Usuário Discussão:Renato de carvalho ferreira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

File-manager.png |Arquivo 2010 ; 2011 ; 2012 ; 2013 ; 2014 ; 2015 ; 2016 ; 2017 ; 2018 ; 2019

Cidades lusitanas[editar código-fonte]

  • Caro Renato, obrigado pela sua mensagem. Infelizmente o meu número de fontes não é assim tão grande quanto eu gostaria, e é por isso que nos artigos aparecem por vezes algumas fontes menos próprias, como dicionários enciclopédicos, que por motivos óbvios têm pouca e muito resumida informação. Outras citações vou buscar aos livros, principalmente da biblioteca aqui de Lagos, que devido à sua localização geográfica tem muita e interessante informação em geral sobre o Algarve. Em termos da Internet, a minha principal fonte têm sido as obras disponibilizadas na página da Hemeroteca de Lisboa, que é excelente, e está muito bem organizada. Também há muita informação nesta página, mas que infelizmente não está tão bem organizada. O Google Livros também tem alguns livros completos digitalizados, um deles estou neste momento a utilizar no artigo de Balsa. Também encontrei alguns livros digitalizados no archive.org, tendo aproveitado muito de um deles para o artigo de Milreu. O Issuu tem algumas revistas sobre arqueologia que são úteis, mas o problema desse sítio electrónico é que para o utilizar decentemente é preciso ter um bom computador e uma ligação à internet relativamente rápida, o que eu não tenho... Finalmente, simplesmente procuro no Google usando a opção de apenas pesquisar em documentos PDF, e assim aparecem-me várias teses sobre arqueologia que são muito úteis (em geral...). Obrigado e melhores cumprimentos, -- AJPValente (discussão) 14h43min de 23 de fevereiro de 2019 (UTC)

Apadrinhamento de artigos sem fontes[editar código-fonte]

Renato, obrigado por ter se juntado à força-tarefa Wikipédia:Esplanada/geral/Sem fontes desde 2009: maio e junho (13fev2019)! Eu acabei retirando uma parte de seus avisos de apadrinhamento de artigos, quando refiz a lista de maio em ordem crescente de tamanho. Porém, vou recolocar seus avisos, não se preocupe. É só que não estou com muito tempo no momento.

Quando eu refizer a lista de julho, a mesma coisa ocorrerá outra vez. Daí readicionarei depois também, tudo bem?

--Mister Sanderson (discussão) 21h29min de 23 de fevereiro de 2019 (UTC)

MisterSanderson D​ C​ E​ F, eu não ligo não, acontece. Agradeço a mensagem de apoio. Eu não vou me comprometer com muita coisa, pois já estou atolado de assuntos que estou editando simultaneamente e a maioria dos temas não me agradam a ponto de eu editá-los (peças de computador, por exemplo), pelo que deixo para quem tem mais saco. Mas o que for de história e geografia e eu puder ajudar, eu vou ajudando.--Rena (discussão) 21h31min de 23 de fevereiro de 2019 (UTC)
Você quer que eu lhe indique quais, dentre todos os artigos listados, são de História e de Geografia, ou você vai checando por conta própria?--Mister Sanderson (discussão) 23h26min de 23 de fevereiro de 2019 (UTC)
Talvez seja bom você separar, porque eu me atrapalho com essas listas muito grandes e só vou descobrindo as coisas no susto.--Rena (discussão) 23h27min de 23 de fevereiro de 2019 (UTC)

OK, da lista de maio, separei os artigos correspondentes à Geografia. São 40 ao todo. Depois separarei os que são sobre História. É um pouco chato, pois tenho de fazer manualmente.--Mister Sanderson (discussão) 00h55min de 24 de fevereiro de 2019 (UTC)

Agora separei os que são de História. Por favor, se for comentar as 2 listas que montei para você, pode fazê-lo no próprio tópico?--Mister Sanderson (discussão) 13h24min de 24 de fevereiro de 2019 (UTC)
MisterSanderson D​ C​ E​ F, claro.--Rena (discussão) 15h47min de 24 de fevereiro de 2019 (UTC)

Você disse no sumário de edição lá o seguinte:

"Já que os artigos estão sendo colocados para eliminação, é importante fazer uma seção de fácil acesso para que os interessados possam ir lá e tentem salvar os artigos, se necessário."

O meu registro oficial é em Usuário:MisterSanderson/Observatório das PEs/O Propositor/2019/ESR. Desde o ano passado, comecei a registrar as ESR que proponho, inclusive, é uma obrigação, sob a restrição que tenho. Talvez lhe interesse checar "direto da fonte", pois o número de artigos que você colocou na seção que criaste na Esplanada é bem menor que o número de artigos que de fato enviei para ESR. Também, as 2 listas não ficam redundantes? É preciso/desejável repetir a mesma informação na Esplanada?--Mister Sanderson (discussão) 20h54min de 15 de março de 2019 (UTC)

MisterSanderson D​ C​ E​ F, acho que sua resposta já diz o que eu ia falar. Pra mim é importante descriminar quais artigos já estão sendo colocados para ESR ali mesmo para que aqueles que vigiam essa página possam ir lá tentar salvar mais alguns. Eu mesmo só soube quais estavam sendo eliminados quando cliquei um a um e acabei salvando alguns no processo. Agora, mais que isso, eu nem sabia que havia uma espécie de página geral onde todas as ESR são marcadas. Isso talvez reforce meu argumento, pois duvido que eu seja o único que não saiba da existência da mesma. E, falando particularmente de mim, eu funciono melhor quando tudo está concentrado numa página só, pois consigo rapidamente acessar a página pelo meu histórico. Isso não implica dizer que você tenha que copiar toda a lista, tenha o tamanho que tiver, ali, mas apenas descriminar os artigos que já pertença à página. Abraços.--Rena (discussão) 03h09min de 16 de março de 2019 (UTC)

Tá, mas não seria melhor deixar os artigos em suas respectivas seções, e apenas adicionar um símbolo do lado? Deu tanto trabalho fazer triagem nos artigos, pra ficar fácil das pessoas verem por tema, e agora estão todos sendo misturados numa mesma seção... Tudo bem se você quiser continuar fazendo assim, mas no próximo tópico que abrirei na Esplanada, pretendo fazer diferente... Nesse eu acabei fazendo a triagem temática só muito depois de abrir o tópico, e aí já era tarde demais pra consertar a arrumação.--Mister Sanderson (discussão) 20h57min de 16 de março de 2019 (UTC)

Mister Sanderson D​ C​ E​ F, foi uma sugestão de organização, mas como você tem mais interesse na página do que eu, talvez seja melhor você ver o que lhe agrada mais. Pra mim funciona bem colocar numa seção só, mesmo que se misturem os temas, pois a triagem já foi feita e uma seleção razoável de artigos já foi salva. Agora só sobrou alguns, e basta clicar, estando numa seção, na respectiva seção que aparece no índice.--Rena (discussão) 15h35min de 17 de março de 2019 (UTC)

