Veronica Roth

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde agosto de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Veronica Roth
Data de nascimento 19 de agosto de 1988 (27 anos)
Local de nascimento New York City,  Estados Unidos
Gênero(s) Ficção científica, romance, distopia
Ocupação Escritora

Veronica Roth (Cidade de Nova Iorque, 19 de agosto de 1988) é uma escritora estadunidense.

É conhecida mundialmente por seus livros da aclamada saga Divergente. Os direitos cinematográficos da trilogia Divergente foram vendidos em abril de 2012, e a adaptação do primeiro livro chegou aos cinemas em 21 de março de 2014. O segundo filme, baseado em Insurgente, foi lançado no dia 19 de março de 2015 nos cinemas brasileiros.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Sua mãe, Barbara Ross, é uma famosa fotógrafa que mora em Barrington. Veronica é a caçula de três filhos. Seus pais se divorciaram quando ela tinha cinco anos de idade, e sua mãe se casou novamente com Frank Ross, um consultor financeiro. Seus irmãos moram em Chicago.

Seu pai é alemão (nascido em Colômbia). A família de sua mãe é polaca. Seus avós maternos eram sobreviventes de campos de concentração, cujas convicções religiosas empurraram sua mãe para longe da religião. Veronica aprendeu sobre a religião cristã participando de um estudo bíblico cristão durante seus anos de ensino médio. Formou-se na Barrington High School. Depois de participar de um ano de faculdade no Carleton College, ela se transferiu para a Universidade Northwestern para seu programa de escrita criativa. Ela se casou com o fotógrafo Nelson Fitch em 2011. O casal mora em Chicago desde 2012.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Roth é mundialmente conhecida por sua trilogia distópica composta pelos seguintes volumes: Divergente, Insurgente e Convergente.

Foi indicada ao Goodreads Choice Award 2011 e ganhou em 2012 nas categorias Jovem Adulto Fantasia & Ficção Científica e Melhor Autora. Roth escreveu o primeiro livro da série durante suas férias de inverno em seu último ano na Universidade Northwestern. Sua carreira decolou rapidamente com o sucesso de seu primeiro romance, tendo os direitos cinematográficos do romance vendidos antes mesmo de ela se formar na faculdade.

Roth vendeu os direitos de filmagem da série Divergente para a Summit Entertainment. As filmagens de Divergente foram iniciadas em abril de 2013 e o filme foi lançado em 17 de março de 2014 . Em 21 de março de 2014, a Lionsgate anunciou oficialmente que a adaptação cinematográfica do segundo volume, Insurgente, seria realizada. As gravações de Insurgente começaram em Atlanta, em 27 de maio de 2014. O longa foi lançado em 20 de março de 2015. Em 11 de abril de 2014, a Summit Entertainment anunciou que o terceiro livro da série, Convergente, seria adaptado em dois filmes, intitulados: Convergente - Parte 1 e Convergente - Parte 2, com a Parte 1 programada para ser lançado em 18 de março de 2016 e a Parte 2 em 24 de março de 2017.

Veronica escreveu quatro contos adicionais após o término da série Divergente. Eles são narrados do ponto de vista de Tobias Eaton. A Transferência, o primeiro dos quatro contos, narra a vida de Tobias quando o mesmo tinha 16 anos e trocou de facção, e foi lançado em 3 de setembro de 2013. A segunda história foi intitulada A Iniciação. As demais histórias, O Filho e O Traidor foram publicadas em julho de 2014. Elas são vendidas separadamente como e-books, e também em livros físicos unidos sob o título de: Quatro - Histórias da Série Divergente.[1]  

Faturamento[editar | editar código-fonte]

Com apenas 26 anos, Veronica entrou para a lista dos autores mais lucrativos do mundo, feita pela Revista Forbes. Veronica fatura anualmente mais de 17 milhões de dólares, ficando na 7ª colocação. Roth é a autora mais jovem a entrar neste ranking, sendo considerada uma das melhores autoras para o público jovem-adulto da atualidade.

Obras[editar | editar código-fonte]

Saga Divergente:

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Quatro: histórias da série Divergente www.saraiva.com.br. Visitado em 27 de agosto de 2015.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) escritor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.