Veronica Roth

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde dezembro de 2016).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde agosto de 2015).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Veronica Roth
Nascimento Veronica Roth
19 de agosto de 1988 (28 anos)
New York City, Estados Unidos
Gênero literário Ficção científica, romance, distopia
Página oficial
veronicarothbooks.com
Assinatura
Veronica Roth Signature.png

Veronica Roth (Cidade de Nova Iorque, 19 de agosto de 1988) é uma escritora estadunidense.

É conhecida mundialmente por seus livros da aclamada saga Divergente. Os direitos cinematográficos da trilogia Divergente foram vendidos em abril de 2012, e a adaptação do primeiro livro chegou aos cinemas em 21 de março de 2014. O segundo filme, baseado em Insurgente, foi lançado no dia 19 de março de 2015 nos cinemas brasileiros.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Sua mãe, Barbara Ross, é uma famosa fotógrafa que mora em Barrington. Veronica é a caçula de três filhos. Seus pais se divorciaram quando ela tinha cinco anos de idade, e sua mãe se casou novamente com Frank Ross, um consultor financeiro. Seus irmãos moram em Chicago.

Seu pai é alemão (nascido em Colômbia). A família de sua mãe é polaca. Seus avós maternos eram sobreviventes de campos de concentração, cujas convicções religiosas empurraram sua mãe para longe da religião. Veronica aprendeu sobre a religião cristã participando de um estudo bíblico cristão durante seus anos de ensino médio. Formou-se na Barrington High School. Depois de participar de um ano de faculdade no Carleton College, ela se transferiu para a Universidade Northwestern para seu programa de escrita criativa. Ela se casou com o fotógrafo Nelson Fitch em 2011. O casal mora em Chicago desde 2012.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Roth é mundialmente conhecida por sua trilogia distópica composta pelos seguintes volumes: Divergente, Insurgente e Convergente.

Foi indicada ao Goodreads Choice Award 2011 e ganhou em 2012 nas categorias Jovem Adulto Fantasia & Ficção Científica e Melhor Autora. Roth escreveu o primeiro livro da série durante suas férias de inverno em seu último ano na Universidade Northwestern. Sua carreira decolou rapidamente com o sucesso de seu primeiro romance, tendo os direitos cinematográficos do romance vendidos antes mesmo de ela se formar na faculdade.

Veronica escreveu quatro contos adicionais após o término da série Divergente. Eles são narrados do ponto de vista de Tobias Eaton. A Transferência, o primeiro dos quatro contos, narra a vida de Tobias quando o mesmo tinha 16 anos e trocou de facção, e foi lançado em 3 de setembro de 2013. A segunda história foi intitulada A Iniciação. As demais histórias, O Filho e O Traidor foram publicadas em julho de 2014. Elas são vendidas separadamente como e-books, e também em livros físicos unidos sob o título de: Quatro - Histórias da Série Divergente.[1]

Roth anunciou recentemente que está trabalhando em novos livros. Exclusivamente para a Entertainment Weekly, Veronica revelou a capa, título e um capítulo completo do livro. "Carve the Mark" [Crave a Marca], o primeiro da série (jovem adulto) com pegada sci-fi, será publicado em 17 de janeiro 2017 nos Estados Unidos e também no Brasil pela Editora Rocco. Seguido pela continuação (ainda sem título revelado), que será publicada em 2018. No projeto novo, Veronica Roth explora a história de um garoto que forma uma aliança improvável com o inimigo. Ambos desesperados para escapar das suas vidas opressivas, eles se ajudam a obter aquilo que mais desejam: para um, redenção, e para o outro, vingança. Roth comentou, “Eu estou muito animada para trabalhar nessa nova série. Eu mal posso esperar para compartilhar com os leitores!“.

Veronica Roth lançará um epílogo intitulado “We Can Be Mended” (Podemos Ser Consertados – tradução livre) focado apenas no personagem Tobias Eaton. O conteúdo abordará a vida do personagem cinco anos após o final do livro “Convergente”. Isso faz parte da divulgação do novo livro da autora Roth, “Carve The Mark” (Crave a Marca). Os fãs que comprarem o livro na pré-venda, receberão o epílogo “We Can Be Mended” como presente.

Adaptação Cinematográfica da Trilogia "Divergente"[editar | editar código-fonte]

Roth vendeu os direitos de filmagem da série Divergente para a Summit Entertainment. As filmagens de Divergente foram iniciadas em abril de 2013 e o filme foi lançado em 17 de março de 2014 . Em 21 de março de 2014, a Lionsgate anunciou oficialmente que a adaptação cinematográfica do segundo volume, Insurgente, seria realizada. As gravações de Insurgente começaram em Atlanta, em 27 de maio de 2014. O longa foi lançado em 20 de março de 2015. Em 11 de abril de 2014, a Summit Entertainment anunciou que o terceiro livro da série, Convergente, seria adaptado em dois filmes, intitulados: Convergente - Parte 1 e Convergente - Parte 2, com a Parte 1 programada para ser lançado em 18 de março de 2016 e a Parte 2 em 24 de março de 2017.

