Vladimir Tatlin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vladimir Tatlin
Nascimento 16 de dezembro de 1885
Moscovo
Morte 31 de maio de 1953 (67 anos)
Moscovo
Sepultamento Cemitério Novodevichy
Cidadania Império Russo, União Soviética
Filho(s) Anatoly Romov
Alma mater
  • Penza Art School
Ocupação pintor, arquiteto, escultor, professor universitário, desenhista, cenógrafo, designer, litógrafo, assemblage artist, collagist, artista gráfico, relator de parecerbandura
Obras destacadas Monumento à III Internacional
Movimento estético construtivismo russo
Causa da morte doença infecciosa
Retrato do pintor Vladimir Tatlin

Vladimir Evgrafovič Tatlin (em russo: Владимир Евграфович Татлин; Moscovo, greg.28 de dezembro/ jul. 16 de dezembro de 1885 - Moscou, 31 de maio de 1953) foi um pintor, escultor e arquiteto soviético. Foi o primeiro teórico do construtivismo e grande incentivador do movimento.

Com o triunfo da Revolução Soviética (1917), Tatlin teve a oportunidade de traduzir suas ideias no célebre projeto do Monumento à Terceira Internacional. Pode-se dizer que praticamente todos os projetos arquitetônicos da época ambicionavam mais do que a tecnologia daquele tempo, sobretudo em um país pobre como a Rússia de então poderia ser capaz de propiciar.

O exemplo mais conhecido desde tipo de problema é justamente o Monumento à Terceira Internacional, cuja maquete Tatlin apresentou em Moscou, no ano de 1920: uma grande espiral de aço circunda uma pirâmide, um cone e um cilindro de cristal, rotativos e concebidos para alojar escritórios e salões.

O monumento é considerado o ponto alto de todo o trabalho artístico de Tatlin, que passou a trabalhar como cenógrafo em 1933) e, a despeito da posterior proibição da arte de vanguarda, foi um dos poucos criadores experimentais a não abandonar a União Soviética, vivendo em Moscou até morrer, aos 67 anos.

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.