Uma medalha![editar código-fonte]

Special Barnstar Hires.png Medalha especial
Mesmo que tenha ficado contra você na polêmica dos aportuguesamentos, as suas edições foram de grande valia para mim e para o artigo Guerra Boshin (ou Boxim), seus comentários e avisos me ajudaram a entender as condições do artigo e a melhorá-lo da forma que pude (agora o artigo está melhor estruturado e melhor referenciado), você é um editor respeitadíssimo e espero que possamos trabalhar juntos no futuro. Sem ressentimentos. Xavier1824 (discussão) 16h32min de 24 de fevereiro de 2019 (UTC)
Dois motivos para eu te dar essa medalha são o nível de conhecimento que você possui e a ajuda que você me deu no meu outro artigo (Política de Pernambuco), no qual não temos nenhuma divergência de ideias.Xavier1824 (discussão) 16h35min de 24 de fevereiro de 2019 (UTC)

Mapa da Guerra Boshin[editar código-fonte]

Renato, acho que com relação ao mapa que você adicionou no artigo, podemos chegar a um acordo. Veja, Gabriel quer apagar a sua imagem do artigo devido ao título dela ainda ser Boxim. O que eu proponho é que você altere o título para Boshin e o nome das cidades para a versão "original", eu acompanhei o seu trabalho traduzindo mapas e acho a medida inovadora e interessante, não gosto da ideia de simplesmente apagar o seu mapa e trocá-lo por outro em inglês. Fazer isso não seria uma "destradução" porque a legenda no canto inferior direito e as datas ainda ficariam em português. Por favor, paz.Xavier1824 (discussão) 17h36min de 24 de fevereiro de 2019 (UTC)

Xavier1824 D​ C​ E​ F, por direito de autoria, me reservo a manter o mapa tal como está. Se o Gabriel, que essencialmente nada fez pelo artigo, quiser retirar o mapa, lamento mas ele não vai mudar. Dá muito trabalho traduzir mapas, e se ele quiser dar pitaco em como está traduzido, que aprenda a fazer sozinho.--Rena (discussão) 17h38min de 24 de fevereiro de 2019 (UTC)
Essencialmente ele está te forçando a mudar de opinião pela barganha do voto, sendo que, basta ler as regras que regem os ADs, para notar que as justificativas que está usando não são procedentes, são citadas em nenhuma parte, nem como texto nem como anexo, e ele está elevando sua opinião pessoa travestida de falácia (a estória de que uso o português europeu) à posição de regra. Eu não tenho a obrigação, já que contribuiu com o artigo, de ver as coisas acontecendo e ficar calado, sobretudo com um editor que já tentou travar várias votações diferentes usando argumentos inválidos que renderam a eliminação de seus votos. Não vai ser a primeira, e pelo jeito nem a última, que usa argumentos inválidos.--Rena (discussão) 17h42min de 24 de fevereiro de 2019 (UTC)
Tudo bem, se essa é a sua resposta, não farei nada com o mapa, se Gabriel decidir removê-lo não me culpe. E se você verificar o início do tópico comentários e sugestões da candidatura você verá uma lista que ele fez de problemas que o artigo possuía, o que realmente me foi muito útil, Gabriel ajudou muito na candidatura. Na questão da barganha, fique sabendo que o objetivo de propor essa candidatura foi apenas ter conhecimento do que eu poderia fazer para melhorar o artigo, e, felizmente ele me deu essas ideias (e você também) e fiz de tudo para a candidatura dar certo, desejo paz e prosperidade para todos.Xavier1824 (discussão) 17h48min de 24 de fevereiro de 2019 (UTC)
@Xavier1824: Não se preocupe, minha intenção não é apagar a imagem principal do artigo. Meu voto para AD se daria do mesmo jeito. Mas como falei, seria interessante editar esses expressões sem sentido. Vou ver o que posso fazer a respeito disso. Quanto a você Renato Cuiate, só a nível de esclarecimento, comecei a ajudá-lo antes mesmo de você, então: Shhhhh. Tudo que o Xavier disse acima, já sepulta teus argumentos. Gabriel bier fala aew 17h53min de 24 de fevereiro de 2019 (UTC)
Gabriel bier D​ C​ E​ F, "Tem potencial pra ser AD, mas ao verificar em aprofundamento, há conflitos de ortografia. O texto original está no português brasileiro, enquanto que após as edições, estão no português europeu." Verdadeira salada falaciosa e não respaldada em regras, o que já valida retirar seu voto. "Como precaução, manterei meu voto como AB (posteriormente retirarei), pois o Renato pode muito bem mudar minhas edições novamente." Se isso não for barganha (mantenho o voto, inválido, se ele editar. Tiro, se ele não editar), não sei o que é então. E parabéns mesmo ao profissionalismo e maturidade. E mais parabéns ainda a continuar fazendo graça com coisas que tem graça alguma (Cuaite), ainda mais usando meu nome, o que lhe renderia um bloqueio, e deveria saber disso. Em momento algum fiz graça com seu nome, sequer o citei, salvo nas marcações de usuário. Se não quer manter o nível do diálogo acadêmico e prefere fazer graça com meu nome, e com todo o resto pelo jeito, realmente só tenho a perder em dar palco para o senhor. Mas saiba que, e cabe como aviso, a próxima vez que citar indevidamente meu nome, seu bloqueio será solicitado diante quebra das regras de civilidade, que valem para todos. Podemos discordar, mas não faça uso indevido do nome de ninguém.--Rena (discussão) 18h04min de 24 de fevereiro de 2019 (UTC)
Fique calmo, jovem. Se suas edições não forem de encontro com as minhas e tiverem dentro dos padrões estabelecidos pela WP:LE, então sinta-se livre. Você terá meu apoio. Gabriel bier fala aew 18h20min de 24 de fevereiro de 2019 (UTC)

Qual o objetivo[editar código-fonte]

Porque está publicando os artigos que estou fazendo para o Mes Africano ex. Forte Ibrim --> Qasr Ibrim original em inglês a o que estou esboçando até a posição das figuras você copiou

Dravinia D​ C​ E​ F, Foi um coincidência. Eu estou editando Reino de Macúria porque o artigo apareceu na lista de possíveis artigos para serem eliminados do Mistersanderson, aí aproveitei e comecei a azular. Não estou copiando o que você fez. No caso de Forte Ibrim, as imagens só cabem naquele lado, daí coloquei ali.Rena (discussão) 14h58min de 26 de fevereiro de 2019 (UTC)
Ok mais deveria esperar o mes Africano só começa dia 1º Dravinia (discussão) 15h58min de 26 de fevereiro de 2019 (UTC)
Dravinia D​ C​ E​ F, eu não vou participar do mês africano.--Rena (discussão) 14h19min de 27 de fevereiro de 2019 (UTC)
Uma pena Dravinia (discussão) 15h02min de 27 de fevereiro de 2019 (UTC)

Boletim dos conteúdos destacados nº 35[editar código-fonte]



Boletim dos conteúdos destacados nº 35
Cscr-featured1.png

Olá, Renato de carvalho ferreira. Esta é a lista dos artigos candidatados na última semana (20 a 26 de fevereiro):

Artigos destacados:

Artigos bons:

Recebeu esta mensagem porque o seu nome está incluído nesta lista. Caso pretenda deixar de receber as notificações, basta remover o seu nome dela.