Apesar das datas marcadas e títulos definidos para o encerramento da adaptação cinematográfica dos livros da trilogia, a Summit Entertainment fez mudanças quanto a programação dos lançamentos e nos roteiros, que, até então, seriam adaptados do terceiro e último livro da série (Convergente). Convergente e Ascendente foram os nomes divulgados, que substituíram "Convergente - Parte 1" e "Convergente - Parte 2". A mudança anunciou que o filme Ascendente seria feito a partir de uma história original, não adaptada dos livros, apesar de ser uma continuação direta do filme Convergente. Com a nova proposta, concentrou-se a adaptação do terceiro livro apenas no terceiro filme, ao invés de ser dividido em duas partes como dito anteriormente, causando mudanças drásticas quanto à história original do livro. Tal fato gerou revolta entre os fãs da trilogia dos livros, pois a proposta desrespeitava diretamente a história original.

O lançamento do filme Convergente ocorreu na data anunciada, porém o filme foi um fracasso perto de seus antecedentes, o que gerou inúmera complicações quanto ao lançamento do último filme da franquia. Por Convergente não ter conseguido cobrir os custos com sua faturação, a Lionsgate começou a trabalhar possibilidade de o prometido último filme ser de baixo orçamento. Ascendente foi, então, adiado para 9 de junho de 2017, com novo diretor anunciado[2]. Após esses fatos, notícias surpreenderam não apenas os fãs, mas também os atores envolvidos na franquia. Segundo o site Variety, o filme não seria mais lançado nos cinemas e sim em um canal televisivo. [3]Após o filme ser lançado na TV. ainda haveria possibilidade de uma série spin-off. Na série, podem se basear no livro Quatro, antes dos acontecimentos em Divergente ou até mesmo após Ascendente. Shailene Woodley, Theo James, Ansel Elgort e o restante do elenco assinaram um contrato para quatro filmes, mas no termo, requer que os filmes sejam lançados nos cinemas, o que foi totalmente contrário ao que a Lionsgate anunciou. Os atores se pronunciaram afirmando não estarem sabendo das mudanças e que estavam tão surpresos e decepcionados quanto os fãs.

Veronica Roth também pronunciou-se em uma nota, justificando não depender dela os rumos que as adaptações de seus livros tomam:

"Queridos leitores de Divergente,

Muitos de vocês sempre me perguntam o que está acontecendo com o filme de Ascendente… Eu não fui parte da decisão de dividir o último livro em duas partes. Eu fiquei curiosa para saber como a equipe ia lidar com isso. E agora a situação é um pouco incerta para o capítulo final da série. Eu, assim como vocês, estou esperando para saber o que vai acontecer. Como eu já disse, é muito incomum para um autor ter controle criativo sobre as adaptações de seus livros. A Lionsgate ouviu o meu parecer, mas no final do dia, eles fazem o que eles acham melhor. O que tiver que acontecer, espero que seja o certo para a história e os personagens. E certamente vou compartilhar informações quando eu souber de algo. Obrigada por continuarem animados com os livros e filmes. Em breve vocês poderão se juntar a mim no meu próximo livro, Carve the Mark. Terei ótimas novidades em breve!"[4]

Os rumos ainda seguem incertos.

Faturamento[editar | editar código-fonte]

Com apenas 28 anos, Veronica entrou para a lista dos autores mais lucrativos do mundo, feita pela Revista Forbes. Veronica fatura anualmente mais de 17 milhões de dólares, ficando na 7ª colocação. Veronica é a autora mais jovem a entrar neste ranking, sendo considerada uma das melhores autoras para o público jovem-adulto da atualidade.

Obras[editar | editar código-fonte]

Saga Divergente:

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Quatro: histórias da série Divergente». www.saraiva.com.br. Consultado em 27 de agosto de 2015 
  2. «Divergente Brasil | A sua primeira e melhor fonte de notícias da trilogia no Brasil  » Blog Archive  » "A Série Divergente: Ascendente" NÃO será dirigido por Robert Schwentke». divergentebrasil.com. Consultado em 26 de dezembro de 2016 
  3. «Divergente Brasil | A sua primeira e melhor fonte de notícias da trilogia no Brasil  » Blog Archive  » "Ascendente": Último capítulo da saga Divergente deve ser finalizado com um filme para a TV». divergentebrasil.com. Consultado em 26 de dezembro de 2016 
  4. «Divergente Brasil | A sua primeira e melhor fonte de notícias da trilogia no Brasil  » Blog Archive  » Veronica Roth abre o jogo e comenta sobre a situação de "Ascendente"». divergentebrasil.com. Consultado em 26 de dezembro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) escritor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.