ela também é capaz de se comunicar telepaticamente com sua mãe e outros betazoides telepáticos ou raças com aptidão suficiente. Várias espécies são resistentes à telepatia e empatia dos betazoides, como os Ferengi, os Breen e os Ulians.[2]

No início da série, Troi se vê trabalhando com um ex namorado, o recém-designado primeiro oficial da USS Enterprise, comandante William Riker. Na primeira temporada, ela conhece um cônjuge em potencial em "Haven". Nos episódios posteriores, Troi tem envolvimentos românticos com vários outros, incluindo um breve relacionamento com o tenente Worf, oficialKlingon da Frota Estelar. Uma grande exploração de seu relacionamento começa com " Parallels ", no qual Worf encontra universos paralelos onde são casados e têm filhos. Outro episódio que explora um relacionamento de Troi-Worf é " Eye of the Beholder ". No entanto, em ambos os casos, eles não revelam estar namorando a bordo da nave "real", embora ambos os episódios sejam orientados para explorar esse conceito. Em " All Good Things ... ", o início do relacionamento no mundo real é brevemente explorado, embora isso ocorra abruptamente quando Worf explora outros interesses amorosos em Star Trek: Deep Space Nine, e o relacionamento romântico de Troi com Riker é reavivado através do Filmes da Nova Geração.

Como membro principal do elenco, Troi aparece em quase todos os episódios do TNG, embora episódios específicos, começando com "The Child", a caracterizem como protagonista principal. Seu nome está incluído no título do programa " Ménage à Troi ", que é voltado para uma aventura que sua mãe e ela têm (além de Data e Q, este é um dos poucos casos em que o nome de um personagem está no título do episódio). Outros episódios principalmente sobre Troi incluem: " Face do inimigo ", " Homem do povo ", " Violações " e " Terrores noturnos ".

Ela é abordada de várias maneiras pelos colegas oficiais. O capitão Picard a chama de "conselheira", mas quando ele está preocupado com ela, ou em emergências, ele a chama de "Deanna". Picard também se refere a ela como "comandante" no episódio piloto, " Encontro em Farpoint ", o que é consistente com as pontuações de seu uniforme. Riker se refere a ela como "tenente" uma única vez no episódio piloto; seu posto de serviço não é referido novamente por várias temporadas. Doctor Crusher (uma de suas amigas mais notáveis) costuma chamá-la de "Troi". Os dados raramente a chamam pelo primeiro nome, geralmente chamando-a de "Conselheiro Troi". Dependendo da situação, o comandante Riker a chama de "Deanna" ou " Imzadi ", que significa "amado" na língua betazoide.

Em vários episódios, Troi é vítima de alienígenas. Em um episódio da quarta temporada (" Pistas "), a equipe da Enterprise perde a memória de um dia. À medida que os eventos se desenrolam, Troi é assumido por uma entidade para se comunicar com a tripulação. Ela ganha temporariamente força "sobre-humana" e joga Worf do outro lado da ponte sem esforço, quebrando o pulso dele. No episódio da quinta temporada, "Violations", a Enterprise encontra uma espécie alienígena que é telepática e especializada em ser capaz de trazer de volta memórias perdidas. Um dos alienígenas agride mentalmente Deanna e também tenta agredi-la fisicamente em seus aposentos. Ela é salva por Worf e uma de suas equipes de segurança. No filme, Star Trek Nemesis, ela é violada mentalmente pelo vice-rei de Shinzon, que também é telepático. Isso ocorre em seus aposentos quando ela está com seu novo marido, o comandante Riker; isso também ocorre nas cenas deletadas de bônus de Star Trek: Nemesis, onde ela é atacada no turbocompressor. Ela finalmente consegue virar a mesa no vice-rei usando a mesma conexão.

Troi é um ávido conhecedor de chocolate, um fato significativo em vários episódios, incluindo um no qual ela diz ao comandante Riker como gostar de comê-lo adequadamente. No episódio " Remember Me ", Beverly Crusher descreve brevemente Troi ao capitão Picard para despertar sua memória e menciona que ela "ama chocolate". Ela é conhecida por encomendar sobremesas com sabor de chocolate na Ten-Forward, e seu amor por sobremesas é um ponto comum de diálogo em muitos shows. Ela fala sobre isso com um embaixador estrangeiro visitante em " Liaisons ", que se apaixona por sobremesas, pois em sua cultura eles não têm esse tipo de comida.

Os episódios com temas de sonho incluem " Phantasms ", onde Deanna aparece como bolo no sonho de Data e em "Night Terrors", seus sonhos ajudam a salvar o navio. Os sonhos que um pretendente pensa que está tendo com ela em "Haven" se tornam um ponto importante na trama naquele episódio.

Desenvolvimento e fundição[editar | editar código-fonte]

Marina Sirtis leu pela primeira vez o papel que se tornaria Tasha Yar em 1986. Ela teve, no total, cinco leituras, todas com Gene Roddenberry e outros executivos. Notavelmente, Roddenberry gostava dela quase imediatamente. [3] Denise Crosby, que acabou ganhando o papel de Tasha, fez o teste para o papel de Deanna Troi. [4] Dizia-se que Marina Sirtis tinha uma sensação mais "exótica" sobre ela. [5]

Ela estava prestes a voltar para casa, endividada e sem emprego, quando recebeu o telefonema alertando-a de que ela tinha o papel de Deanna Troi. Ela declarou que, se tivesse passado uma hora depois, teria perdido a ligação e estaria a caminho da Inglaterra . O visto de Sirtis para os EUA estava expirando naquele dia e, se ela tivesse ficado mais, poderia ter problemas legais.