MediaWiki message delivery (discussão) 19h45min de 26 de fevereiro de 2019 (UTC)

Essen[editar código-fonte]

"O nome atual não está errado, pois Essen está na Baixa Saxônia."

PT via translate.google.com: É correto que Essen está localizado na Baixa Saxônia. O nome do município não é Essen (Baixa Saxônia), mas Essen (Oldemburgo). Por favor, desfaça sua edição aqui. Veja: de:Essen (Oldenburg), essen-oldb.de
EN: It is correct that Essen is in Lower Saxony. However, the town's name name is not Essen (Lower Saxony), it is Essen (Oldenburg). Please undo your revision here. See: de:Essen (Oldenburg), essen-oldb.de
DE: Es stimmt, dass Essen in Niedersachsen liegt. Der Name der Gemeinde lautet aber nicht Essen (Niedersachsen), sondern Essen (Oldenburg). Bitte mache deine Bearbeitung hier rückgängig. Siehe: de:Essen (Oldenburg), essen-oldb.de
--Fippe (discussão) 20h15min de 1 de março de 2019 (UTC)

Política de Pernambuco[editar código-fonte]

Gostaria que você desse uma olhadinha no artigo, já fiz o possível para consertar o problema informado por você (seria bom saber se o fiz ou não) e adicionei mais informações.Xavier1824 (discussão) 23h53min de 1 de março de 2019 (UTC)

Boletim dos conteúdos destacados nº 36[editar código-fonte]


Boletim dos conteúdos destacados nº 36
Cscr-featured1.png

Olá, Renato de carvalho ferreira. Esta é a lista dos artigos candidatados na última semana (27 de fevereiro a 5 de março):

Artigos destacados:

Artigos bons:

Listas boas:

Recebeu esta mensagem porque o seu nome está incluído nesta lista. Caso pretenda deixar de receber as notificações, basta remover o seu nome dela.

MediaWiki message delivery (discussão) 02h14min de 6 de março de 2019 (UTC)

Lista de monarcas de Marrocos[editar código-fonte]

Boas Rena.

Só agora reparei que encurtou a Lista de monarcas de Marrocos para incluir apenas a Dinastia Alauita. Não me parece boa ideia, pois todos os monarcas que retirou eram, na prática, marroquinos.

Abç. --Stegop (discussão) 01h15min de 9 de março de 2019 (UTC)

Stegop D​ C​ E​ F, mas do jeito que aquela lista estava montada, dá a entender que o Estado atual, criado pelos alauitas, é um contínuo do Estado criado pelos idríssidas, o que não procede, ainda mais a julgar que houve vários momentos que o Marrocos esteve sob domínio de poderes centrados em cidades hoje na Argélia e Tunísia. Ou a lista precisa ser mudada, ou o título, ou não sei o que fazer.--Rena (discussão) 01h17min de 9 de março de 2019 (UTC)

Discussão de bloqueio de Maryuu[editar código-fonte]

Info talk.png
Caro administrador(a), foi iniciado um pedido de revisão de bloqueio do(a) usuário(a) Maryuu.
A discussão está ocorrendo na seguinte página: Wikipédia:Pedidos a administradores/Discussão de bloqueio/Maryuu.
Lembre-se de que a sua análise do bloqueio deve ocorrer, obrigatoriamente, ao abrigo das políticas e recomendações do projeto e da política de bloqueio, incluindo, na medida do possível, uma síntese cuidadosa dos argumentos expostos.
Sua participação é importante. Grato. User:Millennium bug, usando o recurso MassMessage. 18h21min de 12 de março de 2019 (UTC)
Recebeu esta mensagem porque o seu nome está incluído nesta lista. Caso pretenda deixar de receber as notificações, basta remover o seu nome da lista.

Boletim dos conteúdos destacados nº 37[editar código-fonte]



Boletim dos conteúdos destacados nº 37
Cscr-featured1.png

Olá, Renato de carvalho ferreira. Esta é a lista dos artigos candidatados na última semana (6 a 12 de março):

Artigos destacados:

Artigos bons:

Recebeu esta mensagem porque o seu nome está incluído nesta lista. Caso pretenda deixar de receber as notificações, basta remover o seu nome dela.

MediaWiki message delivery (discussão) 20h46min de 12 de março de 2019 (UTC)

Edições nos artigos da LC da CAF[editar código-fonte]

Olá Renato.

Reverti a suas edições em relação aos nomes de estádios dos times sudaneses pela razão em que equivocadamente você inseriu um "de" no meio destes, o que implica que este "de" quer dizer que "Hilal" e "Merrikh" são os nomes das cidades aonde estes ficam, sendo que estes são os nomes do times.

No momento das reversões não percebi que você corrigiu o redirecionamento de Ondurmã, peço desculpas nesta parte.

Obrigado. Guilherme (discussão) 16h51min de 14 de março de 2019 (UTC)

Discussão de bloqueio de EDITOR CAIO[editar código-fonte]

Info talk.png
Caro administrador(a), foi iniciado um pedido de revisão de bloqueio do(a) usuário(a) EDITOR CAIO.
A discussão está ocorrendo na seguinte página: Wikipédia:Pedidos a administradores/Discussão de bloqueio/EDITOR CAIO.
Lembre-se de que a sua análise do bloqueio deve ocorrer, obrigatoriamente, ao abrigo das políticas e recomendações do projeto e da política de bloqueio, incluindo, na medida do possível, uma síntese cuidadosa dos argumentos expostos.
Sua participação é importante. Grato. Érico, usando o recurso MassMessage. MediaWiki message delivery (discussão) 03h13min de 16 de março de 2019 (UTC)
Recebeu esta mensagem porque o seu nome está incluído nesta lista. Caso pretenda deixar de receber as notificações, basta remover o seu nome da lista.

