Saltar para o conteúdo

Vargem Grande do Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vargem Grande do Sul
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Vargem Grande do Sul
Bandeira
Brasão de armas de Vargem Grande do Sul
Brasão de armas
Hino
Lema Portanto posso
Gentílico vargem-grandense
Localização
Localização de Vargem Grande do Sul em São Paulo
Localização de Vargem Grande do Sul em São Paulo
Localização de Vargem Grande do Sul em São Paulo
Vargem Grande do Sul está localizado em: Brasil
Vargem Grande do Sul
Localização de Vargem Grande do Sul no Brasil
Mapa
Mapa de Vargem Grande do Sul
Coordenadas 21° 49' 55" S 46° 53' 38" O
País Brasil
Unidade federativa São Paulo
Municípios limítrofes Casa Branca, Aguaí, São João da Boa Vista, São Sebastião da Grama, Itobi, Águas da Prata e São Roque da Fartura.[1]
Distância até a capital 235 km[2]
História
Fundação 26 de setembro de 1874
Administração
Prefeito(a) Amarildo Duzzi Moraes (PSDB, 2009–2012)
Características geográficas
Área total [3] 266,530 km²
População total (Censo IBGE/2010[4]) 39 266 hab.
Densidade 147,3 hab./km²
Clima tropical de altitude
Altitude 721 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000[5]) 0,802 muito alto
PIB (IBGE/2008[6]) R$ 363 483,144 mil
PIB per capita (IBGE/2008[6]) R$ 9 338,04

Vargem Grande do Sul é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se na região nordeste do estado, a uma latitude 21º49'56" sul e a uma longitude 46º53'37" oeste, estando a uma altitude de 721 metros. Sua população estimada em 2004 era de 39.047 habitantes. O acesso ao município é feito pelas rodovias SP-344 e SP-215.

História

Vargem Grande do Sul originou-se de um antigo povoado, surgido à margem da rota bandeirante - a antiga estrada Boiadeira ou Francana - percorrida pelas Bandeiras no século XVII, em busca das minas de ouro de Goiás.

A primeira alusão à existência desse povoado data de 1832, denominando-se o local de Várzea Grande, situado em terras da sesmaria do sargento-mor José Garcia Leal, residente em Mogi Mirim. Esta sesmaria abrangia a Serra da Fartura até Pirassununga e de Casa Branca até São João da Boa Vista e Aguaí.

Entre os anos de 1825 e 1874 a sesmaria dos Garcia Leal sofreu diversas divisões, dando origem a dezenas de fazendas e sítios, fazendas estas que se transformaram em povoados, um deles, o Bairro da Porteira, futura Vargem Grande do Sul.

A data oficial de fundação do município remonta a 26 de setembro de 1874. Em 1906, Vargem Grande do Sul é elevada à categoria de Vila. É também nesse período (fim do século XIX e início do século XX) que começam a chegar os imigrantes, os quais viriam a compor a maior parte de sua população. Sua emancipação política se dá em 24 de fevereiro de 1922, com a eleição do primeiro prefeito municipal, Capitão Belarmino Rodrigues Peres.

Em 1969 é instalada a Comarca de Vargem Grande do Sul.

O nome de Vargem Grande do Sul foi dado ao município em 1944, pelo Decreto Lei 14.344.

No dia 16 de Janeiro de 1934, a Câmara Municipal de Vargem Grande do Sul prestou homenagem póstuma, decretando luto oficial e denominando de "Praça Capitão João Pinto Fontão" a praça central que era até então chamada de "Praça da Matriz" Decreto nº 1, 16 de janeiro de 1934.

Perfil geográfico

Vargem Grande do Sul está situada na Região Nordeste do Estado, - latitude de 2lº 50´e longitude 46º5l´ - em zona fisiográfica denominada cristalina do norte¨. Apresenta altitude média de 800 m em relação ao nível do mar.

Apresenta clima quente e, no inverno, seco, com temperaturas médias oscilando em torno de 27º - a máxima situando-se em até 35º e a mínima em l0º. As temperaturas eram mais baixas no passado e têm aumentado.

Passam pelo município os Rios Jaguari-Mirim, Verde e Fartura. Seus principais acidentes geográficos são a Serra da Fartura, Cachoeira da Usina e Cachoeira da Fartura.

O município apresenta 269 km² de extensão territorial e distancia cerca de 245 km da capital, servido pelas rodovias estaduais SP-344 e SP-2l5.