Para Sirtis, Star Trek foi sua primeira grande oportunidade. Antes de Deanna Troi, sua carreira de atriz não estava indo a lugar algum: "O que eles nos disseram sobre The Next Generation quando começamos foi que garantimos 26 episódios. Então esse foi o trabalho mais longo que já tive ". Ela sabia pouco sobre a franquia Jornada nas Estrelas e, a princípio, apenas considerou um bom meio para pagar suas contas. [6]

Inicialmente, o personagem de Sirtis / Troi foi planejado como uma mulher sexualmente atraente no programa. Gene Roddenberry pretendia que ela tivesse quatro seios, antes que a esposa lhe dissesse que era uma má idéia. [7] Antes das filmagens, Sirtis foi instruído a perder 5 libra (massa)s (2,3 kg) , mas pensou consigo mesma que tinha que cair ainda mais e usava decotes e vestidos justos. Após seis anos, os produtores decidiram abandonar Troi "sexy e sem cérebro" e torná-la uma personagem mais forte:

"Fiquei emocionado quando consegui meu uniforme regulamentado da Frota Estelar ... encobriu meu decote e recuperei todos os meus cérebros, porque quando você tem decote, não pode ter cérebros em Hollywood ... fui autorizado a fazer coisas que Eu não tinha permissão para fazer isso por cinco ou seis anos, participei de equipes, fui responsável pela equipe, recuperei meus pips, tive phasers, tive todo o equipamento novamente e foi fabuloso. estava absolutamente emocionado ". [6]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Um revisor comparou-a ao doutor McCoy da série de televisão original de Star Trek . [8] Em 2018, a CBR classificou o conselheiro Troi como o 25º melhor personagem da Frota Estelar de Star Trek, em 2018; eles observam seu papel como empata a bordo do Enterprise 1701-D. [9] Em 2017, a IndieWire classificou Troi como o nono melhor personagem de Star Trek: The Next Generation . [10]

Em 2016, Troi foi classificado como o 24º personagem mais importante da Frota Estelar dentro do universo Star Trek pela Wired . [11]

Em 2017, a Screen Rant classificou Troi como a 12ª pessoa mais atraente do universo de Star Trek . [12]

Em 2018, a CBR classificou Troi o 25º melhor membro da Frota Estelar. [13]

Em 2019, Troi foi classificado como o sexto personagem mais sexy de Star Trek pela SyFy . [14]

Aparições de franquia[editar | editar código-fonte]

Além de ser um regular em The Next Generation e seus filmes, aparece caráter Deanna Troi em três episódios de Star Trek: Voyager ( " Pathfinder ", " Inside Man " e " Linha da Vida "), juntamente com Reginald Barclay, e também no episódio final de Star Trek: Enterprise com William Riker. O episódio final de Enterprise também foi a última aparição de Troi e Riker, até o anúncio de que ela também deve retornar em Star Trek: Picard . [15]

Veja também[editar | editar código-fonte]

  • Lista de membros do elenco de <i id="mwxA">Star Trek: The Next Generation</i>

Referências[editar | editar código-fonte]

30em

  1. «StarTrek.com: Deanna Troi» 
  2. The inability of Betazoids to read the Ferengi (as they can deliberately keep their minds closed), the Breen, and the Ulians was established in the episodes "Ménage à Troi", "The Loss", and "Violations", respectively.
  3. Adam Schrager, "Marina Sirtis: From Hoi Polloi to Counselor Troi" The Finest Crew in the Fleet: The Next Generation's Cast On Screen and Off. New York: Wolf Valley Books (1997): 147. "She landed a guest role on the series Hunter. Other small television roles followed, but no steady work came her way during her short stay. Just before she was to return home – broke, credit cards "maxed out", and depressed – Sirtis auditioned for the role of the chief security officer aboard the USS Enterprise, Lieutenant Macha Hernandez (later changed to Natasha Yar)."
  4. Adam Schrager, "Marina Sirtis: From Hoi Polloi to Counselor Troi" The Finest Crew in the Fleet: The Next Generation's Cast On Screen and Off. New York: Wolf Valley Books (1997): 147. "Meanwhile, Denise Crosby had been auditioning for the role of Lieutenant Commander Deanna Troi, the ship's Betazoid counselor."
  5. As stated in the DVD extras found on a bonus Star Trek TNG DVD
  6. a b «Marina Sirtis – Star Trek: The Next Generation's empathetic Counsellor». BBC 
  7. Engel, Joel (1994). Gene Roddenberry: The Myth and the Man Behind Star Trek. Hyperion Books. [S.l.: s.n.] 
  8. Birkner. «What's so bad about a therapist on the bridge?». The Agony Booth  |nome3= sem |sobrenome3= em Authors list (ajuda)
  9. «Star Trek: The 25 Best Members Of Starfleet, Ranked». CBR (em inglês) 
  10. Miller. «'Star Trek: The Next Generation': Ranking the Crew, From Picard to Pulaski». IndieWire (em inglês)  |nome3= sem |sobrenome3= em Authors list (ajuda)
  11. «Star Trek's 100 Most Important Crew Members, Ranked». Wired. ISSN 1059-1028 
  12. «Star Trek: 20 Most Attractive Characters». ScreenRant (em inglês) 
  13. «Star Trek: The 25 Best Members Of Starfleet, Ranked». CBR (em inglês) 
  14. Fleenor. «Definitively ranking the top 12 sexiest Star Trek characters». SYFY WIRE (em inglês)  |nome3= sem |sobrenome3= em Authors list (ajuda)
  15. «TREK Vets Brent Spiner and Jeri Ryan Back for STAR TREK: PICARD, Plus: Frakes and Sirtis Returning Too!». TrekCore 

links externos[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Memory Alpha


[[Categoria:!Páginas com traduções não revistas]]