Predefinição para o UK[editar código-fonte]

Oi. Acabo de criar a Predefinição:Info/Assentamento/Reino Unido, por favor veja se é de seu agrado. Usei-a nas páginas Londres e Edimburgo. Você pode alterar ou aprimorar o código se quiser. Se precisar de ajuda ou se tiver dúvida em algo no qual eu possa ajudar, não hesite em me chamar! − Allice Hunter (Inbox) 03h24min de 16 de março de 2019 (UTC)

Allice Hunter D​ C​ E​ F, agradeço muito! Vou tentar usar e ver o que acontece.--Rena (discussão) 03h28min de 16 de março de 2019 (UTC)

Zimbabwe[editar código-fonte]

Olá Renato, tudo bem? Como tens costume de aportuguesar termos estrangeiros e às vezes arruma problema por isso, vim lhe pedir uma ajuda. A um tempo, tenho reparado que o artigo Zimbabwe está grafado com a letra "w", sendo que está versão, além de bem estranha para língua portuguesa, raramente é usada. Um exemplo é ao pesquisar notícias com os dois termos (Zimbabwe e Zimbábue), vemos que o primeiro apenas retorna notícias em inglês e o segundo em português, sendo que ambas são recentes. Então eu gostaria de saber, se já houve algum consenso para se manter do jeito que está ou se está lá apenas por estar. Porque caso contrário, pretendo levar esta discussão a esplanada, de forma a se determinar o que é melhor a se fazer. Mr. Fulano! Fale 17h41min de 16 de março de 2019 (UTC)

Olá, Mr. Fulano D​ C​ E​ F. Agradeço a mensagem e a oportunidade de discutir o assunto. Então, entrar nesse assunto é, via de regra, nunca sair ileso, não importa a posição que você tome. Fato é que é um tema tão acalorado que sequer faz sentido alguns marginalmente dizerem que é um tema menor, insignificante. Nunca foi. Dito isso, sobre o Zimbábue, o nome é tal como acabei de escrever, não com dáblio e não com acento no ê como sempre foi comum escreverem (Zimbabué). Sei disso, pois por determinação do AO-90 dever-se-ia produzir um vocabulário oficial e que valesse para todos os países signatários que normalizaria, na medida do possível, a grafia. No mesmo, só há o registro de, por exemplo, Zimbábue, Maláui, Botsuana, Burquina Fasso, Cuaite, Amesterdã (adicionando o ê que sempre faltou na grafia brasileira, ao contrário da grafia europeia). A julgar que formalizamos o uso do AO-90 no projeto há anos, deveria ser obrigação natural que adotássemos todas as grafias ali indicadas (que não são sugestões, mas formalizações, com o mesmo acordo dizendo que os países signatários terão que tomar as devidas providências para adotar a nova nomenclatura), mas como já deve imaginar há uma verdadeira celeuma em torno do tema, e os países africanos já renderam muita discussão inútil com gente defendendo o indefensável (uso do dáblio), que não fazia sentido antes do acordo, e não faz sentido depois dele. Seria uma boa reabrir a discussão, e eu apoiaria a proposição de mudança, mas vai haver disputa certamente, por mais certa e óbvia que seja a mudança.--Rena (discussão) 20h18min de 16 de março de 2019 (UTC)
@Renato de carvalho ferreira: Eu irei então propor uma mudança na esplanada. Só não sei se proponho apenas para Zimbabwe, ou se me estendo para os demais lugares (com exceção de Cuaite e Amesterdã, por saber que não passariam e por ainda serem "estranhos" para o leitor leigo). Só uma pergunta, nem em Portugal a grafia Zimbabué é mais permitida? Porque ao pesquisar assim, aparecem diversas notícias de sites de lá escritas desse jeito, e até do Brasil tem. Mr. Fulano! Fale 21h20min de 16 de março de 2019 (UTC)
Mr. Fulano D​ C​ E​ F, certamente que fontes continuará havendo, mesmo para Zimbabwe, agora só há registro dos nomes que indiquei acima. Sobre Cuaite e Amesterdã, em algum momento vamos ter que lidar com isso. Acho justa a separação por blocos, e quando estiver pronta me marque que comento lá, mas como disse, em algum momento vamos ter que adotar Cuaite e Amesterdã (e muitos outros, todos aportuguesados) conforme os linguistas forem oficializando.--Rena (discussão) 21h24min de 16 de março de 2019 (UTC)
Peço desculpa por deitar achas na fogueira, mas eu estive envolvido na discussão. Refiro rapidamente que o VOLP dá esta resposta: "A forma Amesterdã não se encontra atestada neste vocabulário." Mudando para o que interessa: O nome "Zimbabwe" foi a solução para resolver uma falta de consenso. Por um lado os defensores de uma palavra esdrúxula terminada em e aberto (que seria a única da língua portuguesa, e nem sequer sei como se pronuncia essa palavra) e outros que defendem que a palavra é aguda e por isso deve ser acentuada no e. Como ninguém se entendeu, a solução ficou com a palavra na língua original, que é como se costuma resolver estes impasses. Quanto ao VOLP, vou-lhes perguntar como é que pronunciam essa palavra. Aliás, eu pensava que o VOLP ainda não tinha sido publicado. Se eles pronunciarem [Zi~'babu] ou [Zi~'babwj] aceitarei a autoridade deles. Isto porque no Portal da Língua Portuguesa a palavra está descrita a palavra com sendo aguda. Não tenho nada contra se a palavra se pronunciar e escrever de outro modo noutros países, mas até rm prova contrária considero que em Portugal é "Zimbabué".

Transcrevo a mensagem que enviei a Paulo Correia, o responsável pela toponímia do VOLP:

Japf D​ C​ E​ F, agradeço a participação. Não sei onde, então peço que aguarde ou me cobre depois, mas sei que o VOLP falou, em caráter oficial que propõe grafias, mas não sobrepõe aquilo que é tido como lei linguística. Basta eu achar onde eles disseram isso. E sem entrar em méritos particulares quanto ao nome e a discussão passada, no VOC, que é comum a todos os lusófonos, se normalizou a forma Zimbábue, com acento agudo no á, e para agrado ou desagrado, essa forma vai ser normalizada. O mesmo vale para o Cuaite, Amesterdã e demais (citados e não citados). Como está explicitado no acordo: "Os Estados signatários tomarão, através das instituições e órgãos competentes, as providências necessárias com vista à elaboração, até 1 de Janeiro de 1993, de um vocabulário ortográfico comum da língua portuguesa, tão completo quanto desejável e tão normalizador quanto possível, no que se refere às terminologias científicas e técnicas." A única falha do artigo segundo é a data, bem como a data do artigo subsequente que previa a aplicação do acordo já em 1994. Excetuando isso, o artigo gerou o VOC, que embora ainda está em construção, já normalizou praticamente os nomes e capitais de todos os países e aportuguesou tudo, exceto Washington. E qualquer uma das bandeiras que se clique na entrada do site, os resultados são os mesmos. As únicas variantes admitidas são as que já existiam (Irã/Irão, Teerã/Teerão, o corrigido Amesterdã/Amesterdão, etc).--Rena (discussão) 23h51min de 16 de março de 2019 (UTC)

Encontrei outra fonte, o VOLP da Academia de Ciências de Lisboa. Se você fizer uma pesquisa, o site só reconhece "Zimbabué". Esta é tão legítima quanto as outras. Se você procura no Portal de Língua Portuguesa, encontra Zimbabué aqui e Zimbábue aqui. É a trapalhada geral. Por isso, o nome Zimbabwe tem que ser mantido em deterimento de "Zimbabu" e Zimbabué.JF (discussão) 21h21min de 17 de março de 2019 (UTC)

