Saltar para o conteúdo

Vaccinium myrtillus: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
JackieBot (discussão | contribs)
m r2.7.2) (Robô: A adicionar: fa:واکسینیوم میرتیلوس
Linha 29: Linha 29:
{{sem-fontes|data=Janeiro de 2013}}
{{sem-fontes|data=Janeiro de 2013}}
[[Imagem:Blubaer.JPG|thumb|left|Mirtilos]]
[[Imagem:Blubaer.JPG|thumb|left|Mirtilos]]
Atua em casos de [[diarréia]]s graves. Indicado para ação local no alívio de inflamações na boca e catarros. Já foi muito utilizado contra [[febre]]s. É atribuída à mirtilina a ação antibacteriana, sendo atualmente aceite como tratamento para infecção urinária baixa de repetição, principalmente em forma de suco. Possui um valor nutritivo indiscutível utilizado em marmeladas ([[compota]]s), talvez seja esta razão por ajudar a melhorar a visão noturna, devido à presença de [[vitamina]]s.
Actua em casos de [[diarréia]]s graves. Indicado para acção local no alívio de inflamações na boca e catarros. Já foi muito utilizado contra [[febre]]s. É atribuída à mirtilina a acção antibacteriana, sendo actualmente aceite como tratamento para infecção urinária baixa de repetição, principalmente em forma de sumo. Possui um valor nutritivo indiscutível utilizado em compotas, talvez seja esta razão por ajudar a melhorar a visão nocturna, devido à presença de [[vitamina]]s.


Mirtilo é uma planta que trabalha bem na restauração da pequena circulação e por isto é usada em retinopatia diabética, falta de perfusão renal e [[pé diabético]].
Mirtilo é uma planta que trabalha bem na restauração da pequena circulação e por isto é usada em retinopatia diabética, falta de perfusão renal e [[pé diabético]].

Revisão das 15h05min de 20 de fevereiro de 2013

 Nota: Se procura o cocheiro de Enomau, assassinado por Pélope, veja Mírtilo.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaMirtilo

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Ericales
Família: Ericaceae
Género: Vaccinium
Espécie: V. myrtillus
Nome binomial
Vaccinium myrtillus
L.

O mirtilo eurasiano é um arbusto que pertence à família Ericaceae (família da azálea). As plantas são arbustos de pequeno porte nativos da Eurásia e que também crescem em sub-bosques das florestas temperadas na Europa. Existe também o mirtilo americano, uma espécie nativa da América do Norte (Vaccinium corymbosum)

Cultivo

No Brasil

A Embrapa introduziu o mirtilo no sul do Brasil em 1983, trata-se de algumas variedades cultivadas na Europa em regiões nas quais o inverno é bastante rigoroso, daí a dificuldade em cultivá-las no país, apenas conseguido de forma satisfatória no sul do Brasil, nas serras de nordeste do estado do Rio Grande do Sul e em cidades planálticas, visto que o planalto catarinense ou meridional se encontra na zona subtropical e a uma altitude média de 1000m. Cidades como São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema em Santa Catarina já estão introduzindo o fruto com sucesso, pois as temperaturas anuais deste logradouros encontram-se entre as mais baixas de todo o Brasil, com média de 11 °C a 13 °C anuais. No estado do Rio Grande do Sul, estas estão sendo inseridas, nas cidades mais altas das serras de Nordeste do estado, e em cidades com altitudes entre 900 a 1200m, tais como: São José dos Ausentes, Bom Jesus, Vacaria, Cambará do Sul, Jaquirana e São Francisco de Paula, visto, que apesar de serem altas e frias o ano inteiro, também possuem solo muito fértil e uma boa distribuição de chuva durante o ano todo.

Em Portugal

Em Portugal cresce espontâneamente no Norte do país (Minho e Trás-os-montes) e na Serra da Estrela. O concelho de Sever do Vouga introduziu, por acção de um estudo de uma fundação holandesa, a variante americana desta planta em 1986/7. São produzindos actualmente largas dezenas de toneladas por ano destinados à exportação. "Capital do Mirtilo" é uma marca registada pertença da AGIM - Associação para a Gestão, Inovação e Modernização do centro urbano de Sever do Vouga. Esta associação organiza uma feira anual para promover a divulgação do fruto.

Uso medicinal

Mirtilos

Actua em casos de diarréias graves. Indicado para acção local no alívio de inflamações na boca e catarros. Já foi muito utilizado contra febres. É atribuída à mirtilina a acção antibacteriana, sendo actualmente aceite como tratamento para infecção urinária baixa de repetição, principalmente em forma de sumo. Possui um valor nutritivo indiscutível utilizado em compotas, talvez seja esta razão por ajudar a melhorar a visão nocturna, devido à presença de vitaminas.

Mirtilo é uma planta que trabalha bem na restauração da pequena circulação e por isto é usada em retinopatia diabética, falta de perfusão renal e pé diabético.

Pesquisas recentes mostram que o mirtilo também é eficaz no combate aos radicais livres e ao colesterol ruim no organismos.

Uso culinário

Na culinária pode ser utilizada em müsli, geleias, doces, vinhos, bolos, panquecas e etc. Seu suco era empregado para tingir finos vinhos tintos.

Referências

Ligações externas