População

A maior parte da população de Vargem Grande do Sul é composta por descendentes de imigrantes, principalmente vindos da Itália. Ainda hoje, a maior parte dos sobrenomes verificados no município são italianos. No começo do século XX, algumas dessas famílias, dentre outras, fundaram a "Società de Mutuo Socorso", onde os imigrantes e seus descendentes ajudavam-se mutuamente e, dentre outras coisas, ofereciam serviços médicos gratuitos e caixões funerários a associados. Os moradores de Vargem Grande do Sul ainda hoje se encontram em jantares e bailes no clube, atualmente sob o nome de "Sociedade Beneficente Brasileira", forçosamente adotado durante a Segunda Guerra Mundial a mando do governo de Getúlio Vargas, que proibiu o uso do italiano e de outras línguas, como o alemão - por esse mesmo motivo, o clube paulistanoPalestra Itália viria a se chamar Palmeiras. Mais ainda, os moradores sempre foram, em sua maioria, de classe média, a segregação social era inexpressiva e a cidade assumia um perfil pacato.

Desde final do século XX, assim como ocorre em várias outras cidades do Sul e Sudeste em que a agricultura é um dos principais eixos da economia local, e em especial naquelas em que há cultivo da cana-de-açúcar, Vargem Grande do Sul recebe muitos migrantes em épocas de safra, principalmente das regiões Norte e Nordeste do país.

Embora alguns migrantes retornem aos seus estados de origem no período entre-safras, outros acabam fixando residência na cidade, o que pode explicar o aumento na estimativa populacional local nas décadas de 1990 e 2000. Fora da época de colheita, muitos desses novos habitantes ficam desempregados, o que ajuda a explicar o aumento da violência na cidade.

Estimativa populacional [1]

  • 1992: 31.946
  • 1995: 34.615
  • 1998: 35.355
  • 2001: 37.229
  • 2004: 39.047
  • 2007: 38.925

Variação lingüística

Especialmente no decorrer do século XIX, o português brasileiro sofreu influências de imigrantes europeus que se instalaram no centro e sul do país. Isso explica certas modalidades de pronúncia e algumas mudanças superficiais de léxico que existem entre as regiões do Brasil, que variam de acordo com o fluxo migratório que cada uma recebeu. De acordo com a classificação de Antenor Nascentes, de 1922 e ainda hoje estudada, Vargem Grande do Sul enquadra-se na isoglossa referente ao "Dialeto Sulista". Segundo classificação mais específica feita por Amadeu Amaral em 1976, o município pertence a região em que é falada uma variante do "Dialeto caipira".

Verifica-se no município ainda a utilização dos seguintes fenômenos de pronúncia: ensurdecimento e queda do "r" final, que ocorre também em francês, provençal, andaluz, entre outros; "ieísmo" (e. g. "muier" em vez de "mulher" ou "trabaio" em vez de "trabalho"), que ocorre no francês e em espanhol, no galego; e redução de "nd" a "n" nos gerúndios (e. g. "andano" em vez de "andando"), observado no italiano, no catalão antigo, aragonês.

Há também regionalismos típicos da região Mogiana (Serra da Mantiqueira paulista) e do sul de Minas Gerais (e.g. "posar" em vez de "dormir") e palavras e expressões italianas ou derivadas do italiano (e.g. "fetta" ou "feta" em vez de "pedaço"), ainda que muitas tendam hoje ao desuso.

Religião

No âmbito da Igreja Católica, o município pertence à Diocese de São João da Boa Vista. Vargem Grande do Sul, conta hoje com quatro paróquias, Sant'Ana - padroeira da Cidade, São Joaquim, Santo Antônio e N.Sra. Aparecida. Sendo pároco da Paróquia Sant'Ana Padre Paulo Roberto Valim dos Santos e Vigário Paroquial Padre Antônio Carlos Ferreira de Souza, Paróquia São Joaquim Padre Adilson Donizetti Pimenta, Paróquia Santo Antônio Padre Mario Sérgio Marcilli e Paróquia N.Sra. Aparecida Padre Edson Valin Dainezi. Sant'Ana teve sua primeira capela construida em 1874, mais se tornando Paróquia 17 anos após a construção em 1891. Após algumas ampliações, em 1956 Mons. Celestino C. Garcia sente a necessidade de uma Matiz maior para poder acolher os fiéis, assim começa a demolição da antiga matriz para a contrução da atual, grande e majestoza. Em fevereiro de 2011 celebrou o jubileu de 120 anos de instalação da Paróquia, com o tema "Paróquia Sant'Ana 120 anos de Amor e Fé". As outras Paróquias nasceram da repartição da Paróquia Sant'Ana, primeiro se instalou a Paróquia São Joaquim em março de 1994, depois em dezembro do mesmo ano a Paróquia Santo Antônio, e após nove anos a Paróquia N.Sra. Aparecida em outubro de 2003.

Hidrografia

Rodovias

Administração

Referências

  1. http://mapas.ibge.gov.br/divisao/viewer.htm  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  2. «Distâncias entre a cidade de São Paulo e todas as cidades do interior paulista». Consultado em 28 de fevereiro de 2011 
  3. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  4. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  5. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  6. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 

Ver também

Ligações externas

Predefinição:Mesorregião de Campinas