Japf, eu reconheço a questão, e acho que debatê-la é sadio, mas acima de tudo, até para evitar desvios quanto ao mérito da questão, para o bem ou para o mau, assumimos o compromisso, há anos, de adotar o novo acordo ortográfico. A julgar que o acordo fala explicitamente de normalizar, não há muito o que se possa fazer. E por mais que saiba que é do desagrado de muitos portugueses europeus, bem da verdade é que certamente linguistas de Portugal e demais países lusófonos estão envolvidos na confecção do VOC. Sequer faria sentido não estarem, se as grafias agora serão comuns. Diferente da discussão anterior que foi feita sem o VOC, hoje o temos e seria bom levá-lo em conta. Como falei para o Mr. Fulano, mesmo que se protelarmos, em algum momento vamos ter que voltar a discutir isso à luz das novas normas.--Rena (discussão) 21h42min de 17 de março de 2019 (UTC)
Não há falta de fontes. Quer melhor que a VOLP da Academia de Ciências de Lisboa e o Portal da Língua Portuguesa? E isto não é uma questão ortográfica: "Zimbábue" e "Zimbabué" não se pronunciam da mesma forma, portanto os VOLP não têm legitimidade.JF (discussão) 22h24min de 17 de março de 2019 (UTC)
Japf, eu sei que se pronunciam diferente, não deixei explícito ou implícito que entendia como iguais. Mas o VOC assumiu uma posição normalizadora que privilegiou o acento no á, não no ê. Se eles tivessem optado por Zimbabué, tanto me faz como tanto me fez, pois mesmo no Brasil há confusão quanto a isso. O maior passo que podiam ter dado era remover o dáblio, e já fizeram. E as normalizações tem por definição resolver esses impasses, como foi o caso do agora comum Singapura, que antes também se grafava Cingapura, e que gerava dúvida quanto qual era o mais correto. Agora só há um oficial, e a questão naturalmente se resolveu. É a tendência para Zimbábue e os demais.--Rena (discussão) 22h31min de 17 de março de 2019 (UTC)
Sugiro enviar esta discussão para a esplanada. É mais visível.JF (discussão) 22h37min de 17 de março de 2019 (UTC)
Japf D​ C​ E​ F, o Mr. Fulano sugeriu propor na esplanada. Vamos esperar ele montar alguma proposta formal e então podemos discutir melhor.--Rena (discussão) 22h44min de 17 de março de 2019 (UTC)
OK.JF (discussão) 22h52min de 17 de março de 2019 (UTC)
@Japf: e Renato, eu já tinha criado ontem a discussão lá na esplanda, inclusive tinha lhe pingado, mas pelo visto você não recebeu a notificação. Mr. Fulano! Fale 00h31min de 18 de março de 2019 (UTC)

Curiosidade neste aportuguesamento[editar código-fonte]

Olá colega. Notei que deu umas lapidadas neste artigo e vi que aportuguesou Sinanüddin Yusuf Pasha para Sinanudim Iúçufe Paxá. Não sou nenhum linguista nem nada do tipo mas fiquei curioso de onde tirou esse nome, pois numa rápida busca por essa versão portuguesa só achei o próprio artigo. MKBRA (discussão) 23h18min de 16 de março de 2019 (UTC)

MKBRA D​ C​ E​ F, paxá é título, não escrito em hipótese alguma com sh no português. Iúçufe está registrado em dicionário (IÚÇUFE n. m. e ap., do antr. 􀏒􀎳􀏮􀏳􀀋􀯗 yûsuf), «José» [profeta bíblico]) em Dicionário de Arabismos da Língua Portuguesa e outros. E o Sinanudim provém do amplo uso de -udim/-adim como adaptação dos nomes terminados dessa forma, seja no turco seja no árabe. Cito alguns: Xameçadim (registrado desde os tempos dos conquistados; de Shams ad-Din); Aladim (também chamado Aladino; de Al ad-Din); Noradim (também chamado Noradino e Noradine; de Nur ad-Din).--Rena (discussão) 00h07min de 17 de março de 2019 (UTC)
Obrigado pela resposta! MKBRA (discussão) 00h10min de 17 de março de 2019 (UTC)

Wikipédia:Esplanada/geral/Sem fontes desde 2009: maio (13fev2019)[editar código-fonte]

Caro Renato Envio-lhe os meus cumprimentos pelo esforço para referenciar os últimos artigos da secção Geografia e História. A sua contribuição é muito importante. E não se assuste, eu não ando a vigiar a sua página de discussão. Eu vinha-lhe transmitir este agradecimento e vi um assunto em que eu estou envolvido e respondi.JF (discussão) 23h44min de 16 de março de 2019 (UTC)

Japf, não ligo que vigie, na verdade. E agradeço muito a mensagem de apoio. Infelizmente não tenho interesse em editar os artigos das demais áreas que sobraram, mas espero ter minimizado o esforço de quem vai continuar editando.--Rena (discussão) 23h52min de 16 de março de 2019 (UTC)

Quanto aos aportuguesamentos de nomes próprios egípcios e nomes de localidades em árabe[editar código-fonte]

Boa noite Renato de Carvalho,

Tenho notado que ultimamente você tem movido algumas páginas relacionadas ao Antigo Egito para suas grafias aportuguesadas. Não sou contra o aportuguesamento de termos estrangeiros, mas venho demonstrar minha preocupação quanto ao usos que, em minha opinião, considero desnecessários, ou ainda em último caso, podem causar confusões. Alguns nomes de divindades egípcias, em especial as mais conhecidas, são aportuguesados simplesmente por historicamente já terem se difundindo pela língua portuguesa; são exemplos Hórus, Ísis, Osíris e Anúbis. Vale lembrar que estes derivam de nomes dados pelos gregos às divindades egípcias e, provavelmente, são os que mais se assemelham às pronuncias/grafias originais do idioma egípcio. Como o egípcio é uma língua morta, só podemos estimar como tais nomes seriam pronunciados. Já para outras divindades que não possuem uma grafia aportuguesada comum em nossa língua, habituou-se a utilizar a grafia inglesa para denominá-las pelo fato de que grande parte dos conteúdos acadêmicos da área de egiptologia foram e ainda são documentados e publicados majoritariamente em inglês desde o século XIX.

Por isso, não vejo a necessidade de mover "Tot" para "Tote", "Apedemak" para "Apedemaque", "Harrat Khaybar" para "Harrate Caibar" ou "Musawwarat es-Sufra" para "Muçauarate Sufra". Através de uma rápida pesquisa, constatei que essas grafias nem ao menos são utilizadas em fontes bibliográficas ou dicionários, e não retornam resultados coerentes em motores de busca (no Google por exemplo, "Tote" retorna um tipo de bolsa, como um acessório).

