Usuário(a):Music01/Testes/Fearless (álbum de Taylor Swift)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Thank U, Next
Álbum de estúdio de Ariana Grande
Lançamento 8 de fevereiro de 2019 (2019-02-08)
Gravação outubro – dezembro de 2018
Estúdio(s) Jungle City Studios, Right Track Studios
(Nova Iorque)
MXM Studios, Conway Recording Studios
(Los Angeles, Califórnia)
The Record Plant
(Hollywood, Califórnia)
Wolf Cousins Studio
(Estocolmo)
Entirety Studios
(Londres)
Gênero(s) Pop, R&B, trap
Duração 41:11
Idioma(s) Inglês
Formato(s) CD, download digital, fita cassete, streaming, vinil
Gravadora(s) Republic
Produção Ariana Grande (também exec.), Scooter Braun (exec.), Pop Wansel, Happy Perez, Victoria Monét, Tayla Parx, Charles Anderson, Brian Baptiste, Michael Foster, Max Martin, Ilya, NOVA Wav
Cronologia de Ariana Grande
Sweetener
(2018)
Singles de '
  1. "Thank U, Next"
    Lançamento: 3 de novembro de 2018 (2018-11-03)
  2. "7 Rings"
    Lançamento: 11 de janeiro de 2019 (2019-01-11)
  3. "Break Up with Your Girlfriend, I'm Bored"
    Lançamento: 8 de fevereiro de 2019 (2019-02-08)

Thank U, Next (estilizado como thank u, next) é o quinto álbum de estúdio da cantora estadunidense Ariana Grande. O seu lançamento ocorreu em 8 de fevereiro de 2019, através da Republic Records. Pouco após o lançamento de seu disco anterior Sweetener, recebido com aclamação crítica e sucesso comercial, Grande passou por problemas pessoais e considerou dar uma pausa em sua carreira, incentivada, principalmente, pela morte de seu ex-namorado, o rapper Mac Miller, em setembro de 2018. Entretanto, ela começou as sessões de gravação e composição de seu álbum seguinte pouco depois, contando com a colaboração de Victoria Monét e Tayla Parx na composição, e de Tommy Brown, Charles Anderson e Michael Foster na produção, todos amigos próximos — uma decisão vinda da própria cantora, e que ajudou-a a se recuperar e serviu como forma de terapia.

Boa parte do trabalho foi concebida e gravada em apenas duas semanas, com colaborações adicionais vindo por parte dos produtores suecos de longa data Max Martin e Ilya, além de Pop Wansel, Happy Perez, Brian Baptiste e NOVA Wav. Assim como em seu álbum anterior, Ariana trabalhou na produção executiva com seu empresário Scooter Braun, e assumiu ainda mais controle criativo e musical, participando da composição e da produção vocal de todas as músicas. O seu título é uma referência a uma frase usada frequentemente por ela e Monét. Em termos musicais, Thank U, Next é um álbum derivado principalmente dos gêneros pop, R&B e trap, assim como o antecessor, mas também incorpora gêneros como hip hop, dancehall e soul, e influências de gêneros urbanos. Suas letras refletem o período de turbulências pessoais da cantora, tratando de temas como auto-capacitação e aceitação, agradecimento a relações passadas e relação com a mídia.

Um dos álbuns mais aguardados do ano, embora lançado menos de seis meses após o antecessor, Thank U, Next foi aclamado por críticos musicais, que elogiaram a sua coesão, produção, letras com temáticas pessoais e os vocais de Grande, obtendo uma média de 86 pontos no agregador de resenhas Metacritic. Constou em diversas listas compilando os melhores álbuns do ano e da década e recebeu um total de quatro indicações nos Grammy Awards de 2020, incluindo álbum do ano e melhor álbum vocal de pop. Foi igualmente bem recebido no campo comercial, liderando as tabelas musicais em 15 territórios, como Austrália, Canadá, Dinamarca, Noruega, Nova Zelândia e Suécia, além de constar entre os dez mais comprados em uma série de outros países. Registrou recordes de streams nos Estados Unidos e no Reino Unido, debutando na primeira colocação e com a maior semana de vendas da carreira de Grande em ambos os países — obtendo, respectivamente, 360 mil unidades e 307 milhões de streams, e 65 mil unidades e 59 milhões de streams.

A faixa-título, "7 Rings e "Break Up with Your Girlfriend, I'm Bored" foram lançadas como singles oficiais, além do promocional "Imagine". Todos os oficiais lideraram a UK Singles Chart e as paradas irlandesas e neozelandesas, enquanto os dois primeiros renderam à Grande suas duas primeiras lideranças na estadunidense Billboard Hot 100, estreando diretamente no topo. Da mesma forma que o antecessor, Thank U, Next foi notado por dar continuidade à ascensão de Grande em sua carreira musical, rendendo-lhe credibilidade entre os críticos e reconhecimento do público de massa. Divulgação mínima foi realizada para o álbum, com Grande apresentando-se somente no The Ellen DeGeneres Show, no Women in Music da Billboard e do Billboard Music Awards de 2019. Com exceção destes eventos, a divulgação foi focada na Sweetener World Tour, iniciada em março de 2019 com término em dezembro do mesmo ano, passando por arenas na América do Norte e Europa e alguns festivais em ambos os continentes.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Em agosto de 2018, Ariana Grande lançou seu quarto álbum de estúdio, Sweetener. Gravado entre 2016 e 2018, o trabalho apresentou a cantora explorando novas direções musicais e líricas, tratando de temas mais ousados e pessoais, com mais da metade do disco sendo produzido por Pharrell Williams, além de várias canções desenvolvidas com a equipe de Max Martin. O produto foi aclamado por críticos musicais, que elogiaram sua coesão e produção e suas letras e consideraram-no o melhor da artista até então. Liderou as paradas musicais em mais de 20 países e rendeu à Grande sua maior estreia nos Estados Unidos até então, debutando no topo da Billboard 200 com 231 mil unidades adquiridas. "No Tears Left to Cry", "God Is a Woman" e "Breathin" foram lançadas como singles, com a primeira liderando as tabelas de vários territórios e a segunda sendo indicada a melhor desempenho solo de pop nos Grammy Awards de 2019.

Ao longo do verão boreal de 2018, Grande obteve grande notoriedade na mídia não somente pela sua música, mas também pelo noivado anunciado em maio daquele ano com o comediante Pete Davidson, do Saturday Night Live, o qual ela conheceu numa aparição anos antes. Em meio à divulgação do álbum, realizada principalmente com apresentações ao vivo, no dia 7 setembro de 2018 o rapper Mac Miller, ex-namorado da cantora, faleceu devido a uma overdose. Grande cancelou sua presença nos Prêmios Emmy e anunciou em um comunicado uma pausa na carreira, incentivada pelo ocorrido e por outros eventos pessoais nos dois últimos anos, repassando numa nota de imprensa que usaria esse período "para passar um tempo com seus amados e trabalhar em músicas novas sem uma data específica". Em outubro, no entanto, a cantora revelou em suas redes sociais já estar trabalhando em seu álbum de estúdio seguinte e que, ao contrário do anunciado anteriormente, não daria uma pausa em sua carreira. Ela anunciou também as primeiras datas da Sweetener World Tour, marcando seu início para março de 2019 e comunicando que a turnê divulgaria tanto Sweetener quanto seu próximo disco. Ainda em outubro, Grande deu fim ao noivado de cinco meses com Davidson.