Valentin Glushko

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Valentin Glushko
Valentin Glushko em uma moeda russa de 2008
Nascimento 2 de setembro de 1908
Odessa
Morte 10 de janeiro de 1989 (80 anos)
Moscou
Sepultamento Cemitério Novodevichy
Cidadania União Soviética
Alma mater Universidade Estatal de Leningrado
Ocupação engenheiro aeroespacial, engenheiro, escritor, político, físico
Prêmios Prêmio Estatal da URSS, Ordem de Lenin, Ordem da Revolução de Outubro, Ordem da Bandeira Vermelha do Trabalho, Medalha ao Trabalhador Veterano, Medalha de "Mérito de Trabalho da Grande Guerra Patriótica 1941-1945", Prêmio Lenin, Medalha "Foice e Martelo", Ordem de Lenin, Medalha "Foice e Martelo", Ordem de Lenin, Ordem de Lenin, Ordem de Lenin, Medalha "Em Comemoração aos 800.º Aniversário de Moscou", Medalha Comemorativa pelo Centenário do Nascimento de Lenin, Medalha Comemorativa do 30.º Aniversário da Vitória na Grande Guerra Patriótica de 1941-1945, Medalha Comemorativa do 40.º Aniversário da Vitória na Grande Guerra Patriótica de 1941-1945, Prêmio Estatal da URSS
Empregador NPO Energomash, RKK Energia, Academia Zhukovsky de Engenharia da Força Aérea
Causa da morte Aterosclerose
Campo(s) engenharia

Valentin Petrovich Glushko (em russo: Валенти́н Петро́вич Глушко́; em ucraniano: Валентин Петрович Глушко; Odessa, 2 de setembro de 1908Moscou, 10 de janeiro de 1989) foi um engenheiro soviético, e o principal projetista de motores de foguetes durante a corrida espacial soviético/americana.

Tendo sido contemporâneo de Sergei Korolev, projetou vários motores utilizados nos foguetes projetados por aquele, entre os quais, o RD-107 usado no R-7 Semyorka, que viria a se tornar um dos veículos de lançamento descartáveis mais importantes do Mundo, usado até hoje em versões modernizadas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.