Em minha opinião, recomendo que nesses casos, se siga a Convenção de nomenclatura/Nomes próprios, em especial o item II sobre traduções e transliterações:

II. Antropónimos e topónimos derivados de línguas que não usam o alfabeto latino:

  • 1. Em primeira instância, aplicam-se também a estes antropónimos e topónimos os pontos 1, 2 e 4 do capítulo I.
    • Ex.: Moscovo (português europeu) ou Moscou (português brasileiro) e não Moskva, Pequim e não Běijīng, Cairo e não Al-Qāhira, Chipre e não Kýpros, Tamerlão e não Timur-i-Lenk, Saladino e não Ṣalāḥ ad-Dīn, Confúcio e não Kǒng Zǐ, Catarina, a Grande e não Yekaterina Vielikaya, Sérgio de Radonej e não Siergui Rádoniezhsky.
  • 2. Caso não haja exónimo histórico:
    • 2.1. Palavras em mandarim: será utilizado o pinyin.
      • Ex.: Shenzhen, Wuhan, Deng Xiaoping, Huang-Taiji
    • 2.2. Palavras em russo e ucraniano, serão usados os respectivos padrões oficiais da Wikipédia em português, explicados em WP:RUSSO e WP:UCRANIANO.
    • 2.3. Demais casos: preferência, nesta ordem:
      • a) Pela transliteração para o português, que tenha alguma fonte fiável comprovando o seu uso corrente. Caso não exista:
      • b) Pela transliteração utilizada internacionalmente mais próxima do português, que tenha alguma fonte fiável comprovando o seu uso corrente ou, no caso do cirílico, subsidiariamente o padrão ISO 9.
      • c) Em último caso, se não atendidos os itens a) e b), poderá ser usada uma transliteração utilizada internacionalmente cuja escrita possua divergência com a fonética da língua portuguesa.

Sou a favor do aportuguesamento de nomes de divindades egípcias não nos títulos dos artigos, mas sim na introdução, pois em muitos casos ela auxilia quanto a provável forma de se pronunciar tal nome utilizando-se a sonoridade da língua portuguesa.

Brendo102x (discussão) 03h02min de 17 de março de 2019 (UTC)

Brendo102x D​ C​ E​ F, bom, você misturou coisas aqui. Muçauarate Sufra e Harrate Caibar são nomes de origem árabe, não egípcia, pelo que a discussão deveria ser em separado. Mas como os citou, já explico. A "correção" via aportuguesamento desses dois nomes, por exemplo, se dá pela várias correções e pontuações que os linguistas apontam há anos sobre a melhor forma de usar no português tais nomes, fora que o português, como o espanhol, dado o contato de séculos com tal língua, tem consistência quanto a isso. Por exemplo, é regra, e isso vale ao egípcio via francês, que se acrescente ê em encontros consonantais ou consoantes que precisam de complemento vocálico, razão pela qual é necessário Harrate. Caibar, por sua vez, é tanto topônimo como antropônimo (ex: [1]). Quanto à língua egípcia, que eu estudo, se essa informação lhe serve de algo, é muito mais consistente o uso de ê como complemento vocálico, a julgar que ainda não conhecemos quais eram as vogais egípcias, só havendo semi-vogais. Ê foi uma imposição do francês que virou corrente em quase todas as línguas, exceto o alemão, que usa um sistema próprio. Isso justifica o uso de Tote. Apedemaque é uma deusa marginal, cultuada na Núbia e só depois introduzida no Alto Egito, cujo conhecimento geral pelas pessoas é pífio. A julgar que há caso algum, quando adaptados os nomes (e isso extrapola o egípcio), que uma palavra terminada em -k ou -kh não se torne -que (ex. República de Artsaque), o uso também é consistente. Além do que, eu sempre estou citando algum dicionário ou fonte que minimamente tire de um a responsabilidade pela grafia. Verdade seja dita, Osíris, Ísis e os demais nomes gregos sequer devem ser taxados de nomes aportuguesados, pois não o são. São só nomes gregos que viraram correntes e aportuguesar seria chamar esses deuses de Usir (essa forma é obtível, cabe dizer, só pela transliteração, pois os mesmos hieróglifos que valem para -w e -j/y, valem para -u e -i) e Assete. Aliás, sobre essa matéria, sempre houve reação entre os acadêmicos para não usar os nomes gregos, pois "deturpam o sentido original", mas todos de bom senso sempre falaram o óbvio. O nome, pelo nome, exprime nada ao leitor moderno, sempre sendo necessário uma explicação. Essa afirmação cai como uma luva aqui, pois ninguém vai criar um artigo de um faraó com nome + explicação: ex. Amenhotep (Deus Amom está satisfeito). Sequer faria sentido.--Rena (discussão) 13h35min de 17 de março de 2019 (UTC)
Embora que sua explicação acima seja ricamente informativa, continuo a optar pela utilização das grafias mais amplamente utilizadas internacionalmente, de acordo com a recomendação do livro de estilo. A maioria das grafias que você utilizou são citadas em pouquíssimas fontes, demonstrando que não possuem utilização corrente na língua. A partir daí, creio que alterar o título dos artigos para tais grafias não seja a melhor opção a se fazer. E como o português e a Wikipédia lusófona não possui e parece estar longe de possuir um sistema definido para transliteração do egípcio, o debate acerca desse assunto parece estar longe de ser definido. Por isso, sempre optarei por seguir as recomendações do livro de estilo ao criar artigos sobre o tema. Brendo102x (discussão) 19h50min de 17 de março de 2019 (UTC)
Brendo102x, bom, você está confundido as coisas aqui. Chamar Aset (Ísis) de Assete é transcrever seu nome ao português (vulgo aportuguesar, por ser uma transcrição ao português; se fosse outra língua, variaria obviamente), não transliterar. Transliteração é pegar os valores fonéticos da língua original e transpor-los à língua destino exatamente como aparecem na língua origem, mesmo que isso crie aberrações gráficas na língua destino (dígrafos inexistentes, encontros consonantais impossíveis de serem lidos, etc. etc.) A preocupação aqui sempre deveria ser o leitor que usa essa enciclopédia, e não o purismo acadêmico, pois isso afasta as pessoas que certamente não saberão ler os nomes apenas transliterados). Estando correto e respaldado pelos linguísticas, caso resolvido. Eu tenho pleno conhecimento do que está escrito na convenção, que ajudei a escrever em 2014, pelo menos a parte que interessa à discussão, mas nem por isso a convenção proíbe tacitamente o uso de grafias alternativas, particularmente para nomes sem qualquer uso corrente reconhecível (Apademek/Apademeque). A prudência para não inventar nada que não seja respaldado pelos linguistas é obvio, mas estando respaldado, muito que bem.--Rena (discussão) 20h06min de 17 de março de 2019 (UTC)

Uma medalha![editar código-fonte]

Special Barnstar Hires.png Medalha especial
Apenas para demonstrar meu apreço não apenas pelas tuas contribuições no domínio principal, mas também pelo excelente trabalho que vem realizando na avaliação dos EADs. Precisamos de mais editores sérios e dispostos a realizar esse trabalho para atingir uma maior qualidade no projeto. Grande abraço e boas contribuições! O Estranho no Ninho (discussão) 04h44min de 17 de março de 2019 (UTC)
Estranhononinho D​ C​ E​ F, agradeço muitíssimo a medalha!--Rena (discussão) 13h53min de 17 de março de 2019 (UTC)

Reforma protestante[editar código-fonte]

  • Sua edição está alterando o tamanho e a posição das imagens.Jo Loribd 05h10min de 18 de março de 2019 (UTC)
Jo Lorib D​ C​ E​ F, deu problema em três imagens, pois não vi que, sem querer, engoli uma das barras das imagens. De todo modo, foram tantas mudanças que não se justifica a reversão. Foi tão marginal o problema que podia ter sido resolvido manualmente, ou poderia ter me informado.--Rena (discussão) 05h14min de 18 de março de 2019 (UTC)
  • Eu ia avisar mas nem deu tempo, já tinha me revertido, aliás também podia ter conversado comigo antes de me reverter...o importante é que o erro foi corrigido.Jo Loribd 05h19min de 18 de março de 2019 (UTC)

Qual o segredo?[editar código-fonte]

Salve, Rena. Nesta edição 54476451], você utilizou algum segredo (Script? Expressão regular? Reza?) para tirar o </ref> depois das referências que usavam o {{Harvnb}}? Ou foi na marra, de um por um mesmo? Abraço. Caio! (discussão) 18h34min de 18 de março de 2019 (UTC)

Caio!, não sei se existe. Fiz um a um.Rena (discussão) 20h58min de 18 de março de 2019 (UTC)
Cruzes. Deve haver um jeito melhor. A solução deve estar aqui Wikipedia:AutoWikiBrowser/Regular expression). Abraço. Caio! (discussão) 00h15min de 19 de março de 2019 (UTC)

Discussão de bloqueio de Braz Leme (9)[editar código-fonte]

Info talk.png
Caro administrador(a), foi iniciado um pedido de revisão de bloqueio do(a) usuário(a) Braz Leme.
A discussão está ocorrendo na seguinte página: Wikipédia:Pedidos a administradores/Discussão de bloqueio/Braz Leme/9.
Lembre-se de que a sua análise do bloqueio deve ocorrer, obrigatoriamente, ao abrigo das políticas e recomendações do projeto e da política de bloqueio, incluindo, na medida do possível, uma síntese cuidadosa dos argumentos expostos.
Sua participação é importante. Grato. Érico, usando o recurso MassMessage. MediaWiki message delivery (discussão) 02h34min de 21 de março de 2019 (UTC)
Recebeu esta mensagem porque o seu nome está incluído nesta lista. Caso pretenda deixar de receber as notificações, basta remover o seu nome da lista.

Chaimite[editar código-fonte]

Boa noite,

Vi que reverteu as novas informações que acrescentei à página da Chaimite. Pode por favor explicar o motivo?comentário não assinado de Pedro Manuel Monteiro (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Pedro Manuel Monteiro, porque adicionou quase quatro mil bites, mas nada tinha fontes. Só por isso. Sempre deve haver fontes, em qualquer coisa que traga para cá, mesmo que edite um artigo que não tinha fontes antes.--Rena (discussão) 21h16min de 24 de março de 2019 (UTC)

Eu tinha acrescentado fontes - o livro de 2018 que, por sua vez, tem várias fontes e arquivos como base. Se voltar a introduzir as mudanças com (ainda) mais referências ao livro não as volta a apagar? Pedro Manuel Monteiro (discussão) 21h19min de 24 de março de 2019 (UTC)

Pedro Manuel Monteiro, Pela forma como apresentou a fonte, não deu para ver no resumo que você adicionou fontes. Então pode reverter, com a advertência que precisa indicar quais páginas está consultando. Você só indicou o livro, mas não há páginas, e o consulente e os editores não tem obrigação de saber quais páginas consultou.--Rena (discussão) 21h25min de 24 de março de 2019 (UTC)

Discussão de bloqueio de Raimundo57br[editar código-fonte]

Info talk.png
Caro administrador(a), foi iniciado um pedido de revisão de bloqueio do(a) usuário(a) Raimundo57br.
A discussão está ocorrendo na seguinte página: Wikipédia:Pedidos a administradores/Discussão de bloqueio/Raimundo57br/21.
Lembre-se de que a sua análise do bloqueio deve ocorrer, obrigatoriamente, ao abrigo das políticas e recomendações do projeto e da política de bloqueio, incluindo, na medida do possível, uma síntese cuidadosa dos argumentos expostos.
Sua participação é importante. Grato. Stuckkey, usando o recurso MassMessage.
Recebeu esta mensagem porque o seu nome está incluído nesta lista. Caso pretenda deixar de receber as notificações, basta remover o seu nome da lista.

Termo "Sascachevão"[editar código-fonte]

Oi Renato, desculpe o incômodo. Gostaria de saber onde encontraste o termo "Sascachevão" para a província de Saskatchewan. Não encontrei uma única notícia usando essa nomenclatura, o Google Maps também não a reconhece e não encontrei no VOLP. − Allice Hunter (Inbox) 23h19min de 25 de março de 2019 (UTC)

Allice, adicionado.--Rena (discussão) 21h06min de 26 de março de 2019 (UTC)

Convite[editar código-fonte]

Olá! Te convido a participar desta EAD, visto que você se encontra muito ativo nesta área. Abraços, Himeros 10h00min de 30 de março de 2019 (UTC)

Uma medalha![editar código-fonte]

Tireless Contributor Barnstar Hires.gif Medalha ao contribuinte incansável
Concedo-lhe esta medalha por ter sido o maior referenciador de artigos etiquetados como "sem fontes desde maio de 2009"! Você referenciou ao todo 38 artigos, mais do que qualquer outro editor que participou da força-tarefa. Mister Sanderson (discussão) 01h30min de 1 de abril de 2019 (UTC)

Divisões administrativas de Myanmar[editar código-fonte]

Olá Renato, vou expandir o artigo em pauta, que está péssimo. No entanto, não vou colocar o conteúdo abordando os distritos, sendo assim não creio que o redirecionamento seria correto. Edmond Dantès d'un message? 21h22min de 1 de abril de 2019 (UTC)

Conde Edmond Dantès, mas não seria cabível fundir tudo como já se fez com vários outros países (Líbia é um caso notório, pois fui eu que editei, mas há vários outros. E vendo o texto escondido que estava "para ser traduzido", é basicamente uma lista gigante de distritos do país. Acho que é possível arranjar um meio de agregar ali. De todo modo, o artigo tal como está, os dois na verdade, informam nada ao consulente. Aliás, já antecipo seu trabalho afirmando que houve uma mudança das divisões em 2008, e a nomenclatura de muita coisa mudou. Se precisar de ajuda, avisa.--Rena (discussão) 21h27min de 1 de abril de 2019 (UTC)
Sim estou ciente da mudança de 2008, mas acredito que não alteraram as divisões do estado, região e território da união. Sobre os nomes, seria muito bom alguma ajuda. Edmond Dantès d'un message? 21h31min de 1 de abril de 2019 (UTC)

Uma medalha![editar código-fonte]

Rosetta Barnstar Hires.png Medalha ao tradutor
Pela sua excelente contribuição no Mês Africano da Wikipédia. São editores como você que fazem a nossa enciclopédia crescer. Muito obrigado pelo prazer de participar e competir consigo, e espero vê-lo no próximo concurso! Luís Almeida "Tuga1143 23h41min de 2 de abril de 2019 (UTC)
Tuga1143 D​ C​ E​ F, eu que agradeço. Muito divertido.--Rena (discussão) 23h42min de 2 de abril de 2019 (UTC)

Futa Jalom[editar código-fonte]

Caro Renato. Tal como está escrito na informação que adicionei, a referência da informação que adicionei no artigo Futa Jalom é o artigo científico designado por Bersacola, et al (2018). Primate occurrence across a human-impacted landscape in Guinea-Bissau and neighbouring regions in West Africa: using a systematic literature review to highlight the next conservation steps, Oxford University. O que pretende mais? A hiperligação para o artigo? No mundo científico a indicação do artigo é suficiente e universalmente aceite.--Hipersyl (discussão) 08h35min de 4 de abril de 2019 (UTC)

Hipersyl, depende de qual mundo acadêmico que está falando. Tem autores e publicações que só aceitam citação de artigos mediante apresentação das páginas exatas que você consultou. E seja como for, não estamos escrevendo para acadêmicos, mas sim para leigos, a maioria alunos de ensino médio. É sua obrigação indicar quais páginas falam daquele trecho adicionado para facilitar a vida do leitor e/ou dos demais editores que vierem depois.--Rena (discussão) 21h17min de 4 de abril de 2019 (UTC)

Apagar conteúdo em Mestrado em Direito[editar código-fonte]

Information.svg Bem-vindo à Wikipédia. Todas as pessoas são encorajadas a fazer contribuições construtivas na Wikipédia, no entanto pelo menos uma das edições que fez recentemente em “Mestrado em Direito” removeu conteúdo da Wikipédia. Quando remover texto, por favor refira uma razão no resumo de edição e discuta edições que possam ser controversas na página de discussão do artigo. Por favor, consulte a página de boas-vindas para saber como contribuir para esta enciclopédia e se quiser fazer experiências, use a Wikipedia:Página de testes. Obrigado. —Teles«fale comigo» 15h31min de 7 de abril de 2019 (UTC)

Ceilândia[editar código-fonte]

Renato de carvalho ferreira, você reverteu minha edição [2], mas a informação está correta como pode ser vista na fonte citada. 177.105.232.124 (discussão) 21h54min de 11 de abril de 2019 (UTC)

???. 177.105.232.124 (discussão) 15h58min de 15 de abril de 2019 (UTC)

Divisões administrativas de Myanmar[editar código-fonte]

Olá Renato, estou com dificuldades para encontrar fontes que comprovam as divisões administrativas no período da colonização britânica: este artigo mostra 9 divisões (pelas minhas contas, seriam dez: 4 da Baixa Birmânia e 6 da Alta Birmânia). Após 1900, uma nova organização surgiu ainda sob domínio britânico. No entanto, diversos territórios foram designados como "subdivisões menores". Não sei como proceder a respeito destes. Edmond Dantès d'un message? 23h09min de 11 de abril de 2019 (UTC)

Conde Edmond Dantès, posso te dar uma resposta até amanhã? Duvido que consiga pesquisar isso hoje.--Rena (discussão) 23h12min de 11 de abril de 2019 (UTC)
O Statoids (uma fonte bem confiável pra isso) aponta 10 como você falou, pois adiciona Careni como a décima divisão que você está procurando. Ao que parece, entre 1922 e 1940, Careni fazia parte dos estados Xã, depois adquiriu independência.--Rena (discussão) 23h16min de 11 de abril de 2019 (UTC)
Compreendi, seriam dez em princípio, no entanto, Careni foi inclusa sob controle dos Estados de Shan (que também inclui os Estados do sul e do norte). Porém, minha dúvida refere-se as primeiras divisões criadas logo após a Primeira Guerra Anglo-Birmanesa. Edmond Dantès d'un message? 23h29min de 11 de abril de 2019 (UTC)
Em síntese, a Birmânia foi conquistada completamente em 1885. Em 1990, ela foi inclusa como uma província da Índia Britânica; contudo, de 1885-1990 houve uma divisão dos estados, que também teria dez divisões. Encontrei algumas fontes com informações sobre esse período de 15 anos, mas bem poucas informações. Edmond Dantès d'un message? 23h34min de 11 de abril de 2019 (UTC)

Reversão de pedido de bloqueio[editar código-fonte]

Opa Renato, tudo bom? Tu reverteu minha edição lá na página de pedidos de bloqueio, não entendi o motivo. Poderia desfazer a reversão? Abraço! Carlos C. disc. / contrib. 23h32min de 11 de abril de 2019 (UTC)

hi friend again[editar código-fonte]

are those Georgian articles still in process ? :)

Gênero[editar código-fonte]

Pode tomar uma providencia com esse usuario Jpneto12 que apesar de avisado duas vezes continua mudando loucamente o genero dos verbetes? Vi q o está revertendo tbem.MachoCarioca oi 02h59min de 15 de abril de 2019 (UTC)

Já foi resolvido. Sds. MachoCarioca oi 03h18min de 15 de abril de 2019 (UTC)

Vila Liviero[editar código-fonte]

Oi eu coloquei uma fonte nesse artigo, já seria possível retirar a eliminação? Lori.çBol (discussão) 05h26min de 15 de abril de 2019 (UTC)

Lori.çBol, acho melhor deixar um terceiro avaliar. Ademais, a julgar que só há uma fonte ali, porque não eliminar e/ou redirecionar à cidade na qual o bairro faz parte? Dizer que o bairro foi sede de uma empresa não é suficiente para que se desmembre o artigo numa página avulsa.--Rena (discussão) 05h36min de 15 de abril de 2019 (UTC)
Você poderia então redirecionar logo para Sacomã#Bairros? Assim estaria de acordo com WP:BAIRROS Lori.çBol (discussão) 05h46min de 15 de abril de 2019 (UTC)
Lori.çBol, vou fazer.--Rena (discussão) 05h58min de 15 de abril de 2019 (UTC)

Boletim dos conteúdos destacados nº 38[editar código-fonte]


Boletim dos conteúdos destacados nº 38
Cscr-featured1.png

Olá, Renato de carvalho ferreira. Esta é a lista dos artigos candidatados na última semana (12 de março a 18 de abril):

Artigos destacados:

Artigos bons:

Revalidação:

Recebeu esta mensagem porque o seu nome está incluído nesta lista. Caso pretenda deixar de receber as notificações, basta remover o seu nome dela.

MediaWiki message delivery (discussão) 16h07min de 18 de abril de 2019 